Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10216/127176 |
Resumo: | <jats:p>Resumo Nas ultimas decadas, a pesquisa em Ensino de Ciencias tem evidenciado a relevancia do papel desempenhado pela Historia da Ciencia no ensino e aprendizagem das mesmas. E tao importante aprender ciencias como aprender sobre ciencias e esta compreensao sobre o que e a ciencia envolve tanto reconhecer a sua insercao num contexto social, como tambem ter uma ideia de como e construido o conhecimento cientifico e de que forma este se diferencia dos saberes do quotidiano. A metodologia de Ensino Baseado em Casos (EBC), rompeu decadas de ensino meramente transmissivo e enquadra-se na perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem, onde o professor e mediador e os alunos trabalham em grupos e aprendem com os seus colegas. Esta metodologia de ensino parece assim vantajosa, uma vez que os alunos desenvolvem habilidades de trabalho colaborativo e resolucao de problemas, alem de dotar os alunos com ancoras mentais para os fatos, conceitos e principios a serem estudados e assimilados. Reconhecendo a potencialidade desta metodologia de ensino e a faculdade da HC no ensino das ciencias, foi proposto um caso que espelha a historia do avanco cientifico e tecnologico dos pacemakers cardiacos. O estudo, ainda em desenvolvimento, ira incidir numa amostra de conveniencia (n=26) constituida por alunos do 9o ano de escolaridade de uma escola publica de uma zona urbana do norte do pais. Palavras-chave: Historia da Ciencia; ensino baseado em casos; pacemakers cardiacosAbstract In recent decades, research in science education has highlighted the importance of the role played by HC in teaching and learning. As Matthews (1995), is so important to learn how to learn science as to learn science. This understanding of the Science involves both recognize the insertion in a social context, your as well as get an idea of how scientific knowledge is constructed and how this differs from knowledge of everyday life. The case-based teaching methodology broke decades of teaching merely transmissive and fits on social constructivism theory perspective of learning, where the teacher is a mediator and the students work in groups and learn from their colleagues. This teaching methodology seems so advantageous, since students develop job skills and collaborative problem-solving, in addition to providing students with mental anchors for the facts, concepts and principles to be studied and assimilated. Recognizing the potential of this methodology of teaching and the power of HC in science teaching, it was proposed a case that mirrors the history of scientific and technological advancement of pacemakers. This study, still under development, will focus on a convenience sample (n=26) consisting of students from the 9th grade level of a public school in an urban area in the north of the country. Keywords: history of science; case-based teaching; pacemakers.</jats:p> |
id |
RCAP_c6878963bb3f6bd1a181ebbffc1206d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/127176 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade<jats:p>Resumo Nas ultimas decadas, a pesquisa em Ensino de Ciencias tem evidenciado a relevancia do papel desempenhado pela Historia da Ciencia no ensino e aprendizagem das mesmas. E tao importante aprender ciencias como aprender sobre ciencias e esta compreensao sobre o que e a ciencia envolve tanto reconhecer a sua insercao num contexto social, como tambem ter uma ideia de como e construido o conhecimento cientifico e de que forma este se diferencia dos saberes do quotidiano. A metodologia de Ensino Baseado em Casos (EBC), rompeu decadas de ensino meramente transmissivo e enquadra-se na perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem, onde o professor e mediador e os alunos trabalham em grupos e aprendem com os seus colegas. Esta metodologia de ensino parece assim vantajosa, uma vez que os alunos desenvolvem habilidades de trabalho colaborativo e resolucao de problemas, alem de dotar os alunos com ancoras mentais para os fatos, conceitos e principios a serem estudados e assimilados. Reconhecendo a potencialidade desta metodologia de ensino e a faculdade da HC no ensino das ciencias, foi proposto um caso que espelha a historia do avanco cientifico e tecnologico dos pacemakers cardiacos. O estudo, ainda em desenvolvimento, ira incidir numa amostra de conveniencia (n=26) constituida por alunos do 9o ano de escolaridade de uma escola publica de uma zona urbana do norte do pais. Palavras-chave: Historia da Ciencia; ensino baseado em casos; pacemakers cardiacosAbstract In recent decades, research in science education has highlighted the importance of the role played by HC in teaching and learning. As Matthews (1995), is so important to learn how to learn science as to learn science. This understanding of the Science involves both recognize the insertion in a social context, your as well as get an idea of how scientific knowledge is constructed and how this differs from knowledge of everyday life. The case-based teaching methodology broke decades of teaching merely transmissive and fits on social constructivism theory perspective of learning, where the teacher is a mediator and the students work in groups and learn from their colleagues. This teaching methodology seems so advantageous, since students develop job skills and collaborative problem-solving, in addition to providing students with mental anchors for the facts, concepts and principles to be studied and assimilated. Recognizing the potential of this methodology of teaching and the power of HC in science teaching, it was proposed a case that mirrors the history of scientific and technological advancement of pacemakers. This study, still under development, will focus on a convenience sample (n=26) consisting of students from the 9th grade level of a public school in an urban area in the north of the country. Keywords: history of science; case-based teaching; pacemakers.</jats:p>20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10216/127176eng2178-291110.23925/2178-2911.2019v20espp802-810Luís CalafateMaria João MendonçaClara VasconcelosRosa Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:23:20Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/127176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:00:13.048546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade |
title |
Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade Luís Calafate |
title_short |
Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade |
title_full |
Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade |
title_sort |
Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade |
author |
Luís Calafate |
author_facet |
Luís Calafate Maria João Mendonça Clara Vasconcelos Rosa Costa |
author_role |
author |
author2 |
Maria João Mendonça Clara Vasconcelos Rosa Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luís Calafate Maria João Mendonça Clara Vasconcelos Rosa Costa |
description |
<jats:p>Resumo Nas ultimas decadas, a pesquisa em Ensino de Ciencias tem evidenciado a relevancia do papel desempenhado pela Historia da Ciencia no ensino e aprendizagem das mesmas. E tao importante aprender ciencias como aprender sobre ciencias e esta compreensao sobre o que e a ciencia envolve tanto reconhecer a sua insercao num contexto social, como tambem ter uma ideia de como e construido o conhecimento cientifico e de que forma este se diferencia dos saberes do quotidiano. A metodologia de Ensino Baseado em Casos (EBC), rompeu decadas de ensino meramente transmissivo e enquadra-se na perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem, onde o professor e mediador e os alunos trabalham em grupos e aprendem com os seus colegas. Esta metodologia de ensino parece assim vantajosa, uma vez que os alunos desenvolvem habilidades de trabalho colaborativo e resolucao de problemas, alem de dotar os alunos com ancoras mentais para os fatos, conceitos e principios a serem estudados e assimilados. Reconhecendo a potencialidade desta metodologia de ensino e a faculdade da HC no ensino das ciencias, foi proposto um caso que espelha a historia do avanco cientifico e tecnologico dos pacemakers cardiacos. O estudo, ainda em desenvolvimento, ira incidir numa amostra de conveniencia (n=26) constituida por alunos do 9o ano de escolaridade de uma escola publica de uma zona urbana do norte do pais. Palavras-chave: Historia da Ciencia; ensino baseado em casos; pacemakers cardiacosAbstract In recent decades, research in science education has highlighted the importance of the role played by HC in teaching and learning. As Matthews (1995), is so important to learn how to learn science as to learn science. This understanding of the Science involves both recognize the insertion in a social context, your as well as get an idea of how scientific knowledge is constructed and how this differs from knowledge of everyday life. The case-based teaching methodology broke decades of teaching merely transmissive and fits on social constructivism theory perspective of learning, where the teacher is a mediator and the students work in groups and learn from their colleagues. This teaching methodology seems so advantageous, since students develop job skills and collaborative problem-solving, in addition to providing students with mental anchors for the facts, concepts and principles to be studied and assimilated. Recognizing the potential of this methodology of teaching and the power of HC in science teaching, it was proposed a case that mirrors the history of scientific and technological advancement of pacemakers. This study, still under development, will focus on a convenience sample (n=26) consisting of students from the 9th grade level of a public school in an urban area in the north of the country. Keywords: history of science; case-based teaching; pacemakers.</jats:p> |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10216/127176 |
url |
https://hdl.handle.net/10216/127176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2178-2911 10.23925/2178-2911.2019v20espp802-810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135925924528128 |