O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sara Margarida Poejo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14548
Resumo: Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_c6bb4530431ef5b0512e1e1f2f7bcc2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficasRecurso didático1.º e 2.º ciclos do ensino básicoIconografiaComunicaçãoHistóriaGeografiaIconographySkills communicationHistoryGeographyDidactic resources1st and 2nd cycles of basic educationRelatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. Tendo em conta as características dos alunos, de ambos os contextos, foi possível definir uma problemática comum que orientou o estudo empírico que se apresenta neste relatório: A análise iconográfica como recurso didático no ensino da História e Geografia contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação. A resposta a esta problemática configura-se em três objetivos: (i) compreender a importância da análise iconográfica no ensino e aprendizagem da História e Geografia; (ii) reconhecer o contributo da análise iconográfica no desenvolvimento de competências de comunicação em História e Geografia; e, (iii) analisar as competências de comunicação em História e Geografia desenvolvidas a partir da análise iconográfica. O estudo, de natureza fundamentalmente qualitativa mobiliza um quadro teórico que articula os conceitos e conceções que justificam a importância da iconografia enquanto recurso didático, reconhecendo o contributo da análise iconográfica no desenvolvimento de competências comunicativas em História e Geografia. Os resultados obtidos, indicam que o recurso a iconografias para comunicar em História e Geografia desenvolveu nos alunos capacidades de: (i) mobilização de vocabulário e conhecimentos histórico-geográfico; (ii) exploração e construção de conhecimento em História e Geografia (iii) compreensão da distribuição e organização de fenómenos no espaço e, (iv) comunicação gráfica, escrita e oral. Estas capacidades contribuem para o desenvolvimento de competências comunicativas em História e Geografia.ABSTRACT The present Internship Report is developed within the scope of the Supervised Teaching Practice II curricular unit, part of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CBE. Considering the characteristics of the students from both contexts, it was possible to establish a common problem that respected the study: Iconographic analysis as a didactic resource in the teaching of History and Geography contribute to the development of communication skills. The answer to this problematic is guided by three objectives: (i) understand the importance of iconographic analysis in teaching and learning History and Geography; (ii) recognize the contribution of iconographic analysis in the development of communication skills in History and Geography; and (iii) analyze the communication skills in History and Geography developed from iconographic analysis. The qualitative study, mobilizes a theoretical framework that articulates the concepts and conceptions that justify the importance of iconography as a didactic resource, recognizing the contribution of iconographic analysis in the development of communicative skills in History and Geography. The results obtained indicate that the use of iconographies to communicate in History and Geography developed in students the skills of: (i) mobilization the vocabulary and the historical-geographic knowledge; (ii) exploration and construction of knowledge in History and Geography (iii) understanding the distribution and phenomena organization in space; (iv) graphic, written and oral communication. These skills contribute to the development of communicative competences in History and Geography.Hortas, Maria JoãoRCIPLCarvalho, Sara Margarida Poejo2022-04-04T10:52:10Z2021-07-152021-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14548TID:202937666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:20.103985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficas
title O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficas
spellingShingle O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficas
Carvalho, Sara Margarida Poejo
Recurso didático
1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Iconografia
Comunicação
História
Geografia
Iconography
Skills communication
History
Geography
Didactic resources
1st and 2nd cycles of basic education
title_short O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficas
title_full O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficas
title_fullStr O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficas
title_full_unstemmed O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficas
title_sort O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficas
author Carvalho, Sara Margarida Poejo
author_facet Carvalho, Sara Margarida Poejo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Sara Margarida Poejo
dc.subject.por.fl_str_mv Recurso didático
1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Iconografia
Comunicação
História
Geografia
Iconography
Skills communication
History
Geography
Didactic resources
1st and 2nd cycles of basic education
topic Recurso didático
1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Iconografia
Comunicação
História
Geografia
Iconography
Skills communication
History
Geography
Didactic resources
1st and 2nd cycles of basic education
description Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15
2021-07-15T00:00:00Z
2022-04-04T10:52:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14548
TID:202937666
url http://hdl.handle.net/10400.21/14548
identifier_str_mv TID:202937666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133495416586240