Test and measurement environments for VANETs and MANETs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1975 |
Resumo: | A crescente necessidade por parte dos utilizadores em obterem acesso à Internet “em qualquer lugar e qualquer momento” tem incentivado investiga ção e desenvolvimento de abordagens capazes de resolver esta questão. Um dos maiores obstáculos em fornecer uma solução de acesso ubíquo à Internet tem sido a gestão de mobilidade. Nesta Tese de Mestrado ir-se-á implementar uma das soluções correntemente em desenvolvimento, integrando-a num ambiente MANET. A plataforma resultante pode ser posteriormente avaliada e até retiradas medidas de desempenho, podendo-se ainda tirar conclusões importantes sobre como um ambiente MANET se comporta numa plataforma de mobilidade global e acesso ubíquo. Na àrea de Sistemas de Transporte Inteligentes, tópicos como eficiência de tráfego e segurança dos utilizadores têm-se mostrado muito populares e deram in´ıcio a pesquisa extensiva em Redes Veículares Ad-Hoc (VANETs). Métodos tradicionais para investigação e desenvolvimento como testes com protótipos ou simulação computacional têm sido largamente usados. No entanto, os testes com protótipos são usualmente muito caros e a simulação computacional tem falta de precisão em ambientes sem fios. Esta Tese de Mestrado tem também por objectivo construir uma solução híbrida que combine os métodos de emulação e simulação. A solução proposta será implementada num testbed para VANETs. O testbed resultante irá permitir que multiplas instâncias de programas de routing reais possam ser executadas sobre um ambiente simulado computacionalmente. Assim poderão ser também retiradas elacções sobre o seu desempenho em características como o consumo de recursos e escalabilidade. ABSTRACT: The growing need from users to have internet access “whenever and wherever” has driven research to devise several approaches to cope with this issue. One of the greatest challenges in providing ubiquitous internet access has been the management of mobility. In this Master Thesis a solution currently under development, will be implemented integrating a MANET environment. The resulting testbed can later be evaluated and it’s performance measured, drawing important conclusions about how a MANET environment behaves in a global mobility and ubiquitous access framework. In the area of Intelligent Transportation System traffic efficiency and safety for users have become very popular topics and have triggered extensive research in Vehicular Ad-Hoc Networks (VANETs). Traditional methods for reaserch and development like field testing and simulation have been used. But field testing is usually very expensive expensive and simulation lacks accuracy in wireless environments. This Master Thesis also aims to provide a hybrid solution that combines the simulation and emulation methods. The proposed solution is implemented in a testbed for VANETs. The resulting testbed would allow multiple real routing instances to run simultaneously on a simulated environment. And to provide performance measures such as resource consumption and scalability. |
id |
RCAP_c788d3d7089a5d6804da0ca2223a2160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Test and measurement environments for VANETs and MANETsEngenharia de computadoresComunicações móveisRedes de computadoresA crescente necessidade por parte dos utilizadores em obterem acesso à Internet “em qualquer lugar e qualquer momento” tem incentivado investiga ção e desenvolvimento de abordagens capazes de resolver esta questão. Um dos maiores obstáculos em fornecer uma solução de acesso ubíquo à Internet tem sido a gestão de mobilidade. Nesta Tese de Mestrado ir-se-á implementar uma das soluções correntemente em desenvolvimento, integrando-a num ambiente MANET. A plataforma resultante pode ser posteriormente avaliada e até retiradas medidas de desempenho, podendo-se ainda tirar conclusões importantes sobre como um ambiente MANET se comporta numa plataforma de mobilidade global e acesso ubíquo. Na àrea de Sistemas de Transporte Inteligentes, tópicos como eficiência de tráfego e segurança dos utilizadores têm-se mostrado muito populares e deram in´ıcio a pesquisa extensiva em Redes Veículares Ad-Hoc (VANETs). Métodos tradicionais para investigação e desenvolvimento como testes com protótipos ou simulação computacional têm sido largamente usados. No entanto, os testes com protótipos são usualmente muito caros e a simulação computacional tem falta de precisão em ambientes sem fios. Esta Tese de Mestrado tem também por objectivo construir uma solução híbrida que combine os métodos de emulação e simulação. A solução proposta será implementada num testbed para VANETs. O testbed resultante irá permitir que multiplas instâncias de programas de routing reais possam ser executadas sobre um ambiente simulado computacionalmente. Assim poderão ser também retiradas elacções sobre o seu desempenho em características como o consumo de recursos e escalabilidade. ABSTRACT: The growing need from users to have internet access “whenever and wherever” has driven research to devise several approaches to cope with this issue. One of the greatest challenges in providing ubiquitous internet access has been the management of mobility. In this Master Thesis a solution currently under development, will be implemented integrating a MANET environment. The resulting testbed can later be evaluated and it’s performance measured, drawing important conclusions about how a MANET environment behaves in a global mobility and ubiquitous access framework. In the area of Intelligent Transportation System traffic efficiency and safety for users have become very popular topics and have triggered extensive research in Vehicular Ad-Hoc Networks (VANETs). Traditional methods for reaserch and development like field testing and simulation have been used. But field testing is usually very expensive expensive and simulation lacks accuracy in wireless environments. This Master Thesis also aims to provide a hybrid solution that combines the simulation and emulation methods. The proposed solution is implemented in a testbed for VANETs. The resulting testbed would allow multiple real routing instances to run simultaneously on a simulated environment. And to provide performance measures such as resource consumption and scalability.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:50:22Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1975engCosta, Rui Pedro Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:59:00Zoai:ria.ua.pt:10773/1975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:32.686509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Test and measurement environments for VANETs and MANETs |
title |
Test and measurement environments for VANETs and MANETs |
spellingShingle |
Test and measurement environments for VANETs and MANETs Costa, Rui Pedro Ferreira da Engenharia de computadores Comunicações móveis Redes de computadores |
title_short |
Test and measurement environments for VANETs and MANETs |
title_full |
Test and measurement environments for VANETs and MANETs |
title_fullStr |
Test and measurement environments for VANETs and MANETs |
title_full_unstemmed |
Test and measurement environments for VANETs and MANETs |
title_sort |
Test and measurement environments for VANETs and MANETs |
author |
Costa, Rui Pedro Ferreira da |
author_facet |
Costa, Rui Pedro Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rui Pedro Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de computadores Comunicações móveis Redes de computadores |
topic |
Engenharia de computadores Comunicações móveis Redes de computadores |
description |
A crescente necessidade por parte dos utilizadores em obterem acesso à Internet “em qualquer lugar e qualquer momento” tem incentivado investiga ção e desenvolvimento de abordagens capazes de resolver esta questão. Um dos maiores obstáculos em fornecer uma solução de acesso ubíquo à Internet tem sido a gestão de mobilidade. Nesta Tese de Mestrado ir-se-á implementar uma das soluções correntemente em desenvolvimento, integrando-a num ambiente MANET. A plataforma resultante pode ser posteriormente avaliada e até retiradas medidas de desempenho, podendo-se ainda tirar conclusões importantes sobre como um ambiente MANET se comporta numa plataforma de mobilidade global e acesso ubíquo. Na àrea de Sistemas de Transporte Inteligentes, tópicos como eficiência de tráfego e segurança dos utilizadores têm-se mostrado muito populares e deram in´ıcio a pesquisa extensiva em Redes Veículares Ad-Hoc (VANETs). Métodos tradicionais para investigação e desenvolvimento como testes com protótipos ou simulação computacional têm sido largamente usados. No entanto, os testes com protótipos são usualmente muito caros e a simulação computacional tem falta de precisão em ambientes sem fios. Esta Tese de Mestrado tem também por objectivo construir uma solução híbrida que combine os métodos de emulação e simulação. A solução proposta será implementada num testbed para VANETs. O testbed resultante irá permitir que multiplas instâncias de programas de routing reais possam ser executadas sobre um ambiente simulado computacionalmente. Assim poderão ser também retiradas elacções sobre o seu desempenho em características como o consumo de recursos e escalabilidade. ABSTRACT: The growing need from users to have internet access “whenever and wherever” has driven research to devise several approaches to cope with this issue. One of the greatest challenges in providing ubiquitous internet access has been the management of mobility. In this Master Thesis a solution currently under development, will be implemented integrating a MANET environment. The resulting testbed can later be evaluated and it’s performance measured, drawing important conclusions about how a MANET environment behaves in a global mobility and ubiquitous access framework. In the area of Intelligent Transportation System traffic efficiency and safety for users have become very popular topics and have triggered extensive research in Vehicular Ad-Hoc Networks (VANETs). Traditional methods for reaserch and development like field testing and simulation have been used. But field testing is usually very expensive expensive and simulation lacks accuracy in wireless environments. This Master Thesis also aims to provide a hybrid solution that combines the simulation and emulation methods. The proposed solution is implemented in a testbed for VANETs. The resulting testbed would allow multiple real routing instances to run simultaneously on a simulated environment. And to provide performance measures such as resource consumption and scalability. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2011-04-19T13:50:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1975 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137454042644480 |