Internacionalização e mercados externos: caso prático da Revigrés

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Diana Isabel Terrão Renou
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28096
Resumo: O presente documento apresenta a empresa Revigrés e relata as atividades desenvolvidas durante o período em que decorreu o estágio curricular inserido no âmbito do mestrado em Línguas e Relações Empresariais. O relatório desenvolve uma análise crítica relativa ao processo de internacionalização da empresa, com especial enfoque nos mercados holandês, espanhol e alemão. Esta análise crítica engloba duas vertentes. A primeira vertente foca-se nas estratégias de internacionalização da empresa e a segunda vertente analisa o impacto das características culturais no meio empresarial e nos negócios internacionais. A estratégia de diferenciação é a estratégia base da Revigrés tanto no mercado nacional como nos mercados externos. No entanto, no contexto internacional é necessário atentar às particularidades e exigências de cada mercado. Tendencialmente, em Espanha confere-se uma importância reduzida ao registo escrito. Os clientes espanhóis procuram regularmente informação em primeira mão, exigindo respostas e soluções imediatas, o que torna este mercado particularmente exigente ao nível de recursos humanos de apoio ao cliente. Os Países Baixos tendem a criar relações comerciais assentes na organização e no pragmatismo e conferem grande importância ao registo escrito. Estas características do domínio cultural demonstraram ao longo do estágio ser importantes para agilizar o processo de exportação no backoffice e diminuírem a dependência nos recursos humanos de apoio ao cliente. Apesar de o mercado da cerâmica alemão ser competitivo, existe espaço de crescimento para as empresas que consigam promover a elevada qualidade dos seus produtos. A cultura alemã caracteriza-se pela sua orientação a longo prazo. A informação factual e analítica e o cumprimento de acordos e prazos de entrega são considerados fundamentais.
id RCAP_c57f7b402178ddebd501ba437365cec3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Internacionalização e mercados externos: caso prático da RevigrésRevigrésInternacionalizaçãoEspanhaPaíses BaixosAlemanhaO presente documento apresenta a empresa Revigrés e relata as atividades desenvolvidas durante o período em que decorreu o estágio curricular inserido no âmbito do mestrado em Línguas e Relações Empresariais. O relatório desenvolve uma análise crítica relativa ao processo de internacionalização da empresa, com especial enfoque nos mercados holandês, espanhol e alemão. Esta análise crítica engloba duas vertentes. A primeira vertente foca-se nas estratégias de internacionalização da empresa e a segunda vertente analisa o impacto das características culturais no meio empresarial e nos negócios internacionais. A estratégia de diferenciação é a estratégia base da Revigrés tanto no mercado nacional como nos mercados externos. No entanto, no contexto internacional é necessário atentar às particularidades e exigências de cada mercado. Tendencialmente, em Espanha confere-se uma importância reduzida ao registo escrito. Os clientes espanhóis procuram regularmente informação em primeira mão, exigindo respostas e soluções imediatas, o que torna este mercado particularmente exigente ao nível de recursos humanos de apoio ao cliente. Os Países Baixos tendem a criar relações comerciais assentes na organização e no pragmatismo e conferem grande importância ao registo escrito. Estas características do domínio cultural demonstraram ao longo do estágio ser importantes para agilizar o processo de exportação no backoffice e diminuírem a dependência nos recursos humanos de apoio ao cliente. Apesar de o mercado da cerâmica alemão ser competitivo, existe espaço de crescimento para as empresas que consigam promover a elevada qualidade dos seus produtos. A cultura alemã caracteriza-se pela sua orientação a longo prazo. A informação factual e analítica e o cumprimento de acordos e prazos de entrega são considerados fundamentais.This document presents the company Revigrés and describes the activities carried out during the curricular internship within the scope of the master's degree in Languages and Business Relations. The report develops a critical analysis of the company's internationalization process, focusing on the Dutch, Spanish and German markets. This critical analysis comprises two dimensions. The first dimension analyzes the company's internationalization strategies and the second dimension examines the impact of cultural characteristics on the business environment and international business. The differentiation strategy is Revigrés' business strategy in both the domestic and foreign markets. However, in the international context, it is necessary to consider the particularities and demands of each market. In Spain, the written communication is less important when compared to other international markets. Spanish clients regularly seek first-hand information, demanding immediate responses and solutions, making this market particularly demanding in terms of customer support. The Netherlands tends to create business relations based on organization and pragmatism and they value written communication. These cultural characteristics showed throughout the internship to be important to help speeding up the backoffice export process and to reduce the dependence on customer support. Even though the German ceramics market is competitive, there is room for growth for companies that can promote the quality of their products. German culture is characterized by its long-term orientation. Factual and analytical information and compliance with agreements and delivery times are considered fundamental.2022-01-10T00:00:00Z2020-01-10T00:00:00Z2020-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28096porTeixeira, Diana Isabel Terrão Renouinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:24Zoai:ria.ua.pt:10773/28096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:44.378620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização e mercados externos: caso prático da Revigrés
title Internacionalização e mercados externos: caso prático da Revigrés
spellingShingle Internacionalização e mercados externos: caso prático da Revigrés
Teixeira, Diana Isabel Terrão Renou
Revigrés
Internacionalização
Espanha
Países Baixos
Alemanha
title_short Internacionalização e mercados externos: caso prático da Revigrés
title_full Internacionalização e mercados externos: caso prático da Revigrés
title_fullStr Internacionalização e mercados externos: caso prático da Revigrés
title_full_unstemmed Internacionalização e mercados externos: caso prático da Revigrés
title_sort Internacionalização e mercados externos: caso prático da Revigrés
author Teixeira, Diana Isabel Terrão Renou
author_facet Teixeira, Diana Isabel Terrão Renou
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Diana Isabel Terrão Renou
dc.subject.por.fl_str_mv Revigrés
Internacionalização
Espanha
Países Baixos
Alemanha
topic Revigrés
Internacionalização
Espanha
Países Baixos
Alemanha
description O presente documento apresenta a empresa Revigrés e relata as atividades desenvolvidas durante o período em que decorreu o estágio curricular inserido no âmbito do mestrado em Línguas e Relações Empresariais. O relatório desenvolve uma análise crítica relativa ao processo de internacionalização da empresa, com especial enfoque nos mercados holandês, espanhol e alemão. Esta análise crítica engloba duas vertentes. A primeira vertente foca-se nas estratégias de internacionalização da empresa e a segunda vertente analisa o impacto das características culturais no meio empresarial e nos negócios internacionais. A estratégia de diferenciação é a estratégia base da Revigrés tanto no mercado nacional como nos mercados externos. No entanto, no contexto internacional é necessário atentar às particularidades e exigências de cada mercado. Tendencialmente, em Espanha confere-se uma importância reduzida ao registo escrito. Os clientes espanhóis procuram regularmente informação em primeira mão, exigindo respostas e soluções imediatas, o que torna este mercado particularmente exigente ao nível de recursos humanos de apoio ao cliente. Os Países Baixos tendem a criar relações comerciais assentes na organização e no pragmatismo e conferem grande importância ao registo escrito. Estas características do domínio cultural demonstraram ao longo do estágio ser importantes para agilizar o processo de exportação no backoffice e diminuírem a dependência nos recursos humanos de apoio ao cliente. Apesar de o mercado da cerâmica alemão ser competitivo, existe espaço de crescimento para as empresas que consigam promover a elevada qualidade dos seus produtos. A cultura alemã caracteriza-se pela sua orientação a longo prazo. A informação factual e analítica e o cumprimento de acordos e prazos de entrega são considerados fundamentais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-10T00:00:00Z
2020-01-10
2022-01-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28096
url http://hdl.handle.net/10773/28096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137663014404096