Modelos de avaliação externa das escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brigas, Joaquim Monteiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2203
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_c7400e4b09c2fffdd92ed773706dbd28
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos de avaliação externa das escolasEducaçãoSistemas de ensinoOrganização escolarAvaliação externa de escolasInspeçãoEstudos comparadosPortugalInglaterraFrançaEspanhaExternal evaluationInspectionEvaluation modelsRegulationDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaA emergência da avaliação das escolas anda a par com as alterações que foram sendo introduzidas no governo dos sistemas educativos. A pressão para a melhoria da qualidade, no interior de cada país mas também a pressão das instâncias internacionais, levou à construção e implementação de modelos de avaliação, aos quais se associam dois objetivos fundamentais: a melhoria das escolas e a prestação de contas. A forma como a avaliação das escolas contribui para a consecução destes objetivos está na definição dos campos de avaliação, dos avaliadores e também das metodologias da avaliação. São estes elementos, tendo no topo os objetivos da própria avaliação, que constituem os modelos de avaliação das escolas. O objeto de estudo centra-se na análise e compreensão do modelo de avaliação das escolas existente em Portugal numa perspetiva comparada com os modelos de três países europeus: Inglaterra, França e Espanha. Num primeiro momento são analisados os modelos teóricos, os seus pressupostos e fundamentos, para em seguida nesse contexto descrever o caso português e efetuar o estudo dos processos e procedimentos implementados e a partir dos produtos da atividade Avaliação Externa das Escolas – os relatórios de escola da responsabilidade da Inspeção-Geral da Educação. Concluiu-se que não existem diferenças significativas entre os modelos analisados. A matriz conceptual, tendo em consideração aquilo que se avalia, como se avalia e quem avalia, é muito semelhante nos quatro países. Também o objetivo da avaliação externa das escolas se centra em dois eixos fundamentais: a prestação de contas e o incremento da melhoria no desempenho das escolas.The emergence of school evaluation walks on par with the changes that were being introduced in government of educational systems. The pressure to improve quality, pressure within each country but also the pressure of international instance, led to the construction and implementation of evaluation models, to which associate two fundamental objectives: the improvement of schools and accountability. The way the evaluation of schools contributes to the achievement of these objectives is the definition of the fields of evaluation, evaluators and also the methods of evaluation. It is these elements, with the top goals of the evaluation itself, which are the models for the evaluation of schools. The way the evaluation of schools contributes to the achievement of these objectives is the definition of the fields of evaluation, evaluators and also the methods of assessment. It is these elements, topped by the objectives of the evaluation itself, which are the models for the evaluation of schools. The object of study focuses on analysis and understanding of the evaluation model of schools in Portugal in perspective compared to the models of three European countries: England, France and Spain. At first, we analyze the theoretical models, their assumptions and arguments, then in this context to describe the Portuguese case and make the study of processes and procedures in place and the activity of the products from the External Evaluation of the schools - reports of school's responsibility to the General Inspection of Education. It was concluded that no significant differences between the models analyzed. Conceptual matrix, taking into account what is evaluated, and evaluates as the grading is very similar in the four countries. Also the purpose of external evaluation of schools focuses on two pillars: accountability and the increment of improvement in school performance.Ramos, Conceição CastroRepositório AbertoBrigas, Joaquim Monteiro2012-11-29T15:57:19Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2203porBrigas, Joaquim Monteiro - Modelos de avaliação externa das escolas [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 148 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:41Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:49.298014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de avaliação externa das escolas
title Modelos de avaliação externa das escolas
spellingShingle Modelos de avaliação externa das escolas
Brigas, Joaquim Monteiro
Educação
Sistemas de ensino
Organização escolar
Avaliação externa de escolas
Inspeção
Estudos comparados
Portugal
Inglaterra
França
Espanha
External evaluation
Inspection
Evaluation models
Regulation
title_short Modelos de avaliação externa das escolas
title_full Modelos de avaliação externa das escolas
title_fullStr Modelos de avaliação externa das escolas
title_full_unstemmed Modelos de avaliação externa das escolas
title_sort Modelos de avaliação externa das escolas
author Brigas, Joaquim Monteiro
author_facet Brigas, Joaquim Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Conceição Castro
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Brigas, Joaquim Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sistemas de ensino
Organização escolar
Avaliação externa de escolas
Inspeção
Estudos comparados
Portugal
Inglaterra
França
Espanha
External evaluation
Inspection
Evaluation models
Regulation
topic Educação
Sistemas de ensino
Organização escolar
Avaliação externa de escolas
Inspeção
Estudos comparados
Portugal
Inglaterra
França
Espanha
External evaluation
Inspection
Evaluation models
Regulation
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-29T15:57:19Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2203
url http://hdl.handle.net/10400.2/2203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brigas, Joaquim Monteiro - Modelos de avaliação externa das escolas [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 148 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135006471225344