Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1344 |
Resumo: | O presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1o ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido “construídos” pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto. |
id |
RCAP_c66096880d33bf347fe314763853bb41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1344 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anosTecnologias e educaçãoRobotsAprendizagem como participaçãoTechnology and educationLearning as participationO presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1o ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido “construídos” pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.This paper describes and analyses a project carried out with two elementary school classes, working together with robots, by taking learning as a phenomenon intrinsically connected to participation in communities of practice (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). We intend to characterize the participants, the implemented methodology of work , the description of the artifacts used, analyze the relationship between the participants and the robots, as well as participation patterns revealed with this type of work while trying to emphasize the contributions arising from participation in digital social environments to students’ learning, such as the participation and the joint negotiation of meanings, the importance for the students who have “built” the robots, the history of the project, and the definition of a shared repertoire and a joint enterprise.Associacao Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em EducaçãoDigitUMaMartins, Sónia Matilde Pinto CorreiaFernandes, Elsa Maria dos Santos2017-01-19T12:08:16Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1344porMartins, S. M. P. C., & Fernandes, E. M. D. S. (2015). Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos. Revista Brasileira de Educação, 20 (61), 333-358.1413-247810.1590/S1413-24782015206104info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-02T05:42:46Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:04.255347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos |
title |
Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos |
spellingShingle |
Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos Martins, Sónia Matilde Pinto Correia Tecnologias e educação Robots Aprendizagem como participação Technology and education Learning as participation |
title_short |
Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos |
title_full |
Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos |
title_fullStr |
Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos |
title_full_unstemmed |
Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos |
title_sort |
Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos |
author |
Martins, Sónia Matilde Pinto Correia |
author_facet |
Martins, Sónia Matilde Pinto Correia Fernandes, Elsa Maria dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Elsa Maria dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sónia Matilde Pinto Correia Fernandes, Elsa Maria dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias e educação Robots Aprendizagem como participação Technology and education Learning as participation |
topic |
Tecnologias e educação Robots Aprendizagem como participação Technology and education Learning as participation |
description |
O presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1o ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido “construídos” pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2017-01-19T12:08:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1344 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, S. M. P. C., & Fernandes, E. M. D. S. (2015). Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos. Revista Brasileira de Educação, 20 (61), 333-358. 1413-2478 10.1590/S1413-24782015206104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associacao Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associacao Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129910886793216 |