Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís Calafate
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maria João Mendonça, Clara Vasconcelos, Rosa Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10216/127176
Resumo: <jats:p>Resumo Nas ultimas decadas, a pesquisa em Ensino de Ciencias tem evidenciado a relevancia do papel desempenhado pela Historia da Ciencia no ensino e aprendizagem das mesmas. E tao importante aprender ciencias como aprender sobre ciencias e esta compreensao sobre o que e a ciencia envolve tanto reconhecer a sua insercao num contexto social, como tambem ter uma ideia de como e construido o conhecimento cientifico e de que forma este se diferencia dos saberes do quotidiano. A metodologia de Ensino Baseado em Casos (EBC), rompeu decadas de ensino meramente transmissivo e enquadra-se na perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem, onde o professor e mediador e os alunos trabalham em grupos e aprendem com os seus colegas. Esta metodologia de ensino parece assim vantajosa, uma vez que os alunos desenvolvem habilidades de trabalho colaborativo e resolucao de problemas, alem de dotar os alunos com ancoras mentais para os fatos, conceitos e principios a serem estudados e assimilados. Reconhecendo a potencialidade desta metodologia de ensino e a faculdade da HC no ensino das ciencias, foi proposto um caso que espelha a historia do avanco cientifico e tecnologico dos pacemakers cardiacos. O estudo, ainda em desenvolvimento, ira incidir numa amostra de conveniencia (n=26) constituida por alunos do 9o ano de escolaridade de uma escola publica de uma zona urbana do norte do pais. Palavras-chave: Historia da Ciencia; ensino baseado em casos; pacemakers cardiacosAbstract In recent decades, research in science education has highlighted the importance of the role played by HC in teaching and learning. As Matthews (1995), is so important to learn how to learn science as to learn science. This understanding of the Science involves both recognize the insertion in a social context, your as well as get an idea of how scientific knowledge is constructed and how this differs from knowledge of everyday life. The case-based teaching methodology broke decades of teaching merely transmissive and fits on social constructivism theory perspective of learning, where the teacher is a mediator and the students work in groups and learn from their colleagues. This teaching methodology seems so advantageous, since students develop job skills and collaborative problem-solving, in addition to providing students with mental anchors for the facts, concepts and principles to be studied and assimilated. Recognizing the potential of this methodology of teaching and the power of HC in science teaching, it was proposed a case that mirrors the history of scientific and technological advancement of pacemakers. This study, still under development, will focus on a convenience sample (n=26) consisting of students from the 9th grade level of a public school in an urban area in the north of the country. Keywords: history of science; case-based teaching; pacemakers.</jats:p>
id RCAP_c6878963bb3f6bd1a181ebbffc1206d9
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/127176
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade<jats:p>Resumo Nas ultimas decadas, a pesquisa em Ensino de Ciencias tem evidenciado a relevancia do papel desempenhado pela Historia da Ciencia no ensino e aprendizagem das mesmas. E tao importante aprender ciencias como aprender sobre ciencias e esta compreensao sobre o que e a ciencia envolve tanto reconhecer a sua insercao num contexto social, como tambem ter uma ideia de como e construido o conhecimento cientifico e de que forma este se diferencia dos saberes do quotidiano. A metodologia de Ensino Baseado em Casos (EBC), rompeu decadas de ensino meramente transmissivo e enquadra-se na perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem, onde o professor e mediador e os alunos trabalham em grupos e aprendem com os seus colegas. Esta metodologia de ensino parece assim vantajosa, uma vez que os alunos desenvolvem habilidades de trabalho colaborativo e resolucao de problemas, alem de dotar os alunos com ancoras mentais para os fatos, conceitos e principios a serem estudados e assimilados. Reconhecendo a potencialidade desta metodologia de ensino e a faculdade da HC no ensino das ciencias, foi proposto um caso que espelha a historia do avanco cientifico e tecnologico dos pacemakers cardiacos. O estudo, ainda em desenvolvimento, ira incidir numa amostra de conveniencia (n=26) constituida por alunos do 9o ano de escolaridade de uma escola publica de uma zona urbana do norte do pais. Palavras-chave: Historia da Ciencia; ensino baseado em casos; pacemakers cardiacosAbstract In recent decades, research in science education has highlighted the importance of the role played by HC in teaching and learning. As Matthews (1995), is so important to learn how to learn science as to learn science. This understanding of the Science involves both recognize the insertion in a social context, your as well as get an idea of how scientific knowledge is constructed and how this differs from knowledge of everyday life. The case-based teaching methodology broke decades of teaching merely transmissive and fits on social constructivism theory perspective of learning, where the teacher is a mediator and the students work in groups and learn from their colleagues. This teaching methodology seems so advantageous, since students develop job skills and collaborative problem-solving, in addition to providing students with mental anchors for the facts, concepts and principles to be studied and assimilated. Recognizing the potential of this methodology of teaching and the power of HC in science teaching, it was proposed a case that mirrors the history of scientific and technological advancement of pacemakers. This study, still under development, will focus on a convenience sample (n=26) consisting of students from the 9th grade level of a public school in an urban area in the north of the country. Keywords: history of science; case-based teaching; pacemakers.</jats:p>20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10216/127176eng2178-291110.23925/2178-2911.2019v20espp802-810Luís CalafateMaria João MendonçaClara VasconcelosRosa Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:23:20Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/127176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:00:13.048546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade
title Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade
spellingShingle Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade
Luís Calafate
title_short Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade
title_full Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade
title_fullStr Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade
title_sort Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade
author Luís Calafate
author_facet Luís Calafate
Maria João Mendonça
Clara Vasconcelos
Rosa Costa
author_role author
author2 Maria João Mendonça
Clara Vasconcelos
Rosa Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís Calafate
Maria João Mendonça
Clara Vasconcelos
Rosa Costa
description <jats:p>Resumo Nas ultimas decadas, a pesquisa em Ensino de Ciencias tem evidenciado a relevancia do papel desempenhado pela Historia da Ciencia no ensino e aprendizagem das mesmas. E tao importante aprender ciencias como aprender sobre ciencias e esta compreensao sobre o que e a ciencia envolve tanto reconhecer a sua insercao num contexto social, como tambem ter uma ideia de como e construido o conhecimento cientifico e de que forma este se diferencia dos saberes do quotidiano. A metodologia de Ensino Baseado em Casos (EBC), rompeu decadas de ensino meramente transmissivo e enquadra-se na perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem, onde o professor e mediador e os alunos trabalham em grupos e aprendem com os seus colegas. Esta metodologia de ensino parece assim vantajosa, uma vez que os alunos desenvolvem habilidades de trabalho colaborativo e resolucao de problemas, alem de dotar os alunos com ancoras mentais para os fatos, conceitos e principios a serem estudados e assimilados. Reconhecendo a potencialidade desta metodologia de ensino e a faculdade da HC no ensino das ciencias, foi proposto um caso que espelha a historia do avanco cientifico e tecnologico dos pacemakers cardiacos. O estudo, ainda em desenvolvimento, ira incidir numa amostra de conveniencia (n=26) constituida por alunos do 9o ano de escolaridade de uma escola publica de uma zona urbana do norte do pais. Palavras-chave: Historia da Ciencia; ensino baseado em casos; pacemakers cardiacosAbstract In recent decades, research in science education has highlighted the importance of the role played by HC in teaching and learning. As Matthews (1995), is so important to learn how to learn science as to learn science. This understanding of the Science involves both recognize the insertion in a social context, your as well as get an idea of how scientific knowledge is constructed and how this differs from knowledge of everyday life. The case-based teaching methodology broke decades of teaching merely transmissive and fits on social constructivism theory perspective of learning, where the teacher is a mediator and the students work in groups and learn from their colleagues. This teaching methodology seems so advantageous, since students develop job skills and collaborative problem-solving, in addition to providing students with mental anchors for the facts, concepts and principles to be studied and assimilated. Recognizing the potential of this methodology of teaching and the power of HC in science teaching, it was proposed a case that mirrors the history of scientific and technological advancement of pacemakers. This study, still under development, will focus on a convenience sample (n=26) consisting of students from the 9th grade level of a public school in an urban area in the north of the country. Keywords: history of science; case-based teaching; pacemakers.</jats:p>
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10216/127176
url https://hdl.handle.net/10216/127176
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2178-2911
10.23925/2178-2911.2019v20espp802-810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135925924528128