Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curto, João Paulo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Miranda, Branca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3443
Resumo: É hoje evidente que existe um desfasamento entre as exigências criadas pela atual sociedade de informação e comunicação, marcada por uma ampla difusão de ferramentas tecnológicas, e as práticas escolares. Torna-se, assim, imperativo que escola se aproprie destas ferramentas, o que implicará uma revisão do modo como os professores ensinam e os alunos aprendem. Entende-se que esta revisão passará pela adoção de metodologias de orientação construtivista, possibilitando uma maior autonomia e criatividade do aluno. Por outro lado, considera-se que o desenvolvimento do raciocínio espacial é um aspecto fundamental na formação de cidadãos competentes e interessados. Apesar de os WebSIG (sistemas de informação geográfica disponibilizados na internet) possibilitarem a aquisição da literacia geográfica, a sua integração no ensino tarda em chegar. É objetivo deste estudo analisar o contributo das oficinas de formação de professores para a difusão da utilização de WebSIG no ensino da Geografia. A análise permite-nos inferir que os WebSIG são uma ferramenta tecnológica adequada ao ensino; a formação e a informação são essenciais para a apropriação destas ferramentas; a formação de professores realizada de uma forma adequada e intencional demonstra ser eficaz; que persistem algumas condicionantes para a utilização destas ferramentas.
id RCAP_c6cdc8318a5c2526fa36c1d180ed1fcd
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografiaFormação de professoresEducação geográficaSistemas de informação geográficaTICTeacher educationGeographic educationGeographic information systemsÉ hoje evidente que existe um desfasamento entre as exigências criadas pela atual sociedade de informação e comunicação, marcada por uma ampla difusão de ferramentas tecnológicas, e as práticas escolares. Torna-se, assim, imperativo que escola se aproprie destas ferramentas, o que implicará uma revisão do modo como os professores ensinam e os alunos aprendem. Entende-se que esta revisão passará pela adoção de metodologias de orientação construtivista, possibilitando uma maior autonomia e criatividade do aluno. Por outro lado, considera-se que o desenvolvimento do raciocínio espacial é um aspecto fundamental na formação de cidadãos competentes e interessados. Apesar de os WebSIG (sistemas de informação geográfica disponibilizados na internet) possibilitarem a aquisição da literacia geográfica, a sua integração no ensino tarda em chegar. É objetivo deste estudo analisar o contributo das oficinas de formação de professores para a difusão da utilização de WebSIG no ensino da Geografia. A análise permite-nos inferir que os WebSIG são uma ferramenta tecnológica adequada ao ensino; a formação e a informação são essenciais para a apropriação destas ferramentas; a formação de professores realizada de uma forma adequada e intencional demonstra ser eficaz; que persistem algumas condicionantes para a utilização destas ferramentas.It appears that there is a gap between the information and communication society, characterized by a massive diffusion of technological tools, and school practices. In fact, the appropriation of technological tools in schools requires a reformulation in teaching and learning methodologies. This conceptual change implies the implementation of constructivist methodologies that enable the development of students’ autonomy and creativity. Furthermore, spatial thinking is a crucial issue to develop active citizenship. Although WebGIS (geographic information systems available on the internet) make the development of geographic literacy possible, their integration in the teaching and learning process is long coming. The aim of this study is to analyse the contribution of teachers’ continuous education to improve the use of WebGIS in schools. The analysis allows us to infer that i) WebGIS are useful tools in education; 2) teachers’ education is tools; 3) teacher education carried out adequately seems to be efficient; and 4) the diffusion of those tools still face some obstacles.Revista EDAPECIRepositório AbertoCurto, João PauloMiranda, Branca2014-10-08T18:12:37Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3443porCurto, João Paulo; Miranda, Branca - Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia. "Revista EDaPECI" [Em linha]. ISSN 2176-171X. Vol. 14, Nº 1 (jan./abr. 2014), p. 77-97info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:43.808410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia
title Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia
spellingShingle Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia
Curto, João Paulo
Formação de professores
Educação geográfica
Sistemas de informação geográfica
TIC
Teacher education
Geographic education
Geographic information systems
title_short Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia
title_full Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia
title_fullStr Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia
title_full_unstemmed Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia
title_sort Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia
author Curto, João Paulo
author_facet Curto, João Paulo
Miranda, Branca
author_role author
author2 Miranda, Branca
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Curto, João Paulo
Miranda, Branca
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação geográfica
Sistemas de informação geográfica
TIC
Teacher education
Geographic education
Geographic information systems
topic Formação de professores
Educação geográfica
Sistemas de informação geográfica
TIC
Teacher education
Geographic education
Geographic information systems
description É hoje evidente que existe um desfasamento entre as exigências criadas pela atual sociedade de informação e comunicação, marcada por uma ampla difusão de ferramentas tecnológicas, e as práticas escolares. Torna-se, assim, imperativo que escola se aproprie destas ferramentas, o que implicará uma revisão do modo como os professores ensinam e os alunos aprendem. Entende-se que esta revisão passará pela adoção de metodologias de orientação construtivista, possibilitando uma maior autonomia e criatividade do aluno. Por outro lado, considera-se que o desenvolvimento do raciocínio espacial é um aspecto fundamental na formação de cidadãos competentes e interessados. Apesar de os WebSIG (sistemas de informação geográfica disponibilizados na internet) possibilitarem a aquisição da literacia geográfica, a sua integração no ensino tarda em chegar. É objetivo deste estudo analisar o contributo das oficinas de formação de professores para a difusão da utilização de WebSIG no ensino da Geografia. A análise permite-nos inferir que os WebSIG são uma ferramenta tecnológica adequada ao ensino; a formação e a informação são essenciais para a apropriação destas ferramentas; a formação de professores realizada de uma forma adequada e intencional demonstra ser eficaz; que persistem algumas condicionantes para a utilização destas ferramentas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-08T18:12:37Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3443
url http://hdl.handle.net/10400.2/3443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Curto, João Paulo; Miranda, Branca - Oficinas de formação de professores : uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia. "Revista EDaPECI" [Em linha]. ISSN 2176-171X. Vol. 14, Nº 1 (jan./abr. 2014), p. 77-97
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista EDAPECI
publisher.none.fl_str_mv Revista EDAPECI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135018309648384