Relação entre coordenação motora e desempenho cognitivo em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem entre os 6 - 10 anos de idade
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5785 |
Resumo: | As dificuldades de aprendizagem são uma realidade nas escolas. Por vezes, o trabalho executado no âmbito das dificuldades de aprendizagem, com as crianças, reduz-se ao trabalho de mesa. É importante então que se conheça o desenvolvimento cognitivo das crianças e a relação que têm com outros aspetos para que dessa forma se possa perceber como deve ser influenciado a fim de obter resultados positivos quando este apresenta algum défice. A faixa etária dos 6 aos 10 anos de idade, é um período onde acontecem muitas transformações e onde há a possibilidade de se detetarem determinados problemas que comprometam o desenvolvimento global da criança e é também nesta fase que uma intervenção atempada pode ter resultados expectantes. Com isto, este estudo torna-se pertinente na medida que procura perceber a relação entre o desempenho cognitivo e desenvolvimento motor da criança podendo alertar para a importância da coexistência destes dois fatores num desenvolvimento saudável da criança. As crianças, cada vez mais, têm um estilo de vida sedentária, torna-se então essencial que se perceba os malefícios que o sedentarismo acarreta para que haja um alerta e uma intervenção nas crianças e adolescentes. Face ao exposto, a presente dissertação objetiva perceber a relação entre coordenação motora e desempenho cognitivo em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem, integrando dois estudos com diferentes objetivos. O estudo I objetiva a caracterização do Desenvolvimento Motor e Desempenho Cognitivo, em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem entre os 6-10 anos de idade, de acordo com o género, ano de escolaridade e com e sem dificuldades de aprendizagem em crianças com idades compreendidas entre os 6 – 10 anos e o estudo II objetiva analisar a influência entre o Desempenho cognitivo e Desenvolvimento Motor em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem com idades entre 6 – 10 anos de idade. A amostra foi constituída por 142 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade (8,06± 1,04), 73 raparigas (51,4 %) e 69 rapazes (48,6 %), frequentando 9 (6,3%) o 1º ano, 30 (21,1%) o 2º ano, 48 (33,8%) o 3º ano e 55 (38,7%) o 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de três escolas públicas de Vila Real. Na amostra 60 (42,3%) das crianças apresentavam dificuldades de aprendizagem e 82 (57,7%) crianças não apresentavam dificuldades de aprendizagem. Para a avaliação do desempenho cognitivo recorreu-se ao teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR) e para a avaliação do desenvolvimento motor recorreu-se ao teste Körperkoordinations-test für Kinder (KTK). Para a análise estatística recorreu-se à estatística descritiva para descritiva dos dados através de uma tabela de frequências e percentagens para descrever as variáveis medidas em escalas nominais e ordinais e da média e desvio-padrão para as variáveis medidas em escalas contínuas. Recorreu-se ao t test de Student, para proceder a comparação dos resultados de acordo com o género, ano de escolaridade e presença ou ausência de DA, no teste KTK e das MPCR. Aplicou-se o teste de coeficiente de correlação de Pearson para determinar o grau de relação entre as variáveis em estudo. Para verificar o efeito principal e a interação das variáveis independentes (ano de escolaridade, género e DA) no teste KTK e no teste das MPCR foi aplicado o Modelo Linear Generalizado. Conclusões do estudo I: Verificou-se que as crianças sem dificuldades de aprendizagem apresentam melhores resultados que as crianças com dificuldades de aprendizagem no teste das MPCR (sig. = 0,000), as crianças mais velhas apresentam melhores resultados (sig. = 0,002) e quanto ao género não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. No teste KTK as crianças sem dificuldades de aprendizagem apresentaram melhores resultados (sig. = 0,017), os mais novos apresentaram melhores resultados (sig. = 0,018) e foi o género masculino que apresentou resultados superiores (sig. = 0,010). Conclusões do estudo II: Existe uma correlação de 0,189 entres as Matrizes Progressivas coloridas de Raven e uma das tarefas do teste KTK, “Saltos Monopedais”, nas crianças sem DA. Indicando melhores resultados totais na resolução das MPCR estão associados a melhores resultados nesta tarefa; Verificou-se uma correlação, significativa positiva, entre as MPCR e a idade, nas crianças sem DA e com DA, indicando que crianças mais velhas apresentam melhores resultados nas MPCR (total); As Dificuldades de Aprendizagem apresentaram um efeito no QM total (p = 0,012), nas MPCR (total) (p=0,003) e nas tarefas “Trave de Equilíbrio” (p= 0,040), “Saltos Monopedais” (p = 0,006) e “Saltos Laterais” (p = 0,007), indicando que as crianças sem DA apresentam melhores resultados nestes parâmetros; O ano de escolaridade tem influência no QM (total) ” (p= 0,001), nas tarefas do teste KTK “Saltos Monopedais” (p=0,003) e “Transferência de Plataformas” (p= 0,003) sendo que com o aumento da idade há um decréscimo em todos estes parâmetros. O ano de escolaridade também influenciou os resultados totais das MPCR (total) (p = 0,023), os resultados totais das MPCR aumentam com a idade; Verificou-se o efeito Ano de Escolaridade x Género na tarefa do teste KTK “Saltos Laterais”, sendo o género masculino e as crianças mais novas (1º e 2º ano), um conjunto de condições preponderantes a melhores resultados nesta tarefa. |
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Com isto, este estudo torna-se pertinente na medida que procura perceber a relação entre o desempenho cognitivo e desenvolvimento motor da criança podendo alertar para a importância da coexistência destes dois fatores num desenvolvimento saudável da criança. As crianças, cada vez mais, têm um estilo de vida sedentária, torna-se então essencial que se perceba os malefícios que o sedentarismo acarreta para que haja um alerta e uma intervenção nas crianças e adolescentes. Face ao exposto, a presente dissertação objetiva perceber a relação entre coordenação motora e desempenho cognitivo em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem, integrando dois estudos com diferentes objetivos. O estudo I objetiva a caracterização do Desenvolvimento Motor e Desempenho Cognitivo, em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem entre os 6-10 anos de idade, de acordo com o género, ano de escolaridade e com e sem dificuldades de aprendizagem em crianças com idades compreendidas entre os 6 – 10 anos e o estudo II objetiva analisar a influência entre o Desempenho cognitivo e Desenvolvimento Motor em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem com idades entre 6 – 10 anos de idade. A amostra foi constituída por 142 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade (8,06± 1,04), 73 raparigas (51,4 %) e 69 rapazes (48,6 %), frequentando 9 (6,3%) o 1º ano, 30 (21,1%) o 2º ano, 48 (33,8%) o 3º ano e 55 (38,7%) o 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de três escolas públicas de Vila Real. Na amostra 60 (42,3%) das crianças apresentavam dificuldades de aprendizagem e 82 (57,7%) crianças não apresentavam dificuldades de aprendizagem. Para a avaliação do desempenho cognitivo recorreu-se ao teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR) e para a avaliação do desenvolvimento motor recorreu-se ao teste Körperkoordinations-test für Kinder (KTK). Para a análise estatística recorreu-se à estatística descritiva para descritiva dos dados através de uma tabela de frequências e percentagens para descrever as variáveis medidas em escalas nominais e ordinais e da média e desvio-padrão para as variáveis medidas em escalas contínuas. Recorreu-se ao t test de Student, para proceder a comparação dos resultados de acordo com o género, ano de escolaridade e presença ou ausência de DA, no teste KTK e das MPCR. Aplicou-se o teste de coeficiente de correlação de Pearson para determinar o grau de relação entre as variáveis em estudo. Para verificar o efeito principal e a interação das variáveis independentes (ano de escolaridade, género e DA) no teste KTK e no teste das MPCR foi aplicado o Modelo Linear Generalizado. Conclusões do estudo I: Verificou-se que as crianças sem dificuldades de aprendizagem apresentam melhores resultados que as crianças com dificuldades de aprendizagem no teste das MPCR (sig. = 0,000), as crianças mais velhas apresentam melhores resultados (sig. = 0,002) e quanto ao género não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. No teste KTK as crianças sem dificuldades de aprendizagem apresentaram melhores resultados (sig. = 0,017), os mais novos apresentaram melhores resultados (sig. = 0,018) e foi o género masculino que apresentou resultados superiores (sig. = 0,010). Conclusões do estudo II: Existe uma correlação de 0,189 entres as Matrizes Progressivas coloridas de Raven e uma das tarefas do teste KTK, “Saltos Monopedais”, nas crianças sem DA. Indicando melhores resultados totais na resolução das MPCR estão associados a melhores resultados nesta tarefa; Verificou-se uma correlação, significativa positiva, entre as MPCR e a idade, nas crianças sem DA e com DA, indicando que crianças mais velhas apresentam melhores resultados nas MPCR (total); As Dificuldades de Aprendizagem apresentaram um efeito no QM total (p = 0,012), nas MPCR (total) (p=0,003) e nas tarefas “Trave de Equilíbrio” (p= 0,040), “Saltos Monopedais” (p = 0,006) e “Saltos Laterais” (p = 0,007), indicando que as crianças sem DA apresentam melhores resultados nestes parâmetros; O ano de escolaridade tem influência no QM (total) ” (p= 0,001), nas tarefas do teste KTK “Saltos Monopedais” (p=0,003) e “Transferência de Plataformas” (p= 0,003) sendo que com o aumento da idade há um decréscimo em todos estes parâmetros. O ano de escolaridade também influenciou os resultados totais das MPCR (total) (p = 0,023), os resultados totais das MPCR aumentam com a idade; Verificou-se o efeito Ano de Escolaridade x Género na tarefa do teste KTK “Saltos Laterais”, sendo o género masculino e as crianças mais novas (1º e 2º ano), um conjunto de condições preponderantes a melhores resultados nesta tarefa.Learning difficulties are a reality in schools. Sometimes the work performed within the learning disabilities, with children, reduce the desk job. It is important then that we know the cognitive development of children and the relationship they have with other aspects so that way we can see how to be influenced in order to get positive results when it has a deficit. The age range of 6 to 10 years old, is a period where many changes take place and where there is the possibility of detetarem certain problems that compromise the child's overall development and it is also at this stage that early intervention may have expectant results. As a result, this study becomes relevant in that it attempts to understand the relationship between cognitive performance and the child's motor development may draw attention to the importance of the coexistence of these two factors in a child's healthy development. Children, increasingly have a sedentary lifestyle, it then becomes essential to realize the harm that physical inactivity leads so there is an alert and intervention in children and adolescents. Given the above, the present dissertation aims at understanding the relationship between motor coordination and cognitive performance in children with and without learning disabilities, integrating two studies with different goals. The study I objective characterization of Motor Development and Cognitive Performance in children with and without learning disabilities between 6-10 years of age, according to gender, grade and with and without learning difficulties in children between the 6-10 years and the objective II study to analyze the influence between the cognitive performance and motor development in children with and without learning disabilities aged 6-10 years. The sample consisted of 142 children, aged 6 to 10 years of age (8.06 ± 1.04), 73 girls (51.4%) and 69 boys (48.6%), attending 9 (6.3%) 1st year, 30 (21.1%) 2nd year, 48 (33.8%) year 3 and 55 (38.7%) the 4th year of the 1st cycle of basic education in three public schools of Vila Real. In the sample 60 (42.3%) of the children had learning difficulties and 82 (57.7%) children had no learning disabilities. For the assessment of cognitive performance appealed to the testing of Coloured Progressive Matrices Raven (MPCR) and for the assessment of motor development appealed to the Körperkoordinations-test Test für Kinder (KTK). Statistical analysis resorted to descriptive statistics for descriptive data through a table of frequencies and percentages to describe the variables measured in nominal and ordinal scales and the mean and standard deviation for the variables measured on continuous scales. Appealed to the t test of Student, to make the comparison of results according to gender, grade and presence or absence of AD, the KTK test and MPCR. Pearson's correlation test was applied to determine the degree of relationship between the variables under study. To check the main effect and the interaction of independent variables (grade, gender and DA) in the KTK test and the test of MPCR was applied Generalized Linear Model. I study's findings: It was found that children without learning disabilities have better outcomes than children with learning difficulties in testing the MPCR (sig. = 0.000), older children have better results (sig. = 0.002) and the gender were not statistically significant differences. In the KTK test children without learning disabilities showed better results (sig. = 0.017), the newest showed better results (sig. = 0.018) and was the males who showed superior results (sig. = 0.010). II study's findings: There is a correlation of 0.189 entres the Raven Progressive Matrices colored and one of the test tasks KTK, "Monopedais Heels" in children without AD. Indicating best overall results in the resolution of MPCR they are associated with better results in this task; There was a correlation, positive significant, between MPCR and age, children without AD and DA, indicating that older children have better results in MPCR (total); The Learning Disabilities had an effect on the overall QM (p = 0.012) in MPCR (total) (p = 0.003) and tasks "Catch Balance" (p = 0.040), "Monopedais Heels" (p = 0.006) and "Side Heels" (p = 0.007), indicating that children without AD show better results in these parameters; The grade influences the QM (total) "(p = 0.001), the test tasks KTK" Monopedais Heels "(p = 0.003) and" platforms Transfer "(p = 0.003) whereas with increasing age there is a decrease in all these parameters. The school year also influenced the overall results of MPCR (total) (p = 0.023), the total results of MPCR increase with age; There was the effect Year Education x Gender in the KTK test task "Side Heels", and the males and the younger children (1st and 2nd year), a set of prevailing conditions to better results in this task.2016-04-18T13:25:28Z2016-04-18T00:00:00Z2016-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5785porNascimento, Marina Junqueira doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:02Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:45.836405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As crianças, cada vez mais, têm um estilo de vida sedentária, torna-se então essencial que se perceba os malefícios que o sedentarismo acarreta para que haja um alerta e uma intervenção nas crianças e adolescentes. Face ao exposto, a presente dissertação objetiva perceber a relação entre coordenação motora e desempenho cognitivo em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem, integrando dois estudos com diferentes objetivos. O estudo I objetiva a caracterização do Desenvolvimento Motor e Desempenho Cognitivo, em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem entre os 6-10 anos de idade, de acordo com o género, ano de escolaridade e com e sem dificuldades de aprendizagem em crianças com idades compreendidas entre os 6 – 10 anos e o estudo II objetiva analisar a influência entre o Desempenho cognitivo e Desenvolvimento Motor em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem com idades entre 6 – 10 anos de idade. A amostra foi constituída por 142 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade (8,06± 1,04), 73 raparigas (51,4 %) e 69 rapazes (48,6 %), frequentando 9 (6,3%) o 1º ano, 30 (21,1%) o 2º ano, 48 (33,8%) o 3º ano e 55 (38,7%) o 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de três escolas públicas de Vila Real. Na amostra 60 (42,3%) das crianças apresentavam dificuldades de aprendizagem e 82 (57,7%) crianças não apresentavam dificuldades de aprendizagem. Para a avaliação do desempenho cognitivo recorreu-se ao teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR) e para a avaliação do desenvolvimento motor recorreu-se ao teste Körperkoordinations-test für Kinder (KTK). Para a análise estatística recorreu-se à estatística descritiva para descritiva dos dados através de uma tabela de frequências e percentagens para descrever as variáveis medidas em escalas nominais e ordinais e da média e desvio-padrão para as variáveis medidas em escalas contínuas. Recorreu-se ao t test de Student, para proceder a comparação dos resultados de acordo com o género, ano de escolaridade e presença ou ausência de DA, no teste KTK e das MPCR. Aplicou-se o teste de coeficiente de correlação de Pearson para determinar o grau de relação entre as variáveis em estudo. Para verificar o efeito principal e a interação das variáveis independentes (ano de escolaridade, género e DA) no teste KTK e no teste das MPCR foi aplicado o Modelo Linear Generalizado. Conclusões do estudo I: Verificou-se que as crianças sem dificuldades de aprendizagem apresentam melhores resultados que as crianças com dificuldades de aprendizagem no teste das MPCR (sig. = 0,000), as crianças mais velhas apresentam melhores resultados (sig. = 0,002) e quanto ao género não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. No teste KTK as crianças sem dificuldades de aprendizagem apresentaram melhores resultados (sig. = 0,017), os mais novos apresentaram melhores resultados (sig. = 0,018) e foi o género masculino que apresentou resultados superiores (sig. = 0,010). Conclusões do estudo II: Existe uma correlação de 0,189 entres as Matrizes Progressivas coloridas de Raven e uma das tarefas do teste KTK, “Saltos Monopedais”, nas crianças sem DA. Indicando melhores resultados totais na resolução das MPCR estão associados a melhores resultados nesta tarefa; Verificou-se uma correlação, significativa positiva, entre as MPCR e a idade, nas crianças sem DA e com DA, indicando que crianças mais velhas apresentam melhores resultados nas MPCR (total); As Dificuldades de Aprendizagem apresentaram um efeito no QM total (p = 0,012), nas MPCR (total) (p=0,003) e nas tarefas “Trave de Equilíbrio” (p= 0,040), “Saltos Monopedais” (p = 0,006) e “Saltos Laterais” (p = 0,007), indicando que as crianças sem DA apresentam melhores resultados nestes parâmetros; O ano de escolaridade tem influência no QM (total) ” (p= 0,001), nas tarefas do teste KTK “Saltos Monopedais” (p=0,003) e “Transferência de Plataformas” (p= 0,003) sendo que com o aumento da idade há um decréscimo em todos estes parâmetros. O ano de escolaridade também influenciou os resultados totais das MPCR (total) (p = 0,023), os resultados totais das MPCR aumentam com a idade; Verificou-se o efeito Ano de Escolaridade x Género na tarefa do teste KTK “Saltos Laterais”, sendo o género masculino e as crianças mais novas (1º e 2º ano), um conjunto de condições preponderantes a melhores resultados nesta tarefa. |
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