Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renato Gil
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Novo, Rosa Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4659
Resumo: Neste estudo, analisamos a relação entre as dificuldades interpessoais na adolescência e dimensões estruturais e clínicas da personalidade, avaliadas pela versão experimental portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A). Participaram neste estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades entre os 14 e os 18 anos. Os instrumentos utilizados foram a versão portuguesa do MMPI-A e o Questionário sobre o Percurso Escolar, construído para esta investigação. De acordo com a frequência reportada de dificuldades interpessoais, sobretudo em contexto escolar, constituíram-se dois grupos de estudantes, os quais foram comparados nos resultados do MMPI-A. As análises multivariadas (MANOVAs) revelaram diferenças significativas entre os grupos nas dimensões que sugerem perturbações de personalidade. Os resultados são analisados numa perspectiva que enfatiza a importância da personalidade na vida escolar na adolescência e na distinção de padrões mais ou menos adaptativos de comportamento.
id RCAP_c738a18195fa3e86adb53e296ea741f4
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescênciaDificuldades interpessoaisPersonalidadePercurso escolarAdolescentesMMPI-AInterpersonal difficultiesPersonalitySchool pathwayAdolescents.Escola Superior de Tecnologias e GestãoNeste estudo, analisamos a relação entre as dificuldades interpessoais na adolescência e dimensões estruturais e clínicas da personalidade, avaliadas pela versão experimental portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A). Participaram neste estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades entre os 14 e os 18 anos. Os instrumentos utilizados foram a versão portuguesa do MMPI-A e o Questionário sobre o Percurso Escolar, construído para esta investigação. De acordo com a frequência reportada de dificuldades interpessoais, sobretudo em contexto escolar, constituíram-se dois grupos de estudantes, os quais foram comparados nos resultados do MMPI-A. As análises multivariadas (MANOVAs) revelaram diferenças significativas entre os grupos nas dimensões que sugerem perturbações de personalidade. Os resultados são analisados numa perspectiva que enfatiza a importância da personalidade na vida escolar na adolescência e na distinção de padrões mais ou menos adaptativos de comportamento.In this cross-sectional study we analyse the relationship between interpersonal difficulties in adolescence and personality clinical and structural dimensions, assessed through the Portuguese version of the Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A). Participants were 351 ninth to twelfth grade students (ages 14-18), who were distributed by two groups, according to their reported frequency of interpersonal problems, mostly in school context. Instruments were the Portuguese version of the MMPI-A and the School Path Questionnaire, which was created for this investigation. Multivariate statistical analysis (MANOVA) reveals significant differences between the groups of frequency of interpersonal difficulties in MMPI-A personality dimensions and in the clinical profile. Results are analyzed on a perspective that emphasizes the importance of personality in school life and in the distinction of more or less adaptive behavior patterns.Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP)DigitUMaCarvalho, Renato GilNovo, Rosa Ferreira2022-09-27T14:39:27Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4659porCarvalho, R. G., & Novo, R. F. (2013). Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência. Avaliação Psicológica, 12(1), 27-36. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027504005info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-02T03:30:17Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:31.623513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência
title Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência
spellingShingle Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência
Carvalho, Renato Gil
Dificuldades interpessoais
Personalidade
Percurso escolar
Adolescentes
MMPI-A
Interpersonal difficulties
Personality
School pathway
Adolescents
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
title_short Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência
title_full Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência
title_fullStr Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência
title_full_unstemmed Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência
title_sort Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência
author Carvalho, Renato Gil
author_facet Carvalho, Renato Gil
Novo, Rosa Ferreira
author_role author
author2 Novo, Rosa Ferreira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renato Gil
Novo, Rosa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades interpessoais
Personalidade
Percurso escolar
Adolescentes
MMPI-A
Interpersonal difficulties
Personality
School pathway
Adolescents
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
topic Dificuldades interpessoais
Personalidade
Percurso escolar
Adolescentes
MMPI-A
Interpersonal difficulties
Personality
School pathway
Adolescents
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
description Neste estudo, analisamos a relação entre as dificuldades interpessoais na adolescência e dimensões estruturais e clínicas da personalidade, avaliadas pela versão experimental portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A). Participaram neste estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades entre os 14 e os 18 anos. Os instrumentos utilizados foram a versão portuguesa do MMPI-A e o Questionário sobre o Percurso Escolar, construído para esta investigação. De acordo com a frequência reportada de dificuldades interpessoais, sobretudo em contexto escolar, constituíram-se dois grupos de estudantes, os quais foram comparados nos resultados do MMPI-A. As análises multivariadas (MANOVAs) revelaram diferenças significativas entre os grupos nas dimensões que sugerem perturbações de personalidade. Os resultados são analisados numa perspectiva que enfatiza a importância da personalidade na vida escolar na adolescência e na distinção de padrões mais ou menos adaptativos de comportamento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2022-09-27T14:39:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4659
url http://hdl.handle.net/10400.13/4659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, R. G., & Novo, R. F. (2013). Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência. Avaliação Psicológica, 12(1), 27-36. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027504005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130561943437312