A prática do diálogo e da argumentação filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica : uma resposta à violência em contexto escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Filipa Manuel Valério Viola
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5871
Resumo: Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 10 de dezembro de 2020.
id RCAP_c6e7d0ca29ebf64478be7b439a3c90ff
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática do diálogo e da argumentação filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica : uma resposta à violência em contexto escolar?EmpatiaÉticaFilosofia para CriançasViolência EscolarArgumentationPhilosophy for ChildrenViolenceEmpathyDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoDissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 10 de dezembro de 2020.A presente dissertação é fruto da preocupação provocada pelos níveis de violência em contexto escolar que cada vez mais se evidenciam de modo expressivo na nossa sociedade. Assim, toda a investigação procurou cumprir com o objetivo claro de responder à questão: A Prática do Diálogo e da Argumentação Filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica – uma resposta à violência em contexto escolar? Neste sentido, abordamos primeiramente o valor do estudo da Filosofia na sociedade e posteriormente justificamos a pertinência do recurso à Filosofia para Crianças e a inerente relação de sinergia existente entre o desenvolvimento da prática do diálogo, da argumentação filosófica e da empatia em contexto de Comunidade de Investigação Filosófica como uma promissora resposta para a problemática da violência em contexto escolar. Dado que para uma Comunidade de Investigação Filosófica até os aspetos mais elementares do quotidiano podem levantar problemas filosóficos, faz sentido insistir no questionamento e na problematização dos aspetos relacionados com a violência existente diariamente no contexto escolar com a intenção de a prevenir ou mesmo de a eliminar.ABSTRACT: The present dissertation is an expression of the deep concern triggered by the level of violence in the school context that is gaining presence in our society and appears in schools more than ever before. Therefore, all undergone research sought to accomplish a clear answer to the following question: Is the Practice of Dialogue and Philosophical Argumentation in a Community of Inquiry an answer to violence in school context? As a result, we firstly approached the value of Philosophy studying in society and afterwards we justified the relevance of using Philosophy for Children and the natural synergy relation that exists between the practice of dialogue development, the philosophical argumentation and the empathy in the Community of Inquiry context as a promising answer to the problematic of violence in school context. Given that for a Community of Inquiry even the most elementary aspects of everyday life can raise philosophical problems, it is a natural follow up to insist in raising questions and problematize the issues associated with the existence of violence in school context with the intention of preventing or even eliminating it to overcome its daily presence in schools.Silva, Rui Sampaio daMendonça, Dina Serra da LuzRepositório da Universidade dos AçoresBrito, Filipa Manuel Valério Viola2021-04-21T16:58:53Z2020-12-102020-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5871202587282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:05.545353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática do diálogo e da argumentação filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica : uma resposta à violência em contexto escolar?
title A prática do diálogo e da argumentação filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica : uma resposta à violência em contexto escolar?
spellingShingle A prática do diálogo e da argumentação filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica : uma resposta à violência em contexto escolar?
Brito, Filipa Manuel Valério Viola
Empatia
Ética
Filosofia para Crianças
Violência Escolar
Argumentation
Philosophy for Children
Violence
Empathy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short A prática do diálogo e da argumentação filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica : uma resposta à violência em contexto escolar?
title_full A prática do diálogo e da argumentação filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica : uma resposta à violência em contexto escolar?
title_fullStr A prática do diálogo e da argumentação filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica : uma resposta à violência em contexto escolar?
title_full_unstemmed A prática do diálogo e da argumentação filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica : uma resposta à violência em contexto escolar?
title_sort A prática do diálogo e da argumentação filosófica em Comunidade de Investigação Filosófica : uma resposta à violência em contexto escolar?
author Brito, Filipa Manuel Valério Viola
author_facet Brito, Filipa Manuel Valério Viola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rui Sampaio da
Mendonça, Dina Serra da Luz
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Filipa Manuel Valério Viola
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Ética
Filosofia para Crianças
Violência Escolar
Argumentation
Philosophy for Children
Violence
Empathy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Empatia
Ética
Filosofia para Crianças
Violência Escolar
Argumentation
Philosophy for Children
Violence
Empathy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 10 de dezembro de 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
2020-12-10T00:00:00Z
2021-04-21T16:58:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5871
202587282
url http://hdl.handle.net/10400.3/5871
identifier_str_mv 202587282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130737769709568