Impacto da COVID-19 no mercado de dermocosméticos em farmácia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52730 |
Resumo: | Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2021, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia. |
id |
RCAP_c7578eae3bc63ccc4d9d54ea5e1c87c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52730 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto da COVID-19 no mercado de dermocosméticos em farmáciaProdutos cosméticosCOVID-19VendasDigitalizaçãoMarketingMestrado integrado - 2021Ciências da SaúdeTrabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2021, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.Os Produtos Cosméticos desempenham um papel fundamental para a generalidade da população, contribuindo para o bem-estar pessoal, estilo de vida saudável, aparência física, conforto psicológico e aumento da autoestima. A evolução a nível mundial dos produtos cosméticos tem como objetivo atender às necessidades básicas de cada indivíduo e enaltecer as características desejadas, representando uma forte intervenção no quotidiano de todos os consumidores. A COVID-19 foi, sem dúvida, o tema que mais marcou o ano de 2020. Um ano em que foram sentidas alterações no quotidiano, no funcionamento enquanto sociedade e restruturação organizacional das empresas, devido à pandemia disseminada mundialmente. A realidade em sociedade e o quotidiano de todos os consumidores sofreram drásticas alterações, influenciando em larga escala o mercado de produtos cosméticos. As alterações atingiram as mais diversas facetas do mercado cosmético em Portugal: englobando o setor económico, revolução digital e redes sociais, redefinição do perfil do consumidor e por último, a alteração das prioridades coletivas e pessoais. As repercussões deste novo normal nas diversas vertentes da Indústria Cosmética encontram-se por analisar inteiramente, verificando-se a necessidade de avaliar os efeitos provocados pela pandemia mundial. Neste contexto revelou-se importante a realização de um estudo que permitisse caracterizar o impacto da COVID-19 no mercado de produtos cosméticos em Portugal, investigando as consequências em diversas vertentes. Esta análise deteve como principal objetivo um estudo da influência económica e comercial na Farmácia Comunitária, através da comparação das vendas com período homólogo. Em segundo plano, esta monografia pretende avaliar as alterações do perfil do consumidor, adaptação do mercado cosmético à nova realidade e, por fim, refletir sob a influência da crescente digitalização e sustentabilidade no mercado de produtos cosméticos. Em conformidade, a presente monografia focou-se na análise do mercado cosmético em Farmácia Comunitária e da literatura existente, a fim de explorar de que forma as indústrias cosméticas se estão a adaptar às alterações do mercado pós pandemia.Cosmetic Products play a fundamental role for the general population, contributing to consumers’ personal well-being, healthy lifestyle, physical appearance, psychological comfort, and increased self-esteem. The Cosmetics’ Market had a worldwide evolution in recent years, where the main goal was to meet each individual consumer basic needs and enhance their natural characteristics, taking a strong intervention on day-to-day life. COVID-19 was, without a doubt, the most trending topic of 2020. A year in which changes were felt in many pillars like the daily life, the functioning of society and organizational restructure of many companies, due to the worldwide pandemic. The undergone drastic changes in society and citizens influenced the cosmetics market on a large scale. These changes affected diverse facets of the market in Portugal: implicating the economic sector, the digital revolution and social media, consumers’ profile redefinition, and finally, the switch of personal and collective priorities. The Cosmetics’ Industry took many repercussions from this new normal, such that various aspects are yet to be fully analyzed, which causes the need to assess the main effects caused by the global pandemic scenario. In this context, arouse the importance to carry out a study that would characterize the impact of COVID-19 on cosmetics’ market in Portugal, analyzing the consequences in various aspects. The analyze made evolved the economic and commercial influence in Community Pharmacies as the main objective, comparing 2020 sales with the homologous period. In another light, this study intends to evaluate the changes in the consumer profile, adaptability of the cosmetics market to this new reality, and lastly, to reflect on the growing topics of digitalization and sustainability. Accordingly, this study will focus on analyzing the cosmetics market and its’ implications on Community Pharmacies, also considering the existing literature, to explore how the Cosmetics’ Industry is adjusting to the post-pandemic market changes.Ribeiro, Helena MargaridaRepositório da Universidade de LisboaMoreira, Valentina Vaz Craveiro Reis2022-05-05T11:57:50Z2021-07-132021-06-302021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52730TID:202986390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:47.160508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da COVID-19 no mercado de dermocosméticos em farmácia |
title |
Impacto da COVID-19 no mercado de dermocosméticos em farmácia |
spellingShingle |
Impacto da COVID-19 no mercado de dermocosméticos em farmácia Moreira, Valentina Vaz Craveiro Reis Produtos cosméticos COVID-19 Vendas Digitalização Marketing Mestrado integrado - 2021 Ciências da Saúde |
title_short |
Impacto da COVID-19 no mercado de dermocosméticos em farmácia |
title_full |
Impacto da COVID-19 no mercado de dermocosméticos em farmácia |
title_fullStr |
Impacto da COVID-19 no mercado de dermocosméticos em farmácia |
title_full_unstemmed |
Impacto da COVID-19 no mercado de dermocosméticos em farmácia |
title_sort |
Impacto da COVID-19 no mercado de dermocosméticos em farmácia |
author |
Moreira, Valentina Vaz Craveiro Reis |
author_facet |
Moreira, Valentina Vaz Craveiro Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Helena Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Valentina Vaz Craveiro Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtos cosméticos COVID-19 Vendas Digitalização Marketing Mestrado integrado - 2021 Ciências da Saúde |
topic |
Produtos cosméticos COVID-19 Vendas Digitalização Marketing Mestrado integrado - 2021 Ciências da Saúde |
description |
Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2021, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-13 2021-06-30 2021-07-13T00:00:00Z 2022-05-05T11:57:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52730 TID:202986390 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52730 |
identifier_str_mv |
TID:202986390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134588583280640 |