O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Maria Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41
Resumo: Este trabalho, de índole teórica, pretende evidenciar o papel do educador social, a necessidade de formação e de aquisição de competências instrumentais e sociais necessárias à criação dinâmica de pontes socioeducativas, determinantes na construção da sua identidade profissional O educador social é um profissional que desenvolve a sua prática num processo de ação reflexão ação, que se debate com problemas, conflitos e dilemas éticos. Serão abordados aspetos fundamentais para o seu reconhecimento público e consolidação enquanto profissional ativo e atuante, impulsionador das mudanças e da rentabilização dos recursos humanos e dos equipamentos a nível local e regional. Palavras- chave: educador social, competências formais e não formais; formação contínua, identidade profissional
id RCAP_c59df52fda89406ba11099cb3e314659
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/41
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadasEste trabalho, de índole teórica, pretende evidenciar o papel do educador social, a necessidade de formação e de aquisição de competências instrumentais e sociais necessárias à criação dinâmica de pontes socioeducativas, determinantes na construção da sua identidade profissional O educador social é um profissional que desenvolve a sua prática num processo de ação reflexão ação, que se debate com problemas, conflitos e dilemas éticos. Serão abordados aspetos fundamentais para o seu reconhecimento público e consolidação enquanto profissional ativo e atuante, impulsionador das mudanças e da rentabilização dos recursos humanos e dos equipamentos a nível local e regional. Palavras- chave: educador social, competências formais e não formais; formação contínua, identidade profissionalInstituto Politécnico de Bragança2016-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41EduSer; Vol. 4 No. 1 (2012): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 4 n. 1 (2012): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 4 N.º 1 (2012): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/41https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/41/44Direitos de Autor (c) 2012 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMateus, Maria Nascimento2023-02-18T06:01:24Zoai:eduser.ipb.pt:article/41Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:50.229679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas
title O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas
spellingShingle O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas
Mateus, Maria Nascimento
title_short O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas
title_full O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas
title_fullStr O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas
title_full_unstemmed O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas
title_sort O educador social na construção de pontes socioeducativas contextualizadas
author Mateus, Maria Nascimento
author_facet Mateus, Maria Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Maria Nascimento
description Este trabalho, de índole teórica, pretende evidenciar o papel do educador social, a necessidade de formação e de aquisição de competências instrumentais e sociais necessárias à criação dinâmica de pontes socioeducativas, determinantes na construção da sua identidade profissional O educador social é um profissional que desenvolve a sua prática num processo de ação reflexão ação, que se debate com problemas, conflitos e dilemas éticos. Serão abordados aspetos fundamentais para o seu reconhecimento público e consolidação enquanto profissional ativo e atuante, impulsionador das mudanças e da rentabilização dos recursos humanos e dos equipamentos a nível local e regional. Palavras- chave: educador social, competências formais e não formais; formação contínua, identidade profissional
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41
https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41
url https://doi.org/10.34620/eduser.v4i1.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/41
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/41/44
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2012 Eduser - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2012 Eduser - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 4 No. 1 (2012): Eduser - Revista de Educação
Eduser - revista de Educação; v. 4 n. 1 (2012): Eduser - Revista de Educação
EduSer; Vol. 4 N.º 1 (2012): Eduser - Revista de Educação
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939894267904