Pedagogia e Neo-Realismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/30177 |
Resumo: | A educação está presente no Neo-Realismo, como ideário e representação, e também como campo de acção pedagógica e cultural, enfim como modo de intervenção. A educação estava inerente à realidade. O analfabetismo, a criança, a escola, o humanismo, o desenvolvimento integral dos indivíduos e da sociedade, são temas da produção literária, ensaística e doutrinária dos Neo-Realistas. Uns foram professores, outros fomentaram iniciativas socioculturais, mas todos, em regra, ainda que não se assumindo como pedagogos, acompanharam de forma crítica e informada a cientificidade e a pragmática do campo educativo. Conheciam e cultivaram uma pedagogia científica. Procurarei caracterizar os quadros educativo e escolar coetâneos, e sistematizar os principais aspectos do binómio Pedagogia e Neo-Realismo. |
id |
RCAP_c6d5f716514c42f11853bcd784c65102 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/30177 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogia e Neo-RealismoNeo-RealismoPedagogiaCriançaInstituição EscolarArte na EducaçãoPedagogia e Neo-RealismoA educação está presente no Neo-Realismo, como ideário e representação, e também como campo de acção pedagógica e cultural, enfim como modo de intervenção. A educação estava inerente à realidade. O analfabetismo, a criança, a escola, o humanismo, o desenvolvimento integral dos indivíduos e da sociedade, são temas da produção literária, ensaística e doutrinária dos Neo-Realistas. Uns foram professores, outros fomentaram iniciativas socioculturais, mas todos, em regra, ainda que não se assumindo como pedagogos, acompanharam de forma crítica e informada a cientificidade e a pragmática do campo educativo. Conheciam e cultivaram uma pedagogia científica. Procurarei caracterizar os quadros educativo e escolar coetâneos, e sistematizar os principais aspectos do binómio Pedagogia e Neo-Realismo.CMVFX/ Museu do Neo-RealismoRepositório da Universidade de LisboaMagalhães, Justino2017-12-21T17:04:38Z2017-122017-12-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30177porMagalhães, J. (2017). Pedagogia e neo-realismo. In F. Pires (Coord.), Miúdos, a vida às mãos cheias. A infância do neo-realismo português (pp. 21-39). Vila Franca de Xira: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira/Museu do Neo-Realismo.978-989-99823-1-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:38:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:38:20Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia e Neo-Realismo |
title |
Pedagogia e Neo-Realismo |
spellingShingle |
Pedagogia e Neo-Realismo Magalhães, Justino Neo-Realismo Pedagogia Criança Instituição Escolar Arte na Educação Pedagogia e Neo-Realismo |
title_short |
Pedagogia e Neo-Realismo |
title_full |
Pedagogia e Neo-Realismo |
title_fullStr |
Pedagogia e Neo-Realismo |
title_full_unstemmed |
Pedagogia e Neo-Realismo |
title_sort |
Pedagogia e Neo-Realismo |
author |
Magalhães, Justino |
author_facet |
Magalhães, Justino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Justino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neo-Realismo Pedagogia Criança Instituição Escolar Arte na Educação Pedagogia e Neo-Realismo |
topic |
Neo-Realismo Pedagogia Criança Instituição Escolar Arte na Educação Pedagogia e Neo-Realismo |
description |
A educação está presente no Neo-Realismo, como ideário e representação, e também como campo de acção pedagógica e cultural, enfim como modo de intervenção. A educação estava inerente à realidade. O analfabetismo, a criança, a escola, o humanismo, o desenvolvimento integral dos indivíduos e da sociedade, são temas da produção literária, ensaística e doutrinária dos Neo-Realistas. Uns foram professores, outros fomentaram iniciativas socioculturais, mas todos, em regra, ainda que não se assumindo como pedagogos, acompanharam de forma crítica e informada a cientificidade e a pragmática do campo educativo. Conheciam e cultivaram uma pedagogia científica. Procurarei caracterizar os quadros educativo e escolar coetâneos, e sistematizar os principais aspectos do binómio Pedagogia e Neo-Realismo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-21T17:04:38Z 2017-12 2017-12-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/30177 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/30177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Magalhães, J. (2017). Pedagogia e neo-realismo. In F. Pires (Coord.), Miúdos, a vida às mãos cheias. A infância do neo-realismo português (pp. 21-39). Vila Franca de Xira: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira/Museu do Neo-Realismo. 978-989-99823-1-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CMVFX/ Museu do Neo-Realismo |
publisher.none.fl_str_mv |
CMVFX/ Museu do Neo-Realismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548964956733440 |