Trabalho qualificado e adoção de tecnologias de logística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77811 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
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Trabalho qualificado e adoção de tecnologias de logísticaInovaçãoTrabalho qualificadoLogísticaDeterminantes da inovaçãoInnovationSkilled workLogisticsDeterminants of innovationCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da EmpresaAtualmente, o capital humano, em particular, o trabalho qualificado tem tido destaque na eficácia da implementação de uma nova tecnologia dentro de uma organização (Matt et al, 2020). De acordo com vários autores (por exemplo, Schulz, 1961; Alonso & Collado, 2002 e Barbosa & Faria, 2008), o trabalho qualificado é caracterizado como um indicador favorável à inovação, pois tem maiores competências intelectuais que permitem acompanhar o desenvolvimento tecnológico (Meschi et al., 2015; Ugur et al., 2018). A atividade logística é especialmente confrontada com uma forte concorrência no mercado e recorre à inovação e à mão-de-obra qualificada para fidelizar o cliente através da diferenciação e qualidade dos seus serviços (Cui et al., 2021). Esta dissertação tem como foco principal perceber qual a relação entre o trabalho qualificado e a adoção de tecnologias de logística. Os dados foram retirados do inquérito CIS 2016, onde permite detetar as características que aumentam a probabilidade de uma empresa em inovar em logística. Adicionalmente, a inovação em logística foi distinguida em três tecnologias diferentes: fluxo de compras, fluxo de vendas e fluxo de stock. Para além do trabalho qualificado, foram também analisados outros possíveis determinantes à inovação, nomeadamente, a dimensão da empresa, atividades em I&D, presença da empresa num grupo, volume de vendas, indústria a que pertence. Verificou-se, assim, que o trabalho qualificado é um fator que afeta positivamente a probabilidade de uma empresa introduzir inovação em logística. Em particular, verificou-se uma relação positiva e monotónica entre o trabalho qualificado e a inovação em logística até uma intensidade de trabalhadores qualificados de 50% numa empresa. Este resultado sugere que existe um limiar no efeito do trabalho qualificado na adoção das tecnologias de logística. Tal compreende-se, porque a implementação da logística no processo produtivo das empresas requer simultaneamente trabalho não qualificado. Os resultados encontrados demonstraram ainda um efeito positivo das atividades em I&D e do volume de vendas na inovação em logística em geral e que as empresas de menor dimensão e da indústria dos serviços apresentam maior probabilidade em adotar inovações em logística. Por fim, constatou-se também, que não existem diferenças relevantes nos determinantes entre diferentes tipos de inovações de logística.Nowadays, human capital, in particular qualified work has been highlighted in the effectiveness of implementing a new technology within an organization (Matt et al, 2020). According to several authors (for example, Schulz, 1961; Alonso & Collado, 2002 and Barbosa & Faria, 2008), qualified work is characterized as a favourable indicator for innovation, as it has greater intellectual skills that allow it to follow technological development (Meschi et al., 2015; Ugur et al., 2018). The logistics activity is especially faced with strong competition in the market and uses innovation and qualified labour to retain the customer through the differentiation and quality of its services (Cui et al., 2021).This dissertation has as main focus to understand the relationship between qualified work and the adoption of logistics technologies. Data were taken from the CIS 2016 survey, which allows detecting the characteristics that increase the probability of a company to innovate in logistics. Additionally, innovation in logistics was distinguished in three different technologies: purchase flow, sales flow and stock flow. In addition to qualified work, other possible determinants of innovation were also analysed, namely, company size, R&D activities, company presence in a group, sales volume, industry to which it belongs. Thus, it was confirmed that qualified work is a factor that positively affects the probability of a company to introduce innovation in logistics. In particular, there was a positive and monotonic relationship between qualified work and logistics innovation until 50% of qualified workers intensity in a company. This result suggests that there is a threshold in the effect of skilled labour in the adoption of logistics technologies. This is understandable because the implementation of logistics in the production process of companies simultaneously requires unskilled work. The results found also showed a positive effect of R&D activities and sales volume on innovation in logistics in general and that smaller companies and those in the service industry are more likely to adopt innovations in logistics than large companies and the manufacturing industry. Finally, it was also found that there are no relevant differences in the determinants between different types of logistics innovations.Faria, Ana PaulaUniversidade do MinhoMoreira, Inês Ferreira2022-03-302022-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77811por202981223info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:30.929666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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