O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41 |
Resumo: | Este trabalho, de índole teórica, pretende evidenciar o papel do educador social, a necessidade de formação e de aquisição de competências instrumentais e sociais necessárias à criação dinâmica de pontes socioeducativas, determinantes na construção da sua identidade profissional O educador social é um profissional que desenvolve a sua prática num processo de ação reflexão ação, que se debate com problemas, conflitos e dilemas éticos. Serão abordados aspetos fundamentais para o seu reconhecimento público e consolidação enquanto profissional ativo e atuante, impulsionador das mudanças e da rentabilização dos recursos humanos e dos equipamentos a nível local e regional. Palavras- chave: educador social, competências formais e não formais; formação contínua, identidade profissional |
id |
RCAP_c59df52fda89406ba11099cb3e314659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/41 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadasEste trabalho, de índole teórica, pretende evidenciar o papel do educador social, a necessidade de formação e de aquisição de competências instrumentais e sociais necessárias à criação dinâmica de pontes socioeducativas, determinantes na construção da sua identidade profissional O educador social é um profissional que desenvolve a sua prática num processo de ação reflexão ação, que se debate com problemas, conflitos e dilemas éticos. Serão abordados aspetos fundamentais para o seu reconhecimento público e consolidação enquanto profissional ativo e atuante, impulsionador das mudanças e da rentabilização dos recursos humanos e dos equipamentos a nível local e regional. Palavras- chave: educador social, competências formais e não formais; formação contínua, identidade profissionalInstituto Politécnico de Bragança2016-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41EduSer; Vol. 4 No. 1 (2012): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 4 n. 1 (2012): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 4 N.º 1 (2012): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/41https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/41/44Direitos de Autor (c) 2012 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMateus, Maria Nascimento2023-02-18T06:01:24Zoai:eduser.ipb.pt:article/41Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:50.229679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas |
title |
O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas |
spellingShingle |
O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas Mateus, Maria Nascimento |
title_short |
O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas |
title_full |
O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas |
title_fullStr |
O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas |
title_full_unstemmed |
O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas |
title_sort |
O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas |
author |
Mateus, Maria Nascimento |
author_facet |
Mateus, Maria Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Maria Nascimento |
description |
Este trabalho, de índole teórica, pretende evidenciar o papel do educador social, a necessidade de formação e de aquisição de competências instrumentais e sociais necessárias à criação dinâmica de pontes socioeducativas, determinantes na construção da sua identidade profissional O educador social é um profissional que desenvolve a sua prática num processo de ação reflexão ação, que se debate com problemas, conflitos e dilemas éticos. Serão abordados aspetos fundamentais para o seu reconhecimento público e consolidação enquanto profissional ativo e atuante, impulsionador das mudanças e da rentabilização dos recursos humanos e dos equipamentos a nível local e regional. Palavras- chave: educador social, competências formais e não formais; formação contínua, identidade profissional |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41 https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/41 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/41/44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2012 Eduser - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2012 Eduser - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 4 No. 1 (2012): Eduser - Revista de Educação Eduser - revista de Educação; v. 4 n. 1 (2012): Eduser - Revista de Educação EduSer; Vol. 4 N.º 1 (2012): Eduser - Revista de Educação 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130939894267904 |