Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sendim, Paula Joana Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6205
Resumo: O presente relatório final de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada e pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos: um na Educação Pré-escolar e outro no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que estes constituem-se fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano integrado numa sociedade A prática profissional foi assumida como uma etapa fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. As instituições nas quais realizámos a ação educativa foram ambas de rede pública, mas em cotextos geográficos distintos. Uma no litoral norte e a outro no interior norte. No decorrer deste percurso, promoveram-se experiências que potenciaram aprendizagens significativas, integradoras e muito enriquecedoras, quer do ponto de vista pessoal quer profissional. Ao longo da descrição e reflexão das experiências de aprendizagem, interpretam-se os dados, procurando evidenciar as opções educativas e valorizando sempre o papel da criança, bem como, evidenciar a interligação dos conteúdos. Ambos os estágios desenvolvidos permitiram-nos refletir sobre a ação educativa e também sobre as estratégias e motivações que levam as crianças a construir os seus próprios conhecimentos. Na reflexão, destaca-se a importância que esta experiência teve para nós, permitindo a construção de novos conhecimentos resultantes de toda a prática pedagógica e toda a convivência com as crianças. This internship final report arises in the context of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, and aims to describe and analyze two educational internships: one in Preschool Education and another on the first Cycle of Basic Education, since these are essential for the development and construction of an integrated human being in a society. The professional practice was taken over as a fundamental step to our future professional performance. The institutions in which we had the educational activities were both from the public network, but in distinct geographic contexts. One on the North Coast and the other in the Northern interior. In the course of this journey, were promoted experiences with significant learning, integrative and enriching, both personally and professionally. During the description and reflection of learning experiences, date is interpreted, looking to evidence the educational options and always valuing role of the child, as well as highlight the interconnection of the contents. Both internships have allowed us to reflect on the educational action and also on the strategies and motivations that lead children to construct their own knowledge. On reflection, we highlight the importance that this experience meant for us, by acquiring new knowledge resulting from all the pedagogical practice and the close dealing with children.
id RCAP_c624e10c646da30e5ba21547ad083269
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolarEnsino BásicoCriançasParticipação ativaExperiências de ensino-aprendizagemO presente relatório final de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada e pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos: um na Educação Pré-escolar e outro no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que estes constituem-se fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano integrado numa sociedade A prática profissional foi assumida como uma etapa fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. As instituições nas quais realizámos a ação educativa foram ambas de rede pública, mas em cotextos geográficos distintos. Uma no litoral norte e a outro no interior norte. No decorrer deste percurso, promoveram-se experiências que potenciaram aprendizagens significativas, integradoras e muito enriquecedoras, quer do ponto de vista pessoal quer profissional. Ao longo da descrição e reflexão das experiências de aprendizagem, interpretam-se os dados, procurando evidenciar as opções educativas e valorizando sempre o papel da criança, bem como, evidenciar a interligação dos conteúdos. Ambos os estágios desenvolvidos permitiram-nos refletir sobre a ação educativa e também sobre as estratégias e motivações que levam as crianças a construir os seus próprios conhecimentos. Na reflexão, destaca-se a importância que esta experiência teve para nós, permitindo a construção de novos conhecimentos resultantes de toda a prática pedagógica e toda a convivência com as crianças. This internship final report arises in the context of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, and aims to describe and analyze two educational internships: one in Preschool Education and another on the first Cycle of Basic Education, since these are essential for the development and construction of an integrated human being in a society. The professional practice was taken over as a fundamental step to our future professional performance. The institutions in which we had the educational activities were both from the public network, but in distinct geographic contexts. One on the North Coast and the other in the Northern interior. In the course of this journey, were promoted experiences with significant learning, integrative and enriching, both personally and professionally. During the description and reflection of learning experiences, date is interpreted, looking to evidence the educational options and always valuing role of the child, as well as highlight the interconnection of the contents. Both internships have allowed us to reflect on the educational action and also on the strategies and motivations that lead children to construct their own knowledge. On reflection, we highlight the importance that this experience meant for us, by acquiring new knowledge resulting from all the pedagogical practice and the close dealing with children.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoFreire-Ribeiro, IldaCastanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBSendim, Paula Joana Rodrigues2013-08-21T15:11:26Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6205TID:201103966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:26Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:12.015949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Sendim, Paula Joana Rodrigues
Educação pré-escolar
Ensino Básico
Crianças
Participação ativa
Experiências de ensino-aprendizagem
title_short Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Sendim, Paula Joana Rodrigues
author_facet Sendim, Paula Joana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire-Ribeiro, Ilda
Castanheira, Manuel Luís Pinto
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Sendim, Paula Joana Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino Básico
Crianças
Participação ativa
Experiências de ensino-aprendizagem
topic Educação pré-escolar
Ensino Básico
Crianças
Participação ativa
Experiências de ensino-aprendizagem
description O presente relatório final de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada e pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos: um na Educação Pré-escolar e outro no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que estes constituem-se fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano integrado numa sociedade A prática profissional foi assumida como uma etapa fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. As instituições nas quais realizámos a ação educativa foram ambas de rede pública, mas em cotextos geográficos distintos. Uma no litoral norte e a outro no interior norte. No decorrer deste percurso, promoveram-se experiências que potenciaram aprendizagens significativas, integradoras e muito enriquecedoras, quer do ponto de vista pessoal quer profissional. Ao longo da descrição e reflexão das experiências de aprendizagem, interpretam-se os dados, procurando evidenciar as opções educativas e valorizando sempre o papel da criança, bem como, evidenciar a interligação dos conteúdos. Ambos os estágios desenvolvidos permitiram-nos refletir sobre a ação educativa e também sobre as estratégias e motivações que levam as crianças a construir os seus próprios conhecimentos. Na reflexão, destaca-se a importância que esta experiência teve para nós, permitindo a construção de novos conhecimentos resultantes de toda a prática pedagógica e toda a convivência com as crianças. This internship final report arises in the context of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, and aims to describe and analyze two educational internships: one in Preschool Education and another on the first Cycle of Basic Education, since these are essential for the development and construction of an integrated human being in a society. The professional practice was taken over as a fundamental step to our future professional performance. The institutions in which we had the educational activities were both from the public network, but in distinct geographic contexts. One on the North Coast and the other in the Northern interior. In the course of this journey, were promoted experiences with significant learning, integrative and enriching, both personally and professionally. During the description and reflection of learning experiences, date is interpreted, looking to evidence the educational options and always valuing role of the child, as well as highlight the interconnection of the contents. Both internships have allowed us to reflect on the educational action and also on the strategies and motivations that lead children to construct their own knowledge. On reflection, we highlight the importance that this experience meant for us, by acquiring new knowledge resulting from all the pedagogical practice and the close dealing with children.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-21T15:11:26Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/6205
TID:201103966
url http://hdl.handle.net/10198/6205
identifier_str_mv TID:201103966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551888733700096