Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, F.L.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: David, J.S., Madeira, M.V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/957
Resumo: Foi realizado um estudo com o objectivo de quantificar os consumos de água por transpirarão em dois povoamentos adultos de eucalipto (Eucalyptus globulus Labbill) e de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton), respectivamente. A estimativa destes consumos foi feita recorrendo a dois métodos distintos: o balanço de água no solo e o modelo de Penman-Monteith (aplicado numa versão unilaminar). Os resultados obtidos indicam que, em qualquer dos povoamentos, a transpiração está sobretudo dependente da disponibilidade de água no solo, tendo-se verificado que a transpiração acumulada ao longo dos anos de 1992 e 93 é muito próxima do valor da precipitação efectiva no mesmo período. A realização de medições de condutância estomática revelou que ambas as espécies apresentam padrões de variação horária e sazonal, que traduzem a capacidade destas espécies em controlarem eficazmente as perdas de água por transpiração, quer quando aumenta a secura do ar, quer quando se reduz a humidade no solo. A comparação directa das estimativas da transpiração fornecidas pelos dois métodos utilizados revelou algumas diferenças que, no entanto, parecem aceitáveis tendo em conta que estes métodos são concebidos para aplicações em escalas temporais distintas.
id RCAP_c668e65fab2a04e5c0c7324498de6241
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravoEvapotranspiraçãoCondutância estomáticaEucalyptus globulusPinus pinasterFoi realizado um estudo com o objectivo de quantificar os consumos de água por transpirarão em dois povoamentos adultos de eucalipto (Eucalyptus globulus Labbill) e de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton), respectivamente. A estimativa destes consumos foi feita recorrendo a dois métodos distintos: o balanço de água no solo e o modelo de Penman-Monteith (aplicado numa versão unilaminar). Os resultados obtidos indicam que, em qualquer dos povoamentos, a transpiração está sobretudo dependente da disponibilidade de água no solo, tendo-se verificado que a transpiração acumulada ao longo dos anos de 1992 e 93 é muito próxima do valor da precipitação efectiva no mesmo período. A realização de medições de condutância estomática revelou que ambas as espécies apresentam padrões de variação horária e sazonal, que traduzem a capacidade destas espécies em controlarem eficazmente as perdas de água por transpiração, quer quando aumenta a secura do ar, quer quando se reduz a humidade no solo. A comparação directa das estimativas da transpiração fornecidas pelos dois métodos utilizados revelou algumas diferenças que, no entanto, parecem aceitáveis tendo em conta que estes métodos são concebidos para aplicações em escalas temporais distintas.INRBRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPereira, F.L.David, J.S.Madeira, M.V.2011-11-17T17:00:28Z20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/957porPEREIRA, F.L. ; DAVID, J.S. ; MADEIRA, M.V. (2001) - Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravo. Silva Lusitana. ISSN 0870-6352. 9:1, p. 47-67.0870-6352info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:30.304046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravo
title Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravo
spellingShingle Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravo
Pereira, F.L.
Evapotranspiração
Condutância estomática
Eucalyptus globulus
Pinus pinaster
title_short Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravo
title_full Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravo
title_fullStr Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravo
title_full_unstemmed Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravo
title_sort Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravo
author Pereira, F.L.
author_facet Pereira, F.L.
David, J.S.
Madeira, M.V.
author_role author
author2 David, J.S.
Madeira, M.V.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, F.L.
David, J.S.
Madeira, M.V.
dc.subject.por.fl_str_mv Evapotranspiração
Condutância estomática
Eucalyptus globulus
Pinus pinaster
topic Evapotranspiração
Condutância estomática
Eucalyptus globulus
Pinus pinaster
description Foi realizado um estudo com o objectivo de quantificar os consumos de água por transpirarão em dois povoamentos adultos de eucalipto (Eucalyptus globulus Labbill) e de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton), respectivamente. A estimativa destes consumos foi feita recorrendo a dois métodos distintos: o balanço de água no solo e o modelo de Penman-Monteith (aplicado numa versão unilaminar). Os resultados obtidos indicam que, em qualquer dos povoamentos, a transpiração está sobretudo dependente da disponibilidade de água no solo, tendo-se verificado que a transpiração acumulada ao longo dos anos de 1992 e 93 é muito próxima do valor da precipitação efectiva no mesmo período. A realização de medições de condutância estomática revelou que ambas as espécies apresentam padrões de variação horária e sazonal, que traduzem a capacidade destas espécies em controlarem eficazmente as perdas de água por transpiração, quer quando aumenta a secura do ar, quer quando se reduz a humidade no solo. A comparação directa das estimativas da transpiração fornecidas pelos dois métodos utilizados revelou algumas diferenças que, no entanto, parecem aceitáveis tendo em conta que estes métodos são concebidos para aplicações em escalas temporais distintas.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-01-01T00:00:00Z
2011-11-17T17:00:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/957
url http://hdl.handle.net/10400.11/957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEREIRA, F.L. ; DAVID, J.S. ; MADEIRA, M.V. (2001) - Transpiração em povoamentos adultos de eucalipto e de pinheiro bravo. Silva Lusitana. ISSN 0870-6352. 9:1, p. 47-67.
0870-6352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INRB
publisher.none.fl_str_mv INRB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130781683023872