Road and landscape fragmentation effects on tawny owls: density, population trend, and intra-and inter-year territory occupancy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Van der Horst, Shirley Therese
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21237
Resumo: A urbanização é um dos maiores factores que impulsiona mudanças na paisagem e na biodiversidade e os seus efeitos ainda não são entendidos na totalidade. Apesar da coruja-do-mato (Strix aluco) não estar ameaçada a nível europeu ou global, é uma das aves que é frequentemente encontrada atropelada no sul de Portugal. Determinámos que a densidade de coruja-do-mato era mais baixa perto de estradas principais, com pouca diferença entre secundárias e de terra, mas a tendência populacional era negativa em estradas secundárias e principais. As variações inter e intra-anuais da presença de coruja- do-mato eram ambas mais elevadas em territórios perto de estradas secundárias, sugerindo uma elevada instabilidade. Os nossos resultados fazem-nos crer que os esforços de conservação devem-se focar tanto em estradas secundárias como principais, e nos seus efeitos primários e secundários; Road and landscape fragmentation effects on tawny owls: density, population trend and intra- and inter-year territory occupancy Abstract: Urbanization is one of the major movements that impulses landscape and biodiversity change, and its effects have yet to be fully understood. Although the tawny owl (Strix aluco) is not threatened at European or global scale, it is one of the birds that is often found as roadkill in southern Portugal. We determined density values to be lower near main roads, and to have little difference between secondary and dirt roads, yet trend to be negative for main and secondary roads. Inter and intra-year variations in territory occupancy for the tawny owl in our study area were both highest in territories near secondary roads, suggesting high instability. Our results lead us to believe that conservation efforts should be focused on both main and secondary roads, and on both their primary and secondary effects.
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