Experiências do rádio na educação online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/9967 |
Resumo: | O rádio como um veículo de comunicação de massas sofreu inúmeras mudanças ao longo dos anos, mediante ao desenvolvimento da informática e da cibernética. O processo de digitalização sofrido pelas emissoras convencionais e a disponibilidade de seus conteúdos na Internet, produziram o mais novo passo na história recente dessa media – a Rádio Web. Por sua vez, a educação tem-se aproveitado dos novos recursos tecnológicos para produzir programas educativos multidisciplinares nas mais diversas áreas do conhecimento e em diferentes partes do mundo. Ao contrário do rádio convencional, a expansão das rádios na Internet com vertente educativa e formativa são explicáveis pelo baixo custo financeiro para veiculação dos programas, pela flexibilidade síncrona e assíncrona da programação, pela cobertura geográfica (do local para o global), e pelo conjunto de interfaces tecnológicas que são disponibilizadas em ambiente virtual. Nesta comunicação, iremos fundamentar o conceito de rádio web e apresentar algumas experiências e projectos da rádio Web educativa/formativa no âmbito profissionalizante e no ensino superior. |
id |
RCAP_c6cb61afcb57ed4b722a9ffb4ea4ac5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências do rádio na educação onlineRádio web educativaEducação onlineO rádio como um veículo de comunicação de massas sofreu inúmeras mudanças ao longo dos anos, mediante ao desenvolvimento da informática e da cibernética. O processo de digitalização sofrido pelas emissoras convencionais e a disponibilidade de seus conteúdos na Internet, produziram o mais novo passo na história recente dessa media – a Rádio Web. Por sua vez, a educação tem-se aproveitado dos novos recursos tecnológicos para produzir programas educativos multidisciplinares nas mais diversas áreas do conhecimento e em diferentes partes do mundo. Ao contrário do rádio convencional, a expansão das rádios na Internet com vertente educativa e formativa são explicáveis pelo baixo custo financeiro para veiculação dos programas, pela flexibilidade síncrona e assíncrona da programação, pela cobertura geográfica (do local para o global), e pelo conjunto de interfaces tecnológicas que são disponibilizadas em ambiente virtual. Nesta comunicação, iremos fundamentar o conceito de rádio web e apresentar algumas experiências e projectos da rádio Web educativa/formativa no âmbito profissionalizante e no ensino superior.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoTeixeira, Marcelo MendonçaSilva, Bento Duarte20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/9967porSILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do X Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.” Braga : Edições CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5726-5736.978-972-8746-71-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:22.458383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências do rádio na educação online |
title |
Experiências do rádio na educação online |
spellingShingle |
Experiências do rádio na educação online Teixeira, Marcelo Mendonça Rádio web educativa Educação online |
title_short |
Experiências do rádio na educação online |
title_full |
Experiências do rádio na educação online |
title_fullStr |
Experiências do rádio na educação online |
title_full_unstemmed |
Experiências do rádio na educação online |
title_sort |
Experiências do rádio na educação online |
author |
Teixeira, Marcelo Mendonça |
author_facet |
Teixeira, Marcelo Mendonça Silva, Bento Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bento Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Marcelo Mendonça Silva, Bento Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rádio web educativa Educação online |
topic |
Rádio web educativa Educação online |
description |
O rádio como um veículo de comunicação de massas sofreu inúmeras mudanças ao longo dos anos, mediante ao desenvolvimento da informática e da cibernética. O processo de digitalização sofrido pelas emissoras convencionais e a disponibilidade de seus conteúdos na Internet, produziram o mais novo passo na história recente dessa media – a Rádio Web. Por sua vez, a educação tem-se aproveitado dos novos recursos tecnológicos para produzir programas educativos multidisciplinares nas mais diversas áreas do conhecimento e em diferentes partes do mundo. Ao contrário do rádio convencional, a expansão das rádios na Internet com vertente educativa e formativa são explicáveis pelo baixo custo financeiro para veiculação dos programas, pela flexibilidade síncrona e assíncrona da programação, pela cobertura geográfica (do local para o global), e pelo conjunto de interfaces tecnológicas que são disponibilizadas em ambiente virtual. Nesta comunicação, iremos fundamentar o conceito de rádio web e apresentar algumas experiências e projectos da rádio Web educativa/formativa no âmbito profissionalizante e no ensino superior. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/9967 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/9967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do X Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.” Braga : Edições CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5726-5736. 978-972-8746-71-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132599276273664 |