Contributos para o estudo da Pedagogia Portuguesa Contemporânea - II
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69002 |
Resumo: | Reúnem-se, neste livro, seis textos que analisam legislação portuguesa contemporânea sobre educação de infância, ensino primário, ensino secundário (liceal e técnico) e ensino superior. Concretamente, aborda-se a génese histórico-legal do ensino primário; o tratamento a este dado, mas também à educação de infância, nas leis de bases da educação, incluindo no projeto legislativo, que de projeto não passou, de João Camoesas; a questão da disciplina em quatro reformas liceais levadas a efeito no século XIX; a pedagogia liceal na transição entre a monarquia constitucional e a primeira república; os ensinos liceal e técnico no referido projeto Camoesas e, ainda, neste mesmo documento, o ensino superior. Em todos os casos, a estrutura do estudo é a mesma: introdução, exposição, conclusões e bibliografia. Nesta distinguimos, sempre, entre as fontes que foram objeto de pesquisa e, sem pretensão de exaustividade, os estudos subsidiários, casos havendo em que estes se repetem, o que se justifica por as obras em causa valerem para mais de uma circunstância. |
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Contributos para o estudo da Pedagogia Portuguesa Contemporânea - IILegislação educacionalPedagogiaContemporaneidadePortugalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoReúnem-se, neste livro, seis textos que analisam legislação portuguesa contemporânea sobre educação de infância, ensino primário, ensino secundário (liceal e técnico) e ensino superior. Concretamente, aborda-se a génese histórico-legal do ensino primário; o tratamento a este dado, mas também à educação de infância, nas leis de bases da educação, incluindo no projeto legislativo, que de projeto não passou, de João Camoesas; a questão da disciplina em quatro reformas liceais levadas a efeito no século XIX; a pedagogia liceal na transição entre a monarquia constitucional e a primeira república; os ensinos liceal e técnico no referido projeto Camoesas e, ainda, neste mesmo documento, o ensino superior. Em todos os casos, a estrutura do estudo é a mesma: introdução, exposição, conclusões e bibliografia. Nesta distinguimos, sempre, entre as fontes que foram objeto de pesquisa e, sem pretensão de exaustividade, os estudos subsidiários, casos havendo em que estes se repetem, o que se justifica por as obras em causa valerem para mais de uma circunstância.Novas Edições AcadêmicasUniversidade do MinhoCasulo, José Carlos de Oliveira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69002por978-3-639-61690-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:22.204606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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