AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Davide
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moreira, Madalena, Betâmio de Almeida, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/3466
Resumo: A água para consumo humano está sujeita a ameaças desde o seu ponto de captação até ao ponto de consumo, que podem comprometer em diversos graus e formas, a qualidade da água fornecida ao consumidor e originar riscos para a saúde pública. Na actualidade, não é suficiente disponibilizar água em quantidade e pressão adequadas ao longo das 24 horas do dia, pois a sua qualidade é de uma importância crescente para todos os agentes envolvidos. A gestão do risco aplicada à qualidade da água assume, assim, uma importância superior, sendo necessária e emergente a discussão apresentada neste trabalho, sobre a problemática da avaliação e gestão do risco da qualidade da água em sistemas públicos de abastecimento procurando que o risco seja minimizado. Neste trabalho começa-se pela adaptação do conceito técnico do risco à qualidade da água para consumo humano em sistemas públicos de abastecimento. Não sendo o risco percepcionado necessariamente coincidente com o risco real, discutir-se-ão os mecanismos que influenciam a percepção da qualidade da água pelo consumidor e respectivos riscos para a saúde humana. Na sequência desta abordagem ao tema, pretende-se apresentar as ameaças e riscos a que a qualidade da água num sistema de abastecimento está sujeita, assim como, as medidas a tomar para a sua prevenção e/ou diminuição. Considerando eficaz a aplicação da metodologia de Gestão do Risco da Norma ISO 31000 à Gestão do Risco da Qualidade da Água para consumo humano em sistemas públicos de abastecimento de água, são apresentadas as considerações finais.
id RCAP_c6b2461dfcfc2e36935eee245a1d86b1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/3466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTOsistemas de abastecimento de águaqualidade da águariscoA água para consumo humano está sujeita a ameaças desde o seu ponto de captação até ao ponto de consumo, que podem comprometer em diversos graus e formas, a qualidade da água fornecida ao consumidor e originar riscos para a saúde pública. Na actualidade, não é suficiente disponibilizar água em quantidade e pressão adequadas ao longo das 24 horas do dia, pois a sua qualidade é de uma importância crescente para todos os agentes envolvidos. A gestão do risco aplicada à qualidade da água assume, assim, uma importância superior, sendo necessária e emergente a discussão apresentada neste trabalho, sobre a problemática da avaliação e gestão do risco da qualidade da água em sistemas públicos de abastecimento procurando que o risco seja minimizado. Neste trabalho começa-se pela adaptação do conceito técnico do risco à qualidade da água para consumo humano em sistemas públicos de abastecimento. Não sendo o risco percepcionado necessariamente coincidente com o risco real, discutir-se-ão os mecanismos que influenciam a percepção da qualidade da água pelo consumidor e respectivos riscos para a saúde humana. Na sequência desta abordagem ao tema, pretende-se apresentar as ameaças e riscos a que a qualidade da água num sistema de abastecimento está sujeita, assim como, as medidas a tomar para a sua prevenção e/ou diminuição. Considerando eficaz a aplicação da metodologia de Gestão do Risco da Norma ISO 31000 à Gestão do Risco da Qualidade da Água para consumo humano em sistemas públicos de abastecimento de água, são apresentadas as considerações finais.edições INEGI2012-01-12T15:40:28Z2012-01-122011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/3466http://hdl.handle.net/10174/3466porSantos, D.; Moreira, M.; Betâmio de Almeida, A. 2011.AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO In CLME'2011-IIICEM A Engenharia como Alavanca para o Desenvolvimento e Sustentabilidade, ed. J.F. Silva Gomes et al, p. 741-742.978-972-8826-23-9DERdmgsantos@gmail.commmvmv@uevora.ptnd468Santos, DavideMoreira, MadalenaBetâmio de Almeida, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:56.057186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO
title AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO
spellingShingle AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO
Santos, Davide
sistemas de abastecimento de água
qualidade da água
risco
title_short AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO
title_full AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO
title_fullStr AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO
title_sort AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO
author Santos, Davide
author_facet Santos, Davide
Moreira, Madalena
Betâmio de Almeida, António
author_role author
author2 Moreira, Madalena
Betâmio de Almeida, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Davide
Moreira, Madalena
Betâmio de Almeida, António
dc.subject.por.fl_str_mv sistemas de abastecimento de água
qualidade da água
risco
topic sistemas de abastecimento de água
qualidade da água
risco
description A água para consumo humano está sujeita a ameaças desde o seu ponto de captação até ao ponto de consumo, que podem comprometer em diversos graus e formas, a qualidade da água fornecida ao consumidor e originar riscos para a saúde pública. Na actualidade, não é suficiente disponibilizar água em quantidade e pressão adequadas ao longo das 24 horas do dia, pois a sua qualidade é de uma importância crescente para todos os agentes envolvidos. A gestão do risco aplicada à qualidade da água assume, assim, uma importância superior, sendo necessária e emergente a discussão apresentada neste trabalho, sobre a problemática da avaliação e gestão do risco da qualidade da água em sistemas públicos de abastecimento procurando que o risco seja minimizado. Neste trabalho começa-se pela adaptação do conceito técnico do risco à qualidade da água para consumo humano em sistemas públicos de abastecimento. Não sendo o risco percepcionado necessariamente coincidente com o risco real, discutir-se-ão os mecanismos que influenciam a percepção da qualidade da água pelo consumidor e respectivos riscos para a saúde humana. Na sequência desta abordagem ao tema, pretende-se apresentar as ameaças e riscos a que a qualidade da água num sistema de abastecimento está sujeita, assim como, as medidas a tomar para a sua prevenção e/ou diminuição. Considerando eficaz a aplicação da metodologia de Gestão do Risco da Norma ISO 31000 à Gestão do Risco da Qualidade da Água para consumo humano em sistemas públicos de abastecimento de água, são apresentadas as considerações finais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01T00:00:00Z
2012-01-12T15:40:28Z
2012-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/3466
http://hdl.handle.net/10174/3466
url http://hdl.handle.net/10174/3466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, D.; Moreira, M.; Betâmio de Almeida, A. 2011.AVALIAÇÃO DO RISCO DA DEGRADAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO In CLME'2011-IIICEM A Engenharia como Alavanca para o Desenvolvimento e Sustentabilidade, ed. J.F. Silva Gomes et al, p. 741-742.
978-972-8826-23-9
DER
dmgsantos@gmail.com
mmvmv@uevora.pt
nd
468
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv edições INEGI
publisher.none.fl_str_mv edições INEGI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136472214798336