Aprender música através da improvisação: uma pesquisa para contextos práticos da unidade curricular de Formação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capote, Ana Beatriz Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31990
Resumo: A presente dissertação pretende ser um contributo para a melhoria das práticas educativas no âmbito da Formação Musical através do uso da improvisação no pressuposto de que tal processo pode tanto contribuir para o desenvolvimento e otimização da compreensão musical como também funcionar como estratégia de avaliação. São seus objetivos específicos: [1] identificar instrumentos teóricos e autores que permitam reconhecer e perspetivar a improvisação como processo que pode ajudar a promover a compreensão musical bem como a avaliação de aprendizagens e, dessa forma, justificar a sua pertinência nos curricula de música, nomeadamente do ensino artístico; [2] recolher, selecionar, elaborar e organizar sugestões de atividades e estratégias para implementar em sala de aula que possibilitem desenvolver a improvisação e, com ela, aprendizagens, nomeadamente, de conteúdos e competências da unidade curricular de Formação Musical. A segunda parte desta dissertação refere-se à componente letiva integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2019/2020 na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, na qual participaram 23 alunos distribuídos por duas turmas do ensino articulado do 1º e 3º grau.
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