Aplicação da componente estética do ICON a três painéis de avaliadores não calibrados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portas, Inês Cunha Sales
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17471
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
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spelling Aplicação da componente estética do ICON a três painéis de avaliadores não calibradosICONComponente estéticaÍndice oclusalSCANDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizObjetivos: Determinar a aplicabilidade da componente estética no índice de necessidade, complexidade e resultado do tratamento ortodôntico (ICON) por painéis não calibrados de Especialistas em Ortodontia, não Especialistas colaboradores da Consulta Assistencial de Ortodontia da Clínica Dentária Universitária Egas Moniz (CDUEM), e por alunos do 5º de Medicina Dentária do ISCSEM. Materiais e métodos: Foram recolhidas 12 fotografias intraorais frontais de pacientes com quatro tipologias estéticas anteriores. Foram construídos dois questionários online que permitiram aos avaliadores classificar a atratividade estética de cada fotografia de 1 a 10, sendo 1 o valor mais atrativo e 10 o menos. No primeiro questionário, aplicado aos três grupos, usou-se a escala da componente estética do ICON como referência, enquanto que no segundo questionário, aplicado apenas a alunos, não se usou qualquer escala. Resultados:As respostas evidenciaram diferenças nas medianas e dispersão dos grupos com experiências profissionais distintas e também entre os grupos de alunos que usaram e não usaram a escala estética do ICON. No entanto, com a análise inferencial,usando testes não paramétricos(nível de significância <0,05), não se verificou que a experiência profissional possa influenciar a avaliação estética com auxílio da escala do ICON, nem que existem diferenças significativas na dispersão das respostas dadas pelos três grupos com experiência profissional diferente. No que respeita à comparação entre os grupos dos alunos que usaram e os que não usaram a escala do ICON é possível inferir que a utilização da escala ajuda a obter avaliações menos elevadas. Conclusão:Não se pode inferir que existem diferenças significativas entre os grupos dos avaliadores com experiências profissionais distintas e que a escala do ICON é útil para obter respostas mais uniformes. No entanto, é possível inferir que a utilização da escala permite diminuir o nível médio das avaliações.Pereira, Pedro MarianoRepositório ComumPortas, Inês Cunha Sales2017-01-12T18:02:12Z2016-10-01T00:00:00Z2016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17471201406101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-06T14:52:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:34.691229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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