Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Carla Sandra Caetano dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84781
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce)
id RCAP_c68b44532dc66435b7003a5fd67fc211
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84781
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´SThe contributions of the "EBR" and the Ecomap in the construction of the "PIIP" and in the authentic evaluation centered on the family: perspective of Eli's professionalsDesenvolvimento profissionalEcomapaEntrevista baseada em rotinasIntervenção precoce na infânciaChildhood preventive interventionEcomapProfessional developmentRoutine based interviewCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce)O importante trabalho das Equipas de Intervenção Precoce é muitas vezes o primeiro e único suporte das famílias e das suas crianças. Diariamente, estas equipas procuram apoiar as famílias e crianças nos seus esforços de capacitação das famílias que atendem E fazem-no no sentido de sempre melhorarem as suas práticas. Como meio de instrumentos de trabalho conjunto entre a equipa e a família são usados, entre outros, o Ecomapa e a Entrevista Baseada em Rotinas (EBR). O objetivo deste estudo é compreender se estes instrumentos satisfazem completamente a equipa, na qual a família está incluída, ou se os adaptam às suas necessidades. Este trabalho evidenciará também alguns anseios e espectativas das equipas que aceitaram colaborar nesta investigação. Os resultados apontam para a utilização plena do ecomapa por parte dos profissionais das equipas, no entanto no que concerne à EBR os profissionais referem que dado a extensão da mesma, utilizam-na com pequenas adaptações.The important work of the Preventive Intervention Teams is many times the first and only support for children and their families. These teams look to support families and children on a daily basis, by giving the participating families competencies so that they improve their practices. In order to do this, and for the teams and the families to work in conjunction, some of the tools used are ECOMAP and Routine Based Interview, among others. The target of this study was to understand if these tools are adequate for the work of the team within the family they were working with. This study was also meant to highlight some of the concerns and expectations of the teams that agreed to participate in this research. The results indicate that the full use of Ecomap by professionals is very productive, on the other hand, the Routine Based Interview, given its wide scope, is used with some adaptions.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoPaiva, Carla Sandra Caetano dos Santos2023-05-222023-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84781por203303105info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:21.001292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S
The contributions of the "EBR" and the Ecomap in the construction of the "PIIP" and in the authentic evaluation centered on the family: perspective of Eli's professionals
title Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S
spellingShingle Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S
Paiva, Carla Sandra Caetano dos Santos
Desenvolvimento profissional
Ecomapa
Entrevista baseada em rotinas
Intervenção precoce na infância
Childhood preventive intervention
Ecomap
Professional development
Routine based interview
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S
title_full Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S
title_fullStr Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S
title_full_unstemmed Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S
title_sort Contributos da EBR e do Ecomapa na construção do PIIP e na avaliação autêntica centrada na família: perspetivas dos profissionais das ELI´S
author Paiva, Carla Sandra Caetano dos Santos
author_facet Paiva, Carla Sandra Caetano dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrano, Ana Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Carla Sandra Caetano dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Ecomapa
Entrevista baseada em rotinas
Intervenção precoce na infância
Childhood preventive intervention
Ecomap
Professional development
Routine based interview
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenvolvimento profissional
Ecomapa
Entrevista baseada em rotinas
Intervenção precoce na infância
Childhood preventive intervention
Ecomap
Professional development
Routine based interview
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-22
2023-05-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84781
url https://hdl.handle.net/1822/84781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203303105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132193017036800