Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6205 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada e pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos: um na Educação Pré-escolar e outro no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que estes constituem-se fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano integrado numa sociedade A prática profissional foi assumida como uma etapa fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. As instituições nas quais realizámos a ação educativa foram ambas de rede pública, mas em cotextos geográficos distintos. Uma no litoral norte e a outro no interior norte. No decorrer deste percurso, promoveram-se experiências que potenciaram aprendizagens significativas, integradoras e muito enriquecedoras, quer do ponto de vista pessoal quer profissional. Ao longo da descrição e reflexão das experiências de aprendizagem, interpretam-se os dados, procurando evidenciar as opções educativas e valorizando sempre o papel da criança, bem como, evidenciar a interligação dos conteúdos. Ambos os estágios desenvolvidos permitiram-nos refletir sobre a ação educativa e também sobre as estratégias e motivações que levam as crianças a construir os seus próprios conhecimentos. Na reflexão, destaca-se a importância que esta experiência teve para nós, permitindo a construção de novos conhecimentos resultantes de toda a prática pedagógica e toda a convivência com as crianças. This internship final report arises in the context of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, and aims to describe and analyze two educational internships: one in Preschool Education and another on the first Cycle of Basic Education, since these are essential for the development and construction of an integrated human being in a society. The professional practice was taken over as a fundamental step to our future professional performance. The institutions in which we had the educational activities were both from the public network, but in distinct geographic contexts. One on the North Coast and the other in the Northern interior. In the course of this journey, were promoted experiences with significant learning, integrative and enriching, both personally and professionally. During the description and reflection of learning experiences, date is interpreted, looking to evidence the educational options and always valuing role of the child, as well as highlight the interconnection of the contents. Both internships have allowed us to reflect on the educational action and also on the strategies and motivations that lead children to construct their own knowledge. On reflection, we highlight the importance that this experience meant for us, by acquiring new knowledge resulting from all the pedagogical practice and the close dealing with children. |
id |
RCAP_c624e10c646da30e5ba21547ad083269 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6205 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolarEnsino BásicoCriançasParticipação ativaExperiências de ensino-aprendizagemO presente relatório final de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada e pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos: um na Educação Pré-escolar e outro no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que estes constituem-se fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano integrado numa sociedade A prática profissional foi assumida como uma etapa fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. As instituições nas quais realizámos a ação educativa foram ambas de rede pública, mas em cotextos geográficos distintos. Uma no litoral norte e a outro no interior norte. No decorrer deste percurso, promoveram-se experiências que potenciaram aprendizagens significativas, integradoras e muito enriquecedoras, quer do ponto de vista pessoal quer profissional. Ao longo da descrição e reflexão das experiências de aprendizagem, interpretam-se os dados, procurando evidenciar as opções educativas e valorizando sempre o papel da criança, bem como, evidenciar a interligação dos conteúdos. Ambos os estágios desenvolvidos permitiram-nos refletir sobre a ação educativa e também sobre as estratégias e motivações que levam as crianças a construir os seus próprios conhecimentos. Na reflexão, destaca-se a importância que esta experiência teve para nós, permitindo a construção de novos conhecimentos resultantes de toda a prática pedagógica e toda a convivência com as crianças. This internship final report arises in the context of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, and aims to describe and analyze two educational internships: one in Preschool Education and another on the first Cycle of Basic Education, since these are essential for the development and construction of an integrated human being in a society. The professional practice was taken over as a fundamental step to our future professional performance. The institutions in which we had the educational activities were both from the public network, but in distinct geographic contexts. One on the North Coast and the other in the Northern interior. In the course of this journey, were promoted experiences with significant learning, integrative and enriching, both personally and professionally. During the description and reflection of learning experiences, date is interpreted, looking to evidence the educational options and always valuing role of the child, as well as highlight the interconnection of the contents. Both internships have allowed us to reflect on the educational action and also on the strategies and motivations that lead children to construct their own knowledge. On reflection, we highlight the importance that this experience meant for us, by acquiring new knowledge resulting from all the pedagogical practice and the close dealing with children.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoFreire-Ribeiro, IldaCastanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBSendim, Paula Joana Rodrigues2013-08-21T15:11:26Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6205TID:201103966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:26Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:12.015949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Sendim, Paula Joana Rodrigues Educação pré-escolar Ensino Básico Crianças Participação ativa Experiências de ensino-aprendizagem |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Sendim, Paula Joana Rodrigues |
author_facet |
Sendim, Paula Joana Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire-Ribeiro, Ilda Castanheira, Manuel Luís Pinto Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sendim, Paula Joana Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Ensino Básico Crianças Participação ativa Experiências de ensino-aprendizagem |
topic |
Educação pré-escolar Ensino Básico Crianças Participação ativa Experiências de ensino-aprendizagem |
description |
O presente relatório final de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada e pretende descrever e analisar dois estágios pedagógicos: um na Educação Pré-escolar e outro no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que estes constituem-se fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano integrado numa sociedade A prática profissional foi assumida como uma etapa fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. As instituições nas quais realizámos a ação educativa foram ambas de rede pública, mas em cotextos geográficos distintos. Uma no litoral norte e a outro no interior norte. No decorrer deste percurso, promoveram-se experiências que potenciaram aprendizagens significativas, integradoras e muito enriquecedoras, quer do ponto de vista pessoal quer profissional. Ao longo da descrição e reflexão das experiências de aprendizagem, interpretam-se os dados, procurando evidenciar as opções educativas e valorizando sempre o papel da criança, bem como, evidenciar a interligação dos conteúdos. Ambos os estágios desenvolvidos permitiram-nos refletir sobre a ação educativa e também sobre as estratégias e motivações que levam as crianças a construir os seus próprios conhecimentos. Na reflexão, destaca-se a importância que esta experiência teve para nós, permitindo a construção de novos conhecimentos resultantes de toda a prática pedagógica e toda a convivência com as crianças. This internship final report arises in the context of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, and aims to describe and analyze two educational internships: one in Preschool Education and another on the first Cycle of Basic Education, since these are essential for the development and construction of an integrated human being in a society. The professional practice was taken over as a fundamental step to our future professional performance. The institutions in which we had the educational activities were both from the public network, but in distinct geographic contexts. One on the North Coast and the other in the Northern interior. In the course of this journey, were promoted experiences with significant learning, integrative and enriching, both personally and professionally. During the description and reflection of learning experiences, date is interpreted, looking to evidence the educational options and always valuing role of the child, as well as highlight the interconnection of the contents. Both internships have allowed us to reflect on the educational action and also on the strategies and motivations that lead children to construct their own knowledge. On reflection, we highlight the importance that this experience meant for us, by acquiring new knowledge resulting from all the pedagogical practice and the close dealing with children. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-21T15:11:26Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/6205 TID:201103966 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/6205 |
identifier_str_mv |
TID:201103966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551888733700096 |