Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borlido, Luís Alberto Antunes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8386
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_c6251923ceb8782556d41c29c387b3d7
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8386
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderadoperceção de consumo moderadopadrões de consumobebidas alcoólicasperception of moderate consumptionpatterns of consumptionalcoholic beveragesMestrado em MarketingO consumo de bebidas alcoólicas (vinho, cerveja, espirituosas) faz, desde há séculos, parte das práticas e tradições da cultura ocidental. No entanto, não existe uma definição consensual do que é o consumo moderado de bebidas alcoólicas, nem de como os indivíduos, sendo ou não consumidores, interpretam o consumo moderado. O objetivo deste estudo é pois conhecer a perceção do conceito de consumo moderado de bebidas alcoólicas, através da análise dos comportamentos associados ao consumo moderado, e da opinião sobre o número máximo de bebidas alcoólicas que uma pessoa saudável pode beber, em determinados contextos. Para responder a esta questão foi realizado um trabalho empírico de natureza quantitativa, com recurso a um questionário online, sendo a amostra constituída por 376 indivíduos maiores de 18 anos. Os resultados permitem concluir que há diferenças significativas na perceção de consumo moderado, segundo as variáveis género e padrões de consumo, definidos em termos de frequência e quantidade consumida.For centuries the consumption of alcoholic beverages (wine, beer, or spirits) has been part of the customs and traditions of Western culture. However, there is no consensus of what the definition of the moderate consumption of alcoholic beverages is, nor how consumers or non-consumers interpret moderate consumption. The aim of the present study is to characterize the perception of the concept of moderate consumption of alcoholic beverages through the analysis of behaviors associated with moderate consumption and the opinion of the maximum number of alcoholic beverages that a healthy person could drink in certain contexts. To address this question, an empirical, quantitative study was conducted using an online questionnaire, with a sample of 376 individuals over 18 years of age. The results presented here show that there are significant differences in the perception of moderate consumption between genders and in relation to consumption patterns. The latter were defined in terms of frequency and quantity of alcoholic beverages consumed.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaBorlido, Luís Alberto Antunes2015-04-09T09:28:56Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8386porBorlido, Luís Alberto Antunes (2014). "Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderado". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:24.978518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderado
title Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderado
spellingShingle Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderado
Borlido, Luís Alberto Antunes
perceção de consumo moderado
padrões de consumo
bebidas alcoólicas
perception of moderate consumption
patterns of consumption
alcoholic beverages
title_short Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderado
title_full Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderado
title_fullStr Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderado
title_full_unstemmed Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderado
title_sort Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderado
author Borlido, Luís Alberto Antunes
author_facet Borlido, Luís Alberto Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Borlido, Luís Alberto Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv perceção de consumo moderado
padrões de consumo
bebidas alcoólicas
perception of moderate consumption
patterns of consumption
alcoholic beverages
topic perceção de consumo moderado
padrões de consumo
bebidas alcoólicas
perception of moderate consumption
patterns of consumption
alcoholic beverages
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-09T09:28:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8386
url http://hdl.handle.net/10400.5/8386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Borlido, Luís Alberto Antunes (2014). "Bebidas alcoólicas : padrões de consumo e perceção de consumo moderado". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131032201461760