A representação do migrante clandestino no cinema contemporâneo: Efeitos e cenas de fronteira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352014000300006 |
Resumo: | O presente artigo estuda um corpus de filmes que representam diversos percursos de migrantes clandestinos. A análise foca particularmente o lugar do clandestino na fronteira, entendida como lugar e metáfora. Após uma leitura crítica da noção de fronteira, descrevem-se as figuras recorrentes desta cinematografia: o clandestino que experimenta a fronteira, o homem ocidental em crise que se regenera no contacto com o Outro, a instância de receção que vê questionada a sua postura perante o sofrimento do/a migrante. |
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O presente artigo estuda um corpus de filmes que representam diversos percursos de migrantes clandestinos. A análise foca particularmente o lugar do clandestino na fronteira, entendida como lugar e metáfora. Após uma leitura crítica da noção de fronteira, descrevem-se as figuras recorrentes desta cinematografia: o clandestino que experimenta a fronteira, o homem ocidental em crise que se regenera no contacto com o Outro, a instância de receção que vê questionada a sua postura perante o sofrimento do/a migrante. |
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