Jovens e sexualidade: conceções e significados em função do género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martin, Beatriz Lobejon
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=82rGpULE
Resumo: Os/as jovens atuais, têm um início da atividade sexual cada vez mais cedo e um uso inconsistente dos métodos contracetivos, importa pois, compreender o que está a falhar na forma de chegar a os/as jovens. Tendo como base o género pretendemos com este trabalho conhecer as conceções dos jovens sobre sexualidade bem como identificar os diferentes significados que lhe atribuem, as dimensões que mais valorizam, os fatores que influenciam o inicio da atividade sexual e os recursos que identificam e utilizam para responder às suas necessidades. Realizou-se um estudo qualitativo, interpretativo baseado no interacionismo simbólico, com 17 participantes, estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com idades entre 18 e 24 anos, do 2º ano da Licenciatura em Enfermagem. A colheita de dados foi realizada através de focus grupos com 4-5 elementos cada, divididos por sexo. Foram salvaguardados os princípios éticos ao longo do estudo. Os dados foram organizados e analisados com o modelo da grounded theory de Strauss e Corbin (1994). Os resultados permitem verificar, que o género continua a influenciar as conceções e significados dos/as jovens, que reconhecem a existência de um duplo padrão sexual. Referem que os comportamentos das jovens está a mudar para comportamentos mais masculinos, deixando-as numa desigualdade na vivência da sexualidade. As conceções de sexualidade estão muito centradas na dimensão biológica, verificando-se convergência entre os/as jovens. Sobre contraceção e IST?s, referem que existem conhecimentos mas não condutas adequadas, sendo a prevenção das IST?s mais atribuída aos jovens do sexo masculino e a contracepção às jovens do sexo feminino. Propõem algumas mudanças na educação sexual, mais focalizada nas dimensões: relacional, sociocultural, ética e psicológica. Estes resultados são similares aos de outros estudos. Como enfermeiros ESMO temos um importante trabalho na modificação deste conceito de sexualidade nos/as jovens, desenvolvendo programas de promoção da saúde sexual e reprodutiva que valorizem os diferentes dimensões e papeis sexuais, que ajudem os/as jovens a comunicar de forma mais eficaz e mais responsável em tudo o que se refere à sexualidade e que se repercutam no seu bem estar e ganhos em saúde.
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