Importância das bandas filarmónicas no ensino da música em Portugal:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cristina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36803
Resumo: O presente Relatório Final, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Trompete, surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e Relatório Final, cujo título é “Importância das Bandas Filarmónicas no ensino da música em Portugal: Estudo de Caso” e é constituído por quatro capítulos. Tem como objetivo analisar a importância das Bandas Filarmónicas no ensino da música em Portugal na perspetiva de um Maestro e de um músico. O método escolhido para esta investigação qualitativa foi o Estudo de Caso. A pesquisa aqui apresentada é resultado de uma recolha de dados, obtidos sob a forma de entrevista, dirigida ao Maestro e a um músico da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense. Os resultados revelaram que, para os mesmos, as Bandas Filarmónicas têm um papel muito importante nas comunidades onde estão inseridas, por serem um elemento representativo da freguesia/localidade, para além de assumirem, por vezes, um papel social e de prevenção muito importante. Na perspetiva do Maestro, o ensino da música na Escola de Música da Banda Filarmónica começa pelo ensino da teoria musical e após os principais elementos teóricos estarem assimilados, introduz-se o instrumento. Relativamente à aprendizagem da música nas crianças e nos jovens, na perspetiva dos entrevistados, os benefícios prendem-se com o desenvolvimento da autodisciplina, o trabalho de grupo, a capacidade de resolução de problemas, a expressão, a memorização, a concentração, a coordenação, a autoestima e o mais importante, o trabalho de equipa e a compreensão do viver em sociedade. Conclui-se que as Bandas Filarmónicas, na perspetiva dos entrevistados, têm um papel muito importante no ensino da música em Portugal. Considera-se que a temática em estudo ainda não teve um significativo destaque no panorama da música nacional, pelo que se afigura importante dar a devida atenção.
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