Análise e melhoria dos processos de pós-implementação de um ERP em empresas industriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Vanessa Ariana Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16442
Resumo: Um ERP, Enterprise Resource Planning, é um software de gestão de empresas muito utilizado atualmente que oferece diversas vantagens competitivas às organizações, como a integração dos vários departamentos e o fácil acesso e gestão da informação, apoiando a tomada de decisões. No entanto, é um software muito complexo de implementar e, por isso, durante as fases de implementação e pós-implementação surgem diversos problemas, que podem aumentar a resistência dos utilizadores ao programa e dificultar a sua adaptação. O presente trabalho foi realizado numa empresa de tecnologias de informação, a Maincode, que concede trabalho de consultoria e suporte a organizações que utilizam (ou pretendem vir a utilizar) o ERP Sage X3. Foram reportados alguns problemas por essas empresas à Maincode, relacionados com dados inconsistentes na valorização de stocks de alguns produtos, a inexistência de função no ERP para gestão de reclamações e incidências de transporte, bem como, necessidade de alterar o fluxo de distribuição e de uma forma de enviar faturas via email. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento, implementação e avaliação de soluções para as ocorrências referidas. Foi efetuada uma análise dos processos mais comuns utilizados no ERP Sage X3, bem como, a metodologia de implementação standard, de forma a perceber a origem dos problemas encontrados e conceber as soluções correspondentes. Depois de implementadas as soluções, foram verificados ganhos quantitativos e qualitativos nas empresas, com os problemas ficando completamente solucionados ou então melhorados. Verificou-se a importância dos consultores para auxiliar e facilitar a adaptação das empresas a um ERP, permitindo uma diminuição da resistência por parte dos utilizadores, ao parametrizar e customizar o programa às necessidades dos mesmos e ao resolver as inconsistências nos dados, que por vezes são encontradas.
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