Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do Barreiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abias, Severina Alice
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11148
Resumo: Esta investigação enquadra-se nos estudos sobre as desigualdades sociais e escolares. Assim o nosso objectivo foi procurar perceber qual a influencia da origem social e ou familiar no desempenho escolar dos alunos do 9ºano, numa escola do Distrito de Setúbal. Na escola, na família , as instituições de ensino devem trabalhar, para que haja bons resultados ou bem para diminuição do insucesso escolar. Para isso questionamos : As condições sociais e estratégias educativas familiares influenciam nos bons resultados. Foram analisadas nesta investigação em termos gerais, o grupo etário, a escolaridade dos pais e sua influencia no sucesso e insucesso escolar dos filhos, a participação dos pais, a profissão e a situação na profissão e entre outros que consideramos importante neste trabalho. Utilizou-se como metodologia extensiva inquérito por questionários, o SPSS foi utilizado para análise dos dados, que foram 128 questionários individuais de alunos de uma escola no Distrito de Setúbal no Concelho do Barreiro, que com este trabalho permitiu conhecer o percurso escolar dos mesmos e suas formas de ver a escola. Uma das conclusões que tiramos no nosso trabalho, foi que o nível de escolaridade dos pais em si só não influencia para um bom desempenho escolar do aluno é preciso um envolvimento por parte da família. E neste processo à escola, os professores, a comunidade não podem ficar de parte têm que todos participar.
id RCAP_c791a5d050c58322e1b8a00e06194099
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do BarreiroDesigualdades sociais e escolaresExpectativasTrajetóriasSucesso escolarEnsino básicoSocial and educational inequalitiesExpectationsTrajectoriesElementary educationEsta investigação enquadra-se nos estudos sobre as desigualdades sociais e escolares. Assim o nosso objectivo foi procurar perceber qual a influencia da origem social e ou familiar no desempenho escolar dos alunos do 9ºano, numa escola do Distrito de Setúbal. Na escola, na família , as instituições de ensino devem trabalhar, para que haja bons resultados ou bem para diminuição do insucesso escolar. Para isso questionamos : As condições sociais e estratégias educativas familiares influenciam nos bons resultados. Foram analisadas nesta investigação em termos gerais, o grupo etário, a escolaridade dos pais e sua influencia no sucesso e insucesso escolar dos filhos, a participação dos pais, a profissão e a situação na profissão e entre outros que consideramos importante neste trabalho. Utilizou-se como metodologia extensiva inquérito por questionários, o SPSS foi utilizado para análise dos dados, que foram 128 questionários individuais de alunos de uma escola no Distrito de Setúbal no Concelho do Barreiro, que com este trabalho permitiu conhecer o percurso escolar dos mesmos e suas formas de ver a escola. Uma das conclusões que tiramos no nosso trabalho, foi que o nível de escolaridade dos pais em si só não influencia para um bom desempenho escolar do aluno é preciso um envolvimento por parte da família. E neste processo à escola, os professores, a comunidade não podem ficar de parte têm que todos participar.This research is within the framework of social and educational inequalities. We aim at understanding the influences of social and familiar origins on school performance of nine grade students, in a school at Distrito de Setúbal. The school and the family as institutions have to work in order to decrease school failure. Therefore we question: the social conditions and the family strategies influence the good outcomes. In this study, among various issues, we analysed the age group, the parental educational background, the profession and situation in the profession and their influence in success and failure of their children. The methodology used was the questionnaire, and for data analysis we used the SPSS. The questionnaires were applied to 128 individual from the Abovementioned School. This work contributed to know their educational path and their views about the school. We conclude that the social capital is influential though not strong independent predictor for good school performance. There is a need of a family involvement. Moreover, the school, the teachers, and the community have to participate2016-04-04T16:19:19Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11148TID:201019981porAbias, Severina Aliceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:27Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:52.262099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do Barreiro
title Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do Barreiro
spellingShingle Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do Barreiro
Abias, Severina Alice
Desigualdades sociais e escolares
Expectativas
Trajetórias
Sucesso escolar
Ensino básico
Social and educational inequalities
Expectations
Trajectories
Elementary education
title_short Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do Barreiro
title_full Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do Barreiro
title_fullStr Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do Barreiro
title_full_unstemmed Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do Barreiro
title_sort Trajetórias e expectativas escolares: o caso dos alunos do 9ºano de uma escola do Barreiro
author Abias, Severina Alice
author_facet Abias, Severina Alice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abias, Severina Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades sociais e escolares
Expectativas
Trajetórias
Sucesso escolar
Ensino básico
Social and educational inequalities
Expectations
Trajectories
Elementary education
topic Desigualdades sociais e escolares
Expectativas
Trajetórias
Sucesso escolar
Ensino básico
Social and educational inequalities
Expectations
Trajectories
Elementary education
description Esta investigação enquadra-se nos estudos sobre as desigualdades sociais e escolares. Assim o nosso objectivo foi procurar perceber qual a influencia da origem social e ou familiar no desempenho escolar dos alunos do 9ºano, numa escola do Distrito de Setúbal. Na escola, na família , as instituições de ensino devem trabalhar, para que haja bons resultados ou bem para diminuição do insucesso escolar. Para isso questionamos : As condições sociais e estratégias educativas familiares influenciam nos bons resultados. Foram analisadas nesta investigação em termos gerais, o grupo etário, a escolaridade dos pais e sua influencia no sucesso e insucesso escolar dos filhos, a participação dos pais, a profissão e a situação na profissão e entre outros que consideramos importante neste trabalho. Utilizou-se como metodologia extensiva inquérito por questionários, o SPSS foi utilizado para análise dos dados, que foram 128 questionários individuais de alunos de uma escola no Distrito de Setúbal no Concelho do Barreiro, que com este trabalho permitiu conhecer o percurso escolar dos mesmos e suas formas de ver a escola. Uma das conclusões que tiramos no nosso trabalho, foi que o nível de escolaridade dos pais em si só não influencia para um bom desempenho escolar do aluno é preciso um envolvimento por parte da família. E neste processo à escola, os professores, a comunidade não podem ficar de parte têm que todos participar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-10
2016-04-04T16:19:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11148
TID:201019981
url http://hdl.handle.net/10071/11148
identifier_str_mv TID:201019981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134811241054208