Trajetórias de vulnerabilidade : perceção subjectiva e objectiva da condição do «novo pobre»
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/9241 |
Resumo: | No presente estudo, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, procuramos conhecer as trajetórias negativas percorridas por um conjunto de pessoas e famílias que se encontram em situação de pobreza e de assistência. Foi nosso objetivo ampliar a reflexão, na perspetiva da Pedagogia Social, sobre a problemática de um fenómeno social denominado de “nova pobreza” e recolher a perceção subjetiva e objetiva de algumas pessoas que se encontram em situação de mudança social negativa, bem como a interpretação que têm desta situação as técnicas que apoiam ou mais diretamente trabalham com estes sujeitos. Pretendemos também indagar os problemas e vulnerabilidades que estes sujeitos experimentam nestas situações de precariedade, assim como compreender as aptidões e capacidades que as pessoas mobilizam ou não para saírem desta situação em que se encontram sem meios próprios para satisfação das suas necessidades básicas de sobrevivência. O processo de investigação que sustentou a pesquisa foi desenvolvido durante os anos de Setembro de 2010 a Outubro de 2011. |
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Trajetórias de vulnerabilidade : perceção subjectiva e objectiva da condição do «novo pobre»Novos pobresExclusão socialVulnerabilidadeApoios sociaisPedagogia socialNew poorSocial exclusionVulnerabilitySocial supportSocial pedagogyNo presente estudo, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, procuramos conhecer as trajetórias negativas percorridas por um conjunto de pessoas e famílias que se encontram em situação de pobreza e de assistência. Foi nosso objetivo ampliar a reflexão, na perspetiva da Pedagogia Social, sobre a problemática de um fenómeno social denominado de “nova pobreza” e recolher a perceção subjetiva e objetiva de algumas pessoas que se encontram em situação de mudança social negativa, bem como a interpretação que têm desta situação as técnicas que apoiam ou mais diretamente trabalham com estes sujeitos. Pretendemos também indagar os problemas e vulnerabilidades que estes sujeitos experimentam nestas situações de precariedade, assim como compreender as aptidões e capacidades que as pessoas mobilizam ou não para saírem desta situação em que se encontram sem meios próprios para satisfação das suas necessidades básicas de sobrevivência. O processo de investigação que sustentou a pesquisa foi desenvolvido durante os anos de Setembro de 2010 a Outubro de 2011.In the present study, carried out under the Masters Course in Educational Sciences, specialization in Social Pedagogy at the School of Education and Psychology of the Portuguese Catholic University, we seek to know the negative trajectories covered by a group of people and families who are in a situation poverty and assistance. It was our goal to expand the reflection in the perspective of Social Pedagogy, on the issue of a social phenomenon called "new poverty" and collect the subjective perception and objective of some people who find themselves in a situation of negative social change, and the interpretation that have this situation, the techniques that more directly support or work with these subjects. We also intend to investigate the problems and vulnerabilities that these subjects experience in these precarious situations, as well as understand the skills and abilities that people mobilize or not to get out of this situation where they are without means to meet their basic survival needs. The investigation process that supported the research was developed during the years, September 2010 and October 2011.Azevedo, JoaquimGonçalves, José LuísVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCamões, Ana Claúdia Rodrigues2012-10-11T15:32:25Z2012-0220122012-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:50:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:18.417924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No presente estudo, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, procuramos conhecer as trajetórias negativas percorridas por um conjunto de pessoas e famílias que se encontram em situação de pobreza e de assistência. Foi nosso objetivo ampliar a reflexão, na perspetiva da Pedagogia Social, sobre a problemática de um fenómeno social denominado de “nova pobreza” e recolher a perceção subjetiva e objetiva de algumas pessoas que se encontram em situação de mudança social negativa, bem como a interpretação que têm desta situação as técnicas que apoiam ou mais diretamente trabalham com estes sujeitos. Pretendemos também indagar os problemas e vulnerabilidades que estes sujeitos experimentam nestas situações de precariedade, assim como compreender as aptidões e capacidades que as pessoas mobilizam ou não para saírem desta situação em que se encontram sem meios próprios para satisfação das suas necessidades básicas de sobrevivência. O processo de investigação que sustentou a pesquisa foi desenvolvido durante os anos de Setembro de 2010 a Outubro de 2011. |
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