À descoberta do eu e do outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tânia Marília Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57299
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_c66991bc64bd529ada13d38bbdbdcc5e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta do eu e do outroThe discovery of the self and otherEducação pré-escolarParticipaçãoIdentidade pessoalIdentidade socialPre- school educationParticipationPersonal identitySocial identityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente trabalho patenteia o relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho, efetivado no ano letivo de 2016/2017. Apresenta um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido na valência de jardim-de-infância. Este projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido com base na observação do contexto e das crianças. Este procurou fortalecer a identidade pessoal e social da criança numa descoberta do eu e do outro, tendo como pedra basilar as relações que as crianças estabelecem umas com as outras para que possam conhecer-se a si próprias, os pares e o mundo que as rodeia. As atividades em que as crianças se envolveram instigaram fomentar estas relações, envolver as famílias, desenvolver a autonomia, a tomada de decisões, a consciência de si, bem como o sentido de pertença a um grupo. Os efeitos do projeto de intervenção pedagógica, foram permeados por momentos de entreajuda, no saber escutar e esperar para ser ouvido, na tomada de decisões e na concretização das mesmas, no sentido de pertença a um grupo, procurando ter conhecimento de si próprios nomeadamente das suas caraterísticas pessoais, gostos, interesses, motivações, bem como conhecer os pares. O trabalho sustenta-se em princípios éticos e deontológicos (Bertram et al., 2016). É assegurada a confidencialidade dos dados recolhidos e garantida a privacidade das crianças procurando preservar os seus dados pessoais. O trabalho desenvolvido evidencia que quando se tornar real o exercício dos direitos das crianças na vivência da participação, da democracia estas beneficiam na construção do conhecimento sobre si e sobre os outros e na construção da sua identidade pessoal e social.The present work shows the internship report of the Master's Degree in Pre-school Education of the University of Minho's Education Institute, which took place in the 2016/2017 academic year. It depicts a project of pedagogical intervention materialized in the educational context of a kindergarten. This project of pedagogical intervention was developed based on the observation of the context and the children. It sought to develop the personal and social identity of the child in a discovery of the self and the other, having as basis the relationships that the children establish with each other so that they can know themselves, the peers and the world that surrounds them. Activities involving children have instigated the fostering oh these relationships, engaging families, developing autonomy, decision-making, self-awareness, and the sense of belonging to a group. The effects of the project of pedagogical intervention were permeated by moments of mutual help, of knowing how to listen and waiting to be heard, in the decision making and in the concretization of decisions, while promoting the sense of belonging to a group and the action of discovery of the self, namely their personal characteristics, interests, motivations, as well as knowing the peers. The work is based on ethical and deontological principles (Bertram et al., 2016). The confidentiality of the collected data is ensured and the children's privacy is guaranteed in order to preserve their personal data. The work developed shows that when the exercise of the children´s rights in the experience of participation and democracy becomes real, they benefit in the construction of knowledge about themselves and others and in the construction of their personal and social identity.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoLima, Tânia Marília Barbosa20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57299por202100707info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:18.867037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta do eu e do outro
The discovery of the self and other
title À descoberta do eu e do outro
spellingShingle À descoberta do eu e do outro
Lima, Tânia Marília Barbosa
Educação pré-escolar
Participação
Identidade pessoal
Identidade social
Pre- school education
Participation
Personal identity
Social identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short À descoberta do eu e do outro
title_full À descoberta do eu e do outro
title_fullStr À descoberta do eu e do outro
title_full_unstemmed À descoberta do eu e do outro
title_sort À descoberta do eu e do outro
author Lima, Tânia Marília Barbosa
author_facet Lima, Tânia Marília Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Tânia Marília Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Participação
Identidade pessoal
Identidade social
Pre- school education
Participation
Personal identity
Social identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Participação
Identidade pessoal
Identidade social
Pre- school education
Participation
Personal identity
Social identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57299
url http://hdl.handle.net/1822/57299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202100707
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132424046641152