Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sónia Matilde Pinto Correia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes, Elsa Maria dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1344
Resumo: O presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1o ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido “construídos” pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.
id RCAP_c66096880d33bf347fe314763853bb41
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1344
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anosTecnologias e educaçãoRobotsAprendizagem como participaçãoTechnology and educationLearning as participationO presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1o ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido “construídos” pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.This paper describes and analyses a project carried out with two elementary school classes, working together with robots, by taking learning as a phenomenon intrinsically connected to participation in communities of practice (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). We intend to characterize the participants, the implemented methodology of work , the description of the artifacts used, analyze the relationship between the participants and the robots, as well as participation patterns revealed with this type of work while trying to emphasize the contributions arising from participation in digital social environments to students’ learning, such as the participation and the joint negotiation of meanings, the importance for the students who have “built” the robots, the history of the project, and the definition of a shared repertoire and a joint enterprise.Associacao Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em EducaçãoDigitUMaMartins, Sónia Matilde Pinto CorreiaFernandes, Elsa Maria dos Santos2017-01-19T12:08:16Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1344porMartins, S. M. P. C., & Fernandes, E. M. D. S. (2015). Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos. Revista Brasileira de Educação, 20 (61), 333-358.1413-247810.1590/S1413-24782015206104info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-02T05:42:46Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:04.255347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos
title Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos
spellingShingle Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos
Martins, Sónia Matilde Pinto Correia
Tecnologias e educação
Robots
Aprendizagem como participação
Technology and education
Learning as participation
title_short Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos
title_full Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos
title_fullStr Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos
title_full_unstemmed Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos
title_sort Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos
author Martins, Sónia Matilde Pinto Correia
author_facet Martins, Sónia Matilde Pinto Correia
Fernandes, Elsa Maria dos Santos
author_role author
author2 Fernandes, Elsa Maria dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sónia Matilde Pinto Correia
Fernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias e educação
Robots
Aprendizagem como participação
Technology and education
Learning as participation
topic Tecnologias e educação
Robots
Aprendizagem como participação
Technology and education
Learning as participation
description O presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1o ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido “construídos” pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-01-19T12:08:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1344
url http://hdl.handle.net/10400.13/1344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, S. M. P. C., & Fernandes, E. M. D. S. (2015). Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos. Revista Brasileira de Educação, 20 (61), 333-358.
1413-2478
10.1590/S1413-24782015206104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associacao Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv Associacao Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129910886793216