Sobre o expletivo ele em português europeu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrilho, Ernestina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33767
Resumo: Este texto discute o estatuto sintáctico do expletivo ele em português europeu (PE). Tradicionalmente, as ocorrências de ele expletivo, notadas em variedades não-padrão de PE, têm sido analisadas como manifestações do sujeito em construções impessoais (em exemplos como Ele há cada uma!), inesperadas, no entanto, numa língua de sujeito nulo como o PE. Pontualmente, têm sido sugeridas análises alternativas que relacionam este elemento com posições estruturais diferentes da posição de sujeito, mais especificamente situadas no domínio da periferia esquerda da estrutura frásica. O presente trabalho visa contribuir para a caracterização do expletivo ele em PE, centrando-se na descrição das propriedades sintácticas e dos efeitos discursivos das construções que envolvem este expletivo num corpus de variedades dialectais de PE, em parte resumindo a investigação desenvolvida em Carrilho (2005). A evidência empírica assim cotejada apoia as análises que distinguem ele expletivo de um sujeito impessoal, motivando uma proposta de análise que relaciona este elemento com a codificação na sintaxe de aspectos discursivos particulares, associados a manifestações de força ilocutória.
id RCAP_c699cb9b4634d2ad8dbb34fef2c51ec6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sobre o expletivo ele em português europeuSintaxePortuguês dialectalSujeito nuloForça ilocutóriaExpletivoEste texto discute o estatuto sintáctico do expletivo ele em português europeu (PE). Tradicionalmente, as ocorrências de ele expletivo, notadas em variedades não-padrão de PE, têm sido analisadas como manifestações do sujeito em construções impessoais (em exemplos como Ele há cada uma!), inesperadas, no entanto, numa língua de sujeito nulo como o PE. Pontualmente, têm sido sugeridas análises alternativas que relacionam este elemento com posições estruturais diferentes da posição de sujeito, mais especificamente situadas no domínio da periferia esquerda da estrutura frásica. O presente trabalho visa contribuir para a caracterização do expletivo ele em PE, centrando-se na descrição das propriedades sintácticas e dos efeitos discursivos das construções que envolvem este expletivo num corpus de variedades dialectais de PE, em parte resumindo a investigação desenvolvida em Carrilho (2005). A evidência empírica assim cotejada apoia as análises que distinguem ele expletivo de um sujeito impessoal, motivando uma proposta de análise que relaciona este elemento com a codificação na sintaxe de aspectos discursivos particulares, associados a manifestações de força ilocutória.Universidade de Santiago de CompostelaRepositório da Universidade de LisboaCarrilho, Ernestina2018-06-05T15:50:05Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33767porCARRILHO, Ernestina. 2009. "Sobre o expletivo ele em português europeu". Estudos de Lingüística Galega, 1. 7-26.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:23.472900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o expletivo ele em português europeu
title Sobre o expletivo ele em português europeu
spellingShingle Sobre o expletivo ele em português europeu
Carrilho, Ernestina
Sintaxe
Português dialectal
Sujeito nulo
Força ilocutória
Expletivo
title_short Sobre o expletivo ele em português europeu
title_full Sobre o expletivo ele em português europeu
title_fullStr Sobre o expletivo ele em português europeu
title_full_unstemmed Sobre o expletivo ele em português europeu
title_sort Sobre o expletivo ele em português europeu
author Carrilho, Ernestina
author_facet Carrilho, Ernestina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrilho, Ernestina
dc.subject.por.fl_str_mv Sintaxe
Português dialectal
Sujeito nulo
Força ilocutória
Expletivo
topic Sintaxe
Português dialectal
Sujeito nulo
Força ilocutória
Expletivo
description Este texto discute o estatuto sintáctico do expletivo ele em português europeu (PE). Tradicionalmente, as ocorrências de ele expletivo, notadas em variedades não-padrão de PE, têm sido analisadas como manifestações do sujeito em construções impessoais (em exemplos como Ele há cada uma!), inesperadas, no entanto, numa língua de sujeito nulo como o PE. Pontualmente, têm sido sugeridas análises alternativas que relacionam este elemento com posições estruturais diferentes da posição de sujeito, mais especificamente situadas no domínio da periferia esquerda da estrutura frásica. O presente trabalho visa contribuir para a caracterização do expletivo ele em PE, centrando-se na descrição das propriedades sintácticas e dos efeitos discursivos das construções que envolvem este expletivo num corpus de variedades dialectais de PE, em parte resumindo a investigação desenvolvida em Carrilho (2005). A evidência empírica assim cotejada apoia as análises que distinguem ele expletivo de um sujeito impessoal, motivando uma proposta de análise que relaciona este elemento com a codificação na sintaxe de aspectos discursivos particulares, associados a manifestações de força ilocutória.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2018-06-05T15:50:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33767
url http://hdl.handle.net/10451/33767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CARRILHO, Ernestina. 2009. "Sobre o expletivo ele em português europeu". Estudos de Lingüística Galega, 1. 7-26.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santiago de Compostela
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santiago de Compostela
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134413416562688