Cultura sísmica local em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Mariana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carlos, Gilberto Duarte
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4292
Resumo: O projeto ‘SEISMIC-V: Cultura Sismo-Resistente Vernácula em Portugal’ foi desenvolvido sob o apoio e financiamento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/ATP- 1 AQI/3934/2012). O Projecto foi coordenado pela ESG| Escola Superior Gallaecia, em parceria com os Departamentos de Engenharia Civil da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro. A investigação realizada pretende contribuir para a identificação de estratégias e de elementos de reforço sismo-resistente, integradas nas culturas construtivas locais. O objectivo de fundo passa pela reflexão acerca da existência de uma Cultura Sísmica Local1 em Portugal. A consolidação desta cultura remete para a implementação sistemática de medidas de prevenção e/ou reação das populações locais, na sequência de ocorrências sísmicas, de média ou alta intensidade, com relativa regularidade. O projeto foi estruturado em cinco fases progressivas, conforme a sua metodologia de investigação: 1- Definição das áreas de estudo, de acordo com o risco sísmico, desenvolvendo em missões de pesquisa e análise preliminar; 2- Caracterização experimental in situ, onde se procedeu ao estudo dos materiais e da sua aplicação, através da comparação de desempenhos de casos representativos; 3- Modelação numérica e estudos paramétricos; 4- Identificação e definição dos erros mais frequentes, assim como das soluções, de reforço sismo-resistente, mais eficientes; 5- Sistematização da informação recolhida e produzida, através da caracterização das soluções analisadas. O presente manual apresenta uma síntese estruturada da Fase 4, no âmbito da disseminação de resultados e considerações gerais do projeto, adoptando uma abordagem de teor operativo.
id RCAP_c6e4971aac25932c8d0e1f0b68f83032
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/4292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Cultura sísmica local em PortugalSEISMIC-V: Cultura Sismo-Resistente Vernácula em PortugalCultura Sísmica LocalLocal seismic culturesPortugalO projeto ‘SEISMIC-V: Cultura Sismo-Resistente Vernácula em Portugal’ foi desenvolvido sob o apoio e financiamento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/ATP- 1 AQI/3934/2012). O Projecto foi coordenado pela ESG| Escola Superior Gallaecia, em parceria com os Departamentos de Engenharia Civil da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro. A investigação realizada pretende contribuir para a identificação de estratégias e de elementos de reforço sismo-resistente, integradas nas culturas construtivas locais. O objectivo de fundo passa pela reflexão acerca da existência de uma Cultura Sísmica Local1 em Portugal. A consolidação desta cultura remete para a implementação sistemática de medidas de prevenção e/ou reação das populações locais, na sequência de ocorrências sísmicas, de média ou alta intensidade, com relativa regularidade. O projeto foi estruturado em cinco fases progressivas, conforme a sua metodologia de investigação: 1- Definição das áreas de estudo, de acordo com o risco sísmico, desenvolvendo em missões de pesquisa e análise preliminar; 2- Caracterização experimental in situ, onde se procedeu ao estudo dos materiais e da sua aplicação, através da comparação de desempenhos de casos representativos; 3- Modelação numérica e estudos paramétricos; 4- Identificação e definição dos erros mais frequentes, assim como das soluções, de reforço sismo-resistente, mais eficientes; 5- Sistematização da informação recolhida e produzida, através da caracterização das soluções analisadas. O presente manual apresenta uma síntese estruturada da Fase 4, no âmbito da disseminação de resultados e considerações gerais do projeto, adoptando uma abordagem de teor operativo.Argumentum, Edições2022-06-27T14:01:46Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4292por978-972-8479-88-6Correia, MarianaCarlos, Gilberto Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:12:55ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Cultura sísmica local em Portugal
title Cultura sísmica local em Portugal
spellingShingle Cultura sísmica local em Portugal
Correia, Mariana
SEISMIC-V: Cultura Sismo-Resistente Vernácula em Portugal
Cultura Sísmica Local
Local seismic cultures
Portugal
title_short Cultura sísmica local em Portugal
title_full Cultura sísmica local em Portugal
title_fullStr Cultura sísmica local em Portugal
title_full_unstemmed Cultura sísmica local em Portugal
title_sort Cultura sísmica local em Portugal
author Correia, Mariana
author_facet Correia, Mariana
Carlos, Gilberto Duarte
author_role author
author2 Carlos, Gilberto Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Mariana
Carlos, Gilberto Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv SEISMIC-V: Cultura Sismo-Resistente Vernácula em Portugal
Cultura Sísmica Local
Local seismic cultures
Portugal
topic SEISMIC-V: Cultura Sismo-Resistente Vernácula em Portugal
Cultura Sísmica Local
Local seismic cultures
Portugal
description O projeto ‘SEISMIC-V: Cultura Sismo-Resistente Vernácula em Portugal’ foi desenvolvido sob o apoio e financiamento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/ATP- 1 AQI/3934/2012). O Projecto foi coordenado pela ESG| Escola Superior Gallaecia, em parceria com os Departamentos de Engenharia Civil da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro. A investigação realizada pretende contribuir para a identificação de estratégias e de elementos de reforço sismo-resistente, integradas nas culturas construtivas locais. O objectivo de fundo passa pela reflexão acerca da existência de uma Cultura Sísmica Local1 em Portugal. A consolidação desta cultura remete para a implementação sistemática de medidas de prevenção e/ou reação das populações locais, na sequência de ocorrências sísmicas, de média ou alta intensidade, com relativa regularidade. O projeto foi estruturado em cinco fases progressivas, conforme a sua metodologia de investigação: 1- Definição das áreas de estudo, de acordo com o risco sísmico, desenvolvendo em missões de pesquisa e análise preliminar; 2- Caracterização experimental in situ, onde se procedeu ao estudo dos materiais e da sua aplicação, através da comparação de desempenhos de casos representativos; 3- Modelação numérica e estudos paramétricos; 4- Identificação e definição dos erros mais frequentes, assim como das soluções, de reforço sismo-resistente, mais eficientes; 5- Sistematização da informação recolhida e produzida, através da caracterização das soluções analisadas. O presente manual apresenta uma síntese estruturada da Fase 4, no âmbito da disseminação de resultados e considerações gerais do projeto, adoptando uma abordagem de teor operativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2022-06-27T14:01:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/4292
url http://hdl.handle.net/11328/4292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-8479-88-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Argumentum, Edições
publisher.none.fl_str_mv Argumentum, Edições
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302557267329024