Aprender música através da improvisação: uma pesquisa para contextos práticos da unidade curricular de Formação Musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31990 |
Resumo: | A presente dissertação pretende ser um contributo para a melhoria das práticas educativas no âmbito da Formação Musical através do uso da improvisação no pressuposto de que tal processo pode tanto contribuir para o desenvolvimento e otimização da compreensão musical como também funcionar como estratégia de avaliação. São seus objetivos específicos: [1] identificar instrumentos teóricos e autores que permitam reconhecer e perspetivar a improvisação como processo que pode ajudar a promover a compreensão musical bem como a avaliação de aprendizagens e, dessa forma, justificar a sua pertinência nos curricula de música, nomeadamente do ensino artístico; [2] recolher, selecionar, elaborar e organizar sugestões de atividades e estratégias para implementar em sala de aula que possibilitem desenvolver a improvisação e, com ela, aprendizagens, nomeadamente, de conteúdos e competências da unidade curricular de Formação Musical. A segunda parte desta dissertação refere-se à componente letiva integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2019/2020 na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, na qual participaram 23 alunos distribuídos por duas turmas do ensino articulado do 1º e 3º grau. |
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Aprender música através da improvisação: uma pesquisa para contextos práticos da unidade curricular de Formação MusicalImprovisaçãoCompreensão musicalPensamento criativoA presente dissertação pretende ser um contributo para a melhoria das práticas educativas no âmbito da Formação Musical através do uso da improvisação no pressuposto de que tal processo pode tanto contribuir para o desenvolvimento e otimização da compreensão musical como também funcionar como estratégia de avaliação. São seus objetivos específicos: [1] identificar instrumentos teóricos e autores que permitam reconhecer e perspetivar a improvisação como processo que pode ajudar a promover a compreensão musical bem como a avaliação de aprendizagens e, dessa forma, justificar a sua pertinência nos curricula de música, nomeadamente do ensino artístico; [2] recolher, selecionar, elaborar e organizar sugestões de atividades e estratégias para implementar em sala de aula que possibilitem desenvolver a improvisação e, com ela, aprendizagens, nomeadamente, de conteúdos e competências da unidade curricular de Formação Musical. A segunda parte desta dissertação refere-se à componente letiva integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2019/2020 na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, na qual participaram 23 alunos distribuídos por duas turmas do ensino articulado do 1º e 3º grau.This dissertation intends to be a contribution to the improvement of educational practices in the context of Musical Training curriculum unit through the use of improvisation in the assumption that such process can both contribute to the development and optimization of musical understanding as well as functioning as an evaluation strategy. Its specific goals are: [1] to identify theoretical instruments and authors that allow the recognition and perspective of improvisation as a process that can help promote musical understanding as well as the evaluation of learning and, thus, justify its relevance in music curricula, particularly in artistic education; [2] to collect, select, develop and organize suggestions for activities and strategies to implement in the classroom that enable the development of improvisation and, with it, learning, including content and skills of the Musical Training curriculum unit. The second part of this dissertation refers to the teaching component of the Supervised Teaching Practice curriculum unit, held in the academic year 2019/2020 at the Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, in which participated 23 students distributed by two classes of 1st and 3rd degree of articulated teaching.2021-09-02T10:05:39Z2021-02-26T00:00:00Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31990porCapote, Ana Beatriz Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:49Zoai:ria.ua.pt:10773/31990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:49.092265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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