Relatório Final de Estágio Pedagógico: ano letivo 2013-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Luís Pedro Magalhães da Fonseca
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6783
Resumo: Este relatório reporta-se à Prática de Ensino supervisionada da disciplina de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no caso específico, numa turma do ensino secundário. Além disso, integra um artigo científico intitulado “Influência da média de educação física no ensino secundário.” Este último é resultante do percurso desenvolvido em contexto de estágio. A realização do relatório é o culminar do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e assume-se como requisito para a conclusão do Estágio Pedagógico, com vista a obtenção da profissionalização como professor. Destas práticas supervisionadas, relatamos as atividades desenvolvidas tendo em atenção a sua importância para o nosso crescimento pessoal e profissional, nomeadamente, para o estágio propriamente dito e o trabalho de investigação realizado. Para a realização do trabalho científico, procedemos à revisão da literatura e optamos por utilizar uma metodologia de tipo qualitativo, a entrevista. Os resultados revelam que após a nota não ser contabilizada na média final do ensino secundário, a disciplina de educação física deixou de ser relevante e de ter interesse para os alunos.
id RCAP_c5910b4db99b960e3cd746abaa42a6aa
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final de Estágio Pedagógico: ano letivo 2013-2014Educação físicaEstágios pedagógicosReflexãoEste relatório reporta-se à Prática de Ensino supervisionada da disciplina de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no caso específico, numa turma do ensino secundário. Além disso, integra um artigo científico intitulado “Influência da média de educação física no ensino secundário.” Este último é resultante do percurso desenvolvido em contexto de estágio. A realização do relatório é o culminar do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e assume-se como requisito para a conclusão do Estágio Pedagógico, com vista a obtenção da profissionalização como professor. Destas práticas supervisionadas, relatamos as atividades desenvolvidas tendo em atenção a sua importância para o nosso crescimento pessoal e profissional, nomeadamente, para o estágio propriamente dito e o trabalho de investigação realizado. Para a realização do trabalho científico, procedemos à revisão da literatura e optamos por utilizar uma metodologia de tipo qualitativo, a entrevista. Os resultados revelam que após a nota não ser contabilizada na média final do ensino secundário, a disciplina de educação física deixou de ser relevante e de ter interesse para os alunos.This report refers to the supervised practice in teaching physical education, in this specific case, in a class of highschool students. Furthermore, also sets out a research work developed throughout the year regarding the influence of physical education grades in highschool academic average. The conclusion of this report is the last step to achieve the master in teaching physical education, attended at University of Trás-os-Montes e Alto Douro and is assumed as a requirement for conclusion of the teacher practise in aim to obtain the professionalization. We report all the activities developed along the academic year taking into account their importance to our personal and professional growth, namely, to the teacher practise and also to the the reseach work. To realize the research article, we performed a review of the literature and chose to use the interwiew as a qualitative methodology. The results revealed that due to the grade of this school discipline doesn’t account to the final academic highschool average, physical education is no longer considered relevant and of interest by the students.2016-11-10T09:54:45Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6783spametadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Luís Pedro Magalhães da Fonsecareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:37Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:40.463797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final de Estágio Pedagógico: ano letivo 2013-2014
title Relatório Final de Estágio Pedagógico: ano letivo 2013-2014
spellingShingle Relatório Final de Estágio Pedagógico: ano letivo 2013-2014
Machado, Luís Pedro Magalhães da Fonseca
Educação física
Estágios pedagógicos
Reflexão
title_short Relatório Final de Estágio Pedagógico: ano letivo 2013-2014
title_full Relatório Final de Estágio Pedagógico: ano letivo 2013-2014
title_fullStr Relatório Final de Estágio Pedagógico: ano letivo 2013-2014
title_full_unstemmed Relatório Final de Estágio Pedagógico: ano letivo 2013-2014
title_sort Relatório Final de Estágio Pedagógico: ano letivo 2013-2014
author Machado, Luís Pedro Magalhães da Fonseca
author_facet Machado, Luís Pedro Magalhães da Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Luís Pedro Magalhães da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágios pedagógicos
Reflexão
topic Educação física
Estágios pedagógicos
Reflexão
description Este relatório reporta-se à Prática de Ensino supervisionada da disciplina de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no caso específico, numa turma do ensino secundário. Além disso, integra um artigo científico intitulado “Influência da média de educação física no ensino secundário.” Este último é resultante do percurso desenvolvido em contexto de estágio. A realização do relatório é o culminar do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e assume-se como requisito para a conclusão do Estágio Pedagógico, com vista a obtenção da profissionalização como professor. Destas práticas supervisionadas, relatamos as atividades desenvolvidas tendo em atenção a sua importância para o nosso crescimento pessoal e profissional, nomeadamente, para o estágio propriamente dito e o trabalho de investigação realizado. Para a realização do trabalho científico, procedemos à revisão da literatura e optamos por utilizar uma metodologia de tipo qualitativo, a entrevista. Os resultados revelam que após a nota não ser contabilizada na média final do ensino secundário, a disciplina de educação física deixou de ser relevante e de ter interesse para os alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-11-10T09:54:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6783
url http://hdl.handle.net/10348/6783
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137144151736320