Avaliação dos padrões de deslocação com as GIRA e efeito nas emissões dos gases com efeito de estufa e no consumo de energia elétrica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54258 |
Resumo: | Tese de Mestrado Integrado, Engenharia da Energia e Ambiente, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências |
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Avaliação dos padrões de deslocação com as GIRA e efeito nas emissões dos gases com efeito de estufa e no consumo de energia elétricaBicicletaspadrões de utilizaçãovariáveis climáticasenergia elétricacenários extremosTeses de mestrado - 2022Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e EnergiaTese de Mestrado Integrado, Engenharia da Energia e Ambiente, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de CiênciasA mobilidade assume um papel fulcral na vida dos cidadãos e é necessário promover alternativas sustentáveis para atingir a neutralidade carbónica em 2050. As viagens realizadas diariamente, tal como as deslocações casa-trabalho, são ainda, em grande parte, realizadas através do veículo próprio, onde ocorre a combustão de combustíveis fósseis. Neste contexto, esta dissertação pretende avaliar os padrões de deslocação com a utilização da rede de bicicletas partilhadas de Lisboa, as GIRA, o efeito nas emissões dos gases com efeito de estufa (CO2eq) e no consumo de energia final. A análise cinge-se ao ano de 2018 e foi feita com os dados disponibilizados pelo LxDataLab através do protocolo existente com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Da análise aos padrões de utilização, nomeadamente nos períodos de janeiro a outubro, conclui-se que a maioria dos utilizadores prefere optar pelas bicicletas elétricas, contando as mesmas com 78,6% de utilização. Durante a semana os utilizadores deslocam-se, em média, 840 metros, as viagens têm uma duração média de 14 minutos e percorrem-se, em média, mais seis minutos e 20 metros, durante o fim de semana. No que toca aos pares de origem-destino mais utilizados são de destacar os pares: Alameda dos Oceanos- CC Vasco da Gama, CC Vasco da Gama- Alameda dos Oceanos, Avenida da RepúblicaAvenida Fontes Pereira de Melo, Rotunda dos Vice-Reis- CC Vasco da Gama e Avenida da RepúblicaCampo Grande/Museu da Cidade. Em termos de horas do dia preferenciais de utilização, durante a semana, a maioria das viagens ocorre entre as 8:00h e as 10:00h da manhã e entre as 18:00h e as 20:00h, coincidindo com os períodos de tráfego rodoviário, enquanto durante o fim de semana não se verificam muitas viagens realizadas durante a manhã e não se destaca a existência de um pico de utilização, mas sim de bastantes períodos de utilização entre as 16:00h e as 20:00h, principalmente. A variável climatérica precipitação é a que se comprovou ter maior influência no número médio de viagens, visto que os meses mais chuvosos são aqueles em que existe um menor número de viagens. Avaliaram-se dois cenários extremos: a utilização das bicicletas GIRA não alterou os padrões de utilização dos transportes rodoviários (o impacte traduz-se num aumento de consumo de energia elétrica da mobilidade e aumento de emissões de CO2eq, de acordo com a geração de energia elétrica) ou houve abandono do carro, substituindo-se o uso do mesmo pelo uso da bicicleta (o impacte traduz-se numa diminuição de consumo de energia final na mobilidade e numa diminuição de emissões de CO2eq). Os extremos revelam uma diminuição entre os 398 e os 472 GJ fóssil/ano de energia final ou um agravamento de 8 a 82 GJ elétricos/ano e uma diminuição de emissões de 30 a 36 toneladas de CO2eq/ano ou um agravamento de 0,7 a 7 toneladas CO2eq/ano.Mobility plays a central role in the lives of citizens and it is necessary to promote sustainable alternatives to achieve carbon neutrality by 2050. Daily trips, such as commuting, are still largely performed by own vehicle, where the combustion of fossil fuels occurs. In this context, this dissertation aims to evaluate the commuting patterns using the Lisbon bicycle sharing network, GIRA, and the effect on greenhouse gas emissions (CO2eq) and final energy consumption. The analysis is limited to the year 2018 and was carried out with the data provided by LxDataLab through the existing protocol with the Faculty of Sciences of the University of Lisbon. From the analysis of the usage patterns, namely in the periods from January to October, it is concluded that most users prefer to opt for electric bicycles, with 78.6% of the users using them. During the week, users travel an average of 840 meters with trips lasting an average of 14 minutes. Compared to these figures, during the weekend users travel, on average, six minutes and 20 meters longer. Regarding the most used origin-destination pairs, we highlight the following pairs: Alameda dos Oceanos- CC Vasco da Gama, CC Vasco da Gama- Alameda dos Oceanos, Avenida da República- Avenida Fontes Pereira de Melo, Rotunda dos Vice-Reis- CC Vasco da Gama and Avenida da República- Campo Grande/Museu da Cidade. With respect to preferred periods of use, during the week, most trips occur between 8am and 10am and between 6pm and 8pm, coinciding with periods of road traffic, while during the weekend not many morning trips are verified and a peak in use is also not observable, but rather plenty of periods of use between 4pm and 8pm, mainly. Precipitation is the weather variable that proved to have the greatest influence on the average number of trips, since the rainiest months represent those with the fewest trips. Two extreme scenarios were evaluated: the use of GIRA bicycles did not change the patterns of road transport use (the impact translates into an increase in mobility energy consumption and an increase in CO2eq emissions, according to electric power generation) or it was verified a lesser use of the car in favor of the bicycle (the impact translates into a decrease in mobility energy consumption and a decrease in CO2eq emissions). The extremes reveal a decrease between 398 and 472 GJ fossil/year of final energy or a worsening from 8 to 82 GJ electric/year and a decrease in emissions from 30 to 36 tons CO2eq /year or a worsening from 0.7 to 7 tons CO2eq /year.Silva, Carla Alexandra Monteiro daRepositório da Universidade de LisboaRaposo, Mariana Nunes2022-08-31T14:39:49Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54258porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:10.302232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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