Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84781 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce) |
id |
RCAP_c68b44532dc66435b7003a5fd67fc211 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84781 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´SThe contributions of the "EBR" and the Ecomap in the construction of the "PIIP" and in the authentic evaluation centered on the family: perspective of Eli's professionalsDesenvolvimento profissionalEcomapaEntrevista baseada em rotinasIntervenção precoce na infânciaChildhood preventive interventionEcomapProfessional developmentRoutine based interviewCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce)O importante trabalho das Equipas de Intervenção Precoce é muitas vezes o primeiro e único suporte das famílias e das suas crianças. Diariamente, estas equipas procuram apoiar as famílias e crianças nos seus esforços de capacitação das famílias que atendem E fazem-no no sentido de sempre melhorarem as suas práticas. Como meio de instrumentos de trabalho conjunto entre a equipa e a família são usados, entre outros, o Ecomapa e a Entrevista Baseada em Rotinas (EBR). O objetivo deste estudo é compreender se estes instrumentos satisfazem completamente a equipa, na qual a família está incluída, ou se os adaptam às suas necessidades. Este trabalho evidenciará também alguns anseios e espectativas das equipas que aceitaram colaborar nesta investigação. Os resultados apontam para a utilização plena do ecomapa por parte dos profissionais das equipas, no entanto no que concerne à EBR os profissionais referem que dado a extensão da mesma, utilizam-na com pequenas adaptações.The important work of the Preventive Intervention Teams is many times the first and only support for children and their families. These teams look to support families and children on a daily basis, by giving the participating families competencies so that they improve their practices. In order to do this, and for the teams and the families to work in conjunction, some of the tools used are ECOMAP and Routine Based Interview, among others. The target of this study was to understand if these tools are adequate for the work of the team within the family they were working with. This study was also meant to highlight some of the concerns and expectations of the teams that agreed to participate in this research. The results indicate that the full use of Ecomap by professionals is very productive, on the other hand, the Routine Based Interview, given its wide scope, is used with some adaptions.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoPaiva, Carla Sandra Caetano dos Santos2023-05-222023-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84781por203303105info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:21.001292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S The contributions of the "EBR" and the Ecomap in the construction of the "PIIP" and in the authentic evaluation centered on the family: perspective of Eli's professionals |
title |
Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S |
spellingShingle |
Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S Paiva, Carla Sandra Caetano dos Santos Desenvolvimento profissional Ecomapa Entrevista baseada em rotinas Intervenção precoce na infância Childhood preventive intervention Ecomap Professional development Routine based interview Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S |
title_full |
Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S |
title_fullStr |
Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S |
title_full_unstemmed |
Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S |
title_sort |
Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S |
author |
Paiva, Carla Sandra Caetano dos Santos |
author_facet |
Paiva, Carla Sandra Caetano dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serrano, Ana Maria Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Carla Sandra Caetano dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Ecomapa Entrevista baseada em rotinas Intervenção precoce na infância Childhood preventive intervention Ecomap Professional development Routine based interview Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenvolvimento profissional Ecomapa Entrevista baseada em rotinas Intervenção precoce na infância Childhood preventive intervention Ecomap Professional development Routine based interview Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce) |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-22 2023-05-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/84781 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/84781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203303105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132193017036800 |