Dos fluxos escolares esperados aos fluxos escolares reais : a regulação local da educação e suas lógicas de acção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/907 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
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Dos fluxos escolares esperados aos fluxos escolares reais : a regulação local da educação e suas lógicas de acçãoFluxos escolaresCarta escolarRegulaçãoTeses de mestradoTese de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoEste trabalho de projecto, intitulado Os Serviços Administrativos e a integração do seu pessoal na organização escolar, é o resultado de um estudo efectuado junto do sector administrativo da Escola Secundária de Benavente e almeja apresentar recomendações para um projecto de intervenção. Num momento em que a escola se assume como uma organização e se revê nos princípios das teorias organizacionais, a compreensão dos fenómenos que ocorrem no seu interior, nomeadamente os que dizem respeito à gestão dos recursos humanos e à participação e integração de todos os seus membros, são de uma importância crucial para o sucesso da escola enquanto estrutura organizacional. Nesse sentido, apercebemo-nos que o funcionamento, as dinâmicas e os problemas do pessoal não docente nas escolas são um campo pouco explorado, no âmbito da investigação sobre administração educacional, que nos seduziu e nos levou a considerá-lo matéria para este trabalho de projecto. Seleccionámos a Escola Secundária de Benavente como o local para desenvolvermos a nossa investigação e elegemos o pessoal administrativo e o seu contexto de trabalho como o nosso objecto de estudo, procurando conhecer a percepção que este pessoal tem do seu papel na escola e analisar o seu grau de participação e integração nesta organização escolar em concreto. Para isso, traçámos um desenho metodológico que nos permitiu identificar os pontos fortes e as fragilidades deste sector, ao nível da cooperação profissional, da interacção dos elementos no seio do grupo e da interacção com a restante comunidade educativa, com o objectivo de perceber quais as suas implicações na estrutura organizacional escolar. O presente trabalho pretende igualmente reflectir sobre a importância da questão da mudança nas organizações escolares e perspectivar a noção da participação de todos os actores organizacionais, numa lógica de gestão participativa, mas também evidenciar as dificuldades e as resistências inerentes à implementação destes conceitos na escola.Ce travail de projet, dont le titre est « Les services Administratifs et l'intégration de son personnel dans l'organisation scolaire », est le résultat d'un étude réalisé tout près du secteur administratif de l'École Secondaire de Benavente et il ambitionne présenter des suggestions pour un projet d'intervention. Dans un moment où l'école s'assume comme une organisation et elle se revoit sur les principes des théories organisationnelles, la compréhension des phénomènes qui arrivent à son intérieur, spécialement ceux qui concernent à la gestion de ressources humaines et à la participation et à l'intégration de tous ses membres, sont d'une importance cruciale pour le succès de l'école en tant que structure organisationnelle. De cette façon, nous nous apercevons que le fonctionnement, les dynamiques et les problèmes du personnel non enseignant dans les écoles constituent un aspect très peu exploité, dans le domaine de l'investigation sur l'administration éducationnelle, qui nous a séduit et nous a conduit à le considérer matière pour ce travail de projet. Nous avons sélectionné l'École Secondaire de Benavente comme le local pour développer notre investigation et nous avons élu le personnel administratif et son contexte de travail comme notre objet d'étude, en essayant de connaître la perception que ce personnel a de son rôle à l'école et analyser son niveau de participation et d'intégration dans cette organisation scolaire en particulier. Donc, nous avons conçu un dessin méthodologique qui nous a permis d'identifier les points forts et les faiblesses de ce secteur, au niveau de la coopération professionnelle, de l'interaction des éléments au sein du groupe et de l'interaction avec la restante communauté éducative, avec l'objectif de comprendre quelles sont ses conséquences dans la structure organisationnelle scolaire. Ce travail aspire aussi à réfléchir sur l'importance de la question du changement dans les organisations scolaires et à mettre en perspective la notion de participation de tous les acteurs organisationnels, dans une logique de gestion participative, mais aussi montrer les difficultés et les résistances inhérentes à l'implémentation de ces concepts à l'école.Afonso, Natércio, 1948-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Francisco José Santana Nunes dos, 1955-2010-07-21T10:53:18Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/907porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000557822info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:38.365217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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