The motivation and transformative learning experience of international students in Portugal (IPB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demiri, Abetare
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29366
Resumo: Mestrado em IPB-ESTG e ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS DO NORTE (APNOR)
id RCAP_c6917264501291fe62040de470a249fb
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The motivation and transformative learning experience of international students in Portugal (IPB)International studentsMotivationsTransformative learningPush-pull factorsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado em IPB-ESTG e ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS DO NORTE (APNOR)Understanding the motivations and transformative experiences of international students is essential in the context of global education. This study explores the motivations of international students in Portugal, specifically Instituto Politécnico de Bragança (IPB), as their study destination during the academic years 2021/2022 and 2022/2023. The study identifies Push Factors (negative aspects in home countries) and Pull Factors (positive aspects abroad) guiding students' choices, emphasizing the transformative journey involving personal, social, and cultural factors. Using a questionnaire, 62 valid responses were collected and analysed, focusing on motivations, transformative experiences, and long-term impacts. Key findings indicate that personal growth, migration plans, and economic conditions were primary motivations. Affordable tuition fees, the desire to explore Portugal, and cultural experiences were decisive factors in choosing IPB. International students at IPB actively engaged with fellow students, participated in events, and significantly broadened their knowledge about Portugal. Positive feelings towards the country increased notably, with friendly locals, open-minded society, family values, and delightful cuisine being highly appreciated. The study showcased the positive impact of studying abroad, fostering enhanced confidence, self-esteem, cultural awareness, and problem-solving skills among participants. Moreover, it challenged and changed stereotypes, nurturing a more inclusive mindset. While acknowledging individual differences, the collective evidence underscores the transformative power of international experiences, shaping well-rounded, culturally aware, and adaptable individuals prepared for the challenges of our globalized world.Compreender as motivações e as experiências transformadoras dos estudantes internacionais é essencial no contexto da educação global. Este estudo explora as motivações dos estudantes internacionais em Portugal, especificamente no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), como destino de estudo durante os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. O estudo identifica Fatores de Impulso (aspetos negativos nos países de origem) e Fatores de Puxão (aspetos positivos no estrangeiro) que orientam as escolhas dos estudantes, enfatizando a jornada transformadora que envolve fatores pessoais, sociais e culturais. Recorrendo a um questionário, foram recolhidas e analisadas 62 respostas válidas, focando as motivações, as experiências transformadoras e os impactos a longo prazo. Os principais resultados indicam que o crescimento pessoal, os planos de migração e as condições económicas foram as principais motivações. O preço acessível das propinas, o desejo de explorar Portugal e as experiências culturais foram fatores decisivos na escolha do IPB. Os estudantes internacionais do IPB interagiram ativamente com os seus colegas, participaram em eventos e alargaram significativamente os seus conhecimentos sobre Portugal. Os sentimentos positivos em relação ao país aumentaram de forma notável, com os habitantes locais amigáveis, a sociedade de mente aberta, os valores familiares e a deliciosa gastronomia a serem altamente apreciados. O estudo demonstrou o impacto positivo de estudar no estrangeiro, promovendo uma maior confiança, autoestima, consciência cultural e capacidade de resolução de problemas entre os participantes. Além disso, desafiou e alterou estereótipos, fomentando uma mentalidade mais inclusiva. Embora reconhecendo as diferenças individuais, as provas coletivas sublinham o poder transformador das experiências internacionais, formando indivíduos completos, culturalmente conscientes e adaptáveis, preparados para os desafios do nosso mundo globalizado.Monte, Ana PaulaBiblioteca Digital do IPBDemiri, Abetare2024-01-24T16:41:31Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29366TID:203479769enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:19:50Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:59.207908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The motivation and transformative learning experience of international students in Portugal (IPB)
title The motivation and transformative learning experience of international students in Portugal (IPB)
spellingShingle The motivation and transformative learning experience of international students in Portugal (IPB)
Demiri, Abetare
International students
Motivations
Transformative learning
Push-pull factors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short The motivation and transformative learning experience of international students in Portugal (IPB)
title_full The motivation and transformative learning experience of international students in Portugal (IPB)
title_fullStr The motivation and transformative learning experience of international students in Portugal (IPB)
title_full_unstemmed The motivation and transformative learning experience of international students in Portugal (IPB)
title_sort The motivation and transformative learning experience of international students in Portugal (IPB)
author Demiri, Abetare
author_facet Demiri, Abetare
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monte, Ana Paula
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Demiri, Abetare
dc.subject.por.fl_str_mv International students
Motivations
Transformative learning
Push-pull factors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic International students
Motivations
Transformative learning
Push-pull factors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Mestrado em IPB-ESTG e ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS DO NORTE (APNOR)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-24T16:41:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/29366
TID:203479769
url http://hdl.handle.net/10198/29366
identifier_str_mv TID:203479769
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550721764032512