Prostituição forçada de migrantes de Leste no cinema europeu contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/36140 https://doi.org/10.4000/eces.897 |
Resumo: | Nos últimos anos, foram produzidos vários filmes que abordam o problema do tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual. Lilja 4ever (2002) de Lukas Moodysson, Promised Land (2004) de Amos Gitai e Transe (2006) de Teresa Villaverde são coproduções europeias sobre a prostituição forçada de adolescentes e mulheres da Europa de Leste que têm a viagem para terras estrangeiras e a desterritorialização como elementos estruturantes. A minha análise centrar-se-á em três pontos fundamentais: a opção dos realizadores pela ficção (e não pelo documentário), a construção da vítima e as narrativas contextualizadoras criadas para compreender o tráfico de seres humanos no mundo contemporâneo. Pretendo definir as possíveis funções das representações construídas nos filmes em questão, bem como o seu carácter performativo enquanto forma de empenhamento social. |
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Nos últimos anos, foram produzidos vários filmes que abordam o problema do tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual. Lilja 4ever (2002) de Lukas Moodysson, Promised Land (2004) de Amos Gitai e Transe (2006) de Teresa Villaverde são coproduções europeias sobre a prostituição forçada de adolescentes e mulheres da Europa de Leste que têm a viagem para terras estrangeiras e a desterritorialização como elementos estruturantes. A minha análise centrar-se-á em três pontos fundamentais: a opção dos realizadores pela ficção (e não pelo documentário), a construção da vítima e as narrativas contextualizadoras criadas para compreender o tráfico de seres humanos no mundo contemporâneo. Pretendo definir as possíveis funções das representações construídas nos filmes em questão, bem como o seu carácter performativo enquanto forma de empenhamento social. |
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