Avaliação formativa e exames nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lagarto, Marina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/112
https://doi.org/10.34628/afny-4240
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 3 (2011). - p. 39-65.
id RCAP_c662b0d2e7a964e08f8212ac422b735e
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/112
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação formativa e exames nacionaisL'évolution formative et tests nationauxFormative assessment and national examinationsPsicologia da aprendizagemAprendizagem activa - Estudo de casos - PortugalRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 3 (2011). - p. 39-65.Este artigo pretende explorar a relação entre o tempo dispendido em tarefas de aprendizagem sobre evidência histórica, avaliadas formativamente, e a forma como estas práticas se reflectiram nos resultados do exame nacional de História A do 12.º ano. Baseia-se numa investigação qualitativa realizada numa turma dos subúrbios de Lisboa em 2007/2008. Observaram-se os alunos a responder a tarefas de aprendizagem centradas no trabalho de fontes com perspectivas semelhantes ou divergentes e recolheram-se os trabalhos e provas de exame de seis alunos. Estes foram entrevistados para se compreender como as práticas pedagógicas e avaliativas contribuíram para alterar as suas rotinas de aprendizagem e para influenciar o seu desempenho no exame nacional. Sendo a investigadora observadora participante activa, convidou três professoras para produzirem outros olhares sobre o ambiente de aprendizagem. Esta investigação mostrou que o tempo dispendido em actividade intelectual (reforçado pela emissão de feedback constante e pela autoavaliação) permitiu aos alunos, até aos mais fracos, melhorar os seus resultados, pois aprenderam a elaborar discursos próprios, mobilizando argumentos correctos para justificar as suas análises, distanciando- se da lógica da resposta-padrão. No entanto, apesar de terem mantido o seu padrão de desempenho no exame nacional, algumas das suas respostas não foram validadas pelos professores correctores devido ao carácter restritivo dos critérios de correcção oficiais. Parece ser necessário que os decisores de política educativa (re)pensem a forma de avaliar as competências do pensamento histórico exigidas no programa. Espera-se ainda, através desta análise da actividade "inside the black box", contribuir para fomentar mudanças pedagógicas e avaliativas.(Marina Lagarto)2012-10-11T09:06:15Z2012-10-112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/112http://hdl.handle.net/11067/112https://doi.org/10.34628/afny-4240porLagarto, Marina (2011) - Avaliação formativa e exames nacionais. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. 3 (2011) 39-65.1647-4120Avaliação formativa e exames nacionaisLagarto, MarinaLagarto, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:42:38Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:28.847457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa e exames nacionais
L'évolution formative et tests nationaux
Formative assessment and national examinations
title Avaliação formativa e exames nacionais
spellingShingle Avaliação formativa e exames nacionais
Lagarto, Marina
Psicologia da aprendizagem
Aprendizagem activa - Estudo de casos - Portugal
title_short Avaliação formativa e exames nacionais
title_full Avaliação formativa e exames nacionais
title_fullStr Avaliação formativa e exames nacionais
title_full_unstemmed Avaliação formativa e exames nacionais
title_sort Avaliação formativa e exames nacionais
author Lagarto, Marina
author_facet Lagarto, Marina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lagarto, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da aprendizagem
Aprendizagem activa - Estudo de casos - Portugal
topic Psicologia da aprendizagem
Aprendizagem activa - Estudo de casos - Portugal
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 3 (2011). - p. 39-65.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2012-10-11T09:06:15Z
2012-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/112
http://hdl.handle.net/11067/112
https://doi.org/10.34628/afny-4240
url http://hdl.handle.net/11067/112
https://doi.org/10.34628/afny-4240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lagarto, Marina (2011) - Avaliação formativa e exames nacionais. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. 3 (2011) 39-65.
1647-4120
Avaliação formativa e exames nacionais
Lagarto, Marina
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136726910763008