Jogo, narrativa e animação : projeto didático de animação 2D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/46976 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_c712e189598453696bbb70f2824c2fda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/46976 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jogo, narrativa e animação : projeto didático de animação 2DAprendizagem cooperativaNarrativaAnimaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório da prática de ensino supervisionada incide sobre uma unidade didática desenvolvida com uma turma do 12º ano de escolaridade do curso Científico-Humanístico de Artes Visuais nas disciplinas de Desenho A e Oficina Multimédia B. A temática da unidade didática é a animação 2D tradicional. A animação está comtemplada diretamente e indiretamente nos programas de Oficina Multimédia B e Desenho A, respetivamente. Na disciplina de Desenho os alunos aprenderam a desenhar animação frame a frame, a construir storyboards e a fazer o design de personagens. Na disciplina de Oficina Multimédia aprenderam a editar e pintar os desenhos digitalizados, a editar e montar a animação, o áudio e o vídeo final. O projeto proposto aos alunos foi a criação de uma curta de animação. O projeto foi realizado em trabalho de grupo, seguindo a metodologia da aprendizagem cooperativa. A primeira grande tarefa dos grupos foi a criação da narrativa. Essa tarefa foi realizada com a ajuda de um jogo RPG criado especificamente para a unidade didática. O jogo consiste num mundo em branco em que cada equipa de alunos teve de preencher a sua região com personagens, cenários, tesouros ou desafios para as outras equipas explorarem. Depois de interagirem como personagens no mundo do jogo criado por toda a turma, os grupos fizeram os storyboards e o design de personagens baseando-se nas experiências do jogo. Depois seguiu-se a fase da animação, em que os grupos distribuíram as cenas pelos seus membros. Em Oficina Multimédia os alunos continuaram a trabalhar em grupos, montando a animação a partir dos desenhos feitos na disciplina de Desenho. Os resultados desta unidade didática, e a componente investigativa que a apoiou, serviram para confirmar o valor da aprendizagem cooperativa e a potencialidade do uso de jogos RPG de tabuleiro no contexto educativo das artes visuais.This report on supervised teaching practice focuses on a didactic unit developed with a class from the 12th year of schooling of the Scientific-Humanistic course of Visual Arts in the subjects of Drawing A and Multimedia Workshop B. The theme of the didactic unit is traditional 2D animation. Animation is contemplated directly and indirectly in the curriculum of Oficina Multimédia B and Desenho A, respectively. In Drawing class, students learned how to draw frame-by-frame animation, how to build storyboards and how to design characters. In the Multimedia Workshop class students learned to edit and paint the digitized drawings, to edit and assemble the animation, audio and final video. The project proposed to the students was the creation of an animation short. The project was carried out by students in group work, following the methodology of cooperative learning. The groups' first major task was the creation of the narrative. This task was accomplished with the help of an RPG game created specifically for the teaching unit. The game consists of a blank world in which each team of students had to fill their region with characters, scenarios, treasures or challenges for the other teams to explore. After interacting as characters in the game world created by the entire class, the groups made the storyboards and character designs based on the experiences of the game. Then the animation phase followed, in which the groups distributed the scenes by the group members. In Multimedia Workshop B the students continued to work in groups, assembling the animation from the drawings made in Drawing A. The results of this didactic unit, and the investigative component that supported it, served to confirm the value of cooperative learning and the potential of using board RPG games in the educational context of visual arts.Dias, Fernando Paulo Rosa, 1964-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Mariana Pita2021-03-23T10:59:44Z20202020-06-162020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46976TID:202679276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:05.170245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo, narrativa e animação : projeto didático de animação 2D |
title |
Jogo, narrativa e animação : projeto didático de animação 2D |
spellingShingle |
Jogo, narrativa e animação : projeto didático de animação 2D Ferreira, Mariana Pita Aprendizagem cooperativa Narrativa Animação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Jogo, narrativa e animação : projeto didático de animação 2D |
title_full |
Jogo, narrativa e animação : projeto didático de animação 2D |
title_fullStr |
Jogo, narrativa e animação : projeto didático de animação 2D |
title_full_unstemmed |
Jogo, narrativa e animação : projeto didático de animação 2D |
title_sort |
Jogo, narrativa e animação : projeto didático de animação 2D |
author |
Ferreira, Mariana Pita |
author_facet |
Ferreira, Mariana Pita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Fernando Paulo Rosa, 1964- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Mariana Pita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Narrativa Animação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem cooperativa Narrativa Animação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-06-16 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-23T10:59:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/46976 TID:202679276 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/46976 |
identifier_str_mv |
TID:202679276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134536478490624 |