Adolescentes vítimas de maus-tratos: Memórias de práticas educativas parentais, (des) adaptação e suporte social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Inês Soares de Oliveira de Andrade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2278
Resumo: Os maus-tratos no seio familiar constituem um fenómeno com repercussões no desenvolvimento dos menores, quer a nível físico, psicológico, emocional, cognitivo e comportamental. A presente revisão de literatura procura compreender esta problemática tendo como foco três importantes áreas da vida destes jovens como as práticas educativas parentais, o suporte social e a adaptação psicossocial. Pretende-se assim descrever o ambiente e contexto familiar destes jovens, compreender a importância do apoio social tão necessário tanto ao desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais, como na moderação do impacto dos maus-tratos, e por último compreender o desenrolar da adaptação psicossocial durante a adolescência. Serão abordadas questões ligadas à adolescência, nomeadamente o desenvolvimento de uma identidade pessoal e social, as relações com os pais e com os pares e posteriormente são aprofundadas questões ligadas aos maus-tratos e o seu impacto na adaptação psicossocial dos adolescentes. ------ Experience maltreatment within the family constitutes a phenomenon that has serious implications on the child development, in terms of p physical, psychological, emotional, cognitive and behavioural problems. This literature review seeks to understand this issue focusing on three important areas of youth victims of maltreatment life such as parenting practices, social support and psychosocial adjustment. The aim of this present investigation is to describe the environment and family background of these young people, understand the importance of social support to the development of personal and interpersonal skills, as in moderating the impact of maltreatment, and finally understand the course of psychosocial adaptation during adolescence. Therefore will be addressed issues related to adolescence, including the development of a personal identity and social relationships with parents and peers and will be subsequently explored issues related to abuse and its impact on psychosocial adjustment of adolescents.
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