Design de superfície têxtil para estamparia digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/72430 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil Vestuário e Acessórios |
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Design de superfície têxtil para estamparia digitalTextile surface design for digital printingDesign de superfície têxtilEstamparia digital têxtilTécnicas manuaisVeganismoSurface textile designDigital textile printingManual techniquesVeganismEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil Vestuário e AcessóriosA presente dissertação configura-se no contexto do design de superfície têxtil e na aplicação de técnicas de criação manuais, nomeadamente, o carimbo e monoprinting, tendo como objetivo promover a exploração desses meios, para o desenvolvimento de uma coleção de tecidos estampados para marcas de vestuário vegan através do processo de estamparia digital. Com o advento das tecnologias e dos programas CAD a elas associados, muitos são os designers que têm vindo a perder a conexão com o criar manualmente, não vendo as possibilidades criativas que esses meios podem trazer de inovador quando associados aos digitais. Por essa razão, e pelo facto de se observar uma oportunidade de mercado nos novos tipos de consumidores que estão a surgir, na procura por produtos que correspondam aos seus ideais de vida, assim como a maior consciencialização e preocupação pelos direitos dos animais e do ambiente, tornou-se imprescindível explorar as necessidades desse público, de modo a corresponder aos seus desejos e ambições, num ponto de vista criativo. Assim, foi desenvolvida uma coleção composta por doze tecidos estampados, para vestuário feminino SS20, que exploram uma vertente criativa através da utilização de elementos orgânicos, nomeadamente produtos hortícolas, como frutas e legumes, a fim de criar padrões com base em texturas, com o uso desses elementos e técnicas acima mencionadas. Para ultimar esse processo, foi realizada uma seleção de materiais e métodos conscientes e animal friendly, utilizou-se o processo de estamparia digital, por ser a tecnologia mais recente, ecológica e menos prejudicial ao meio ambiente, para além de permitir a exploração de imagens com uma multiplicidade de cores. O projeto ainda contribui com uma análise à interação entre substrato, cor e padrão, permitindo identificar quais substratos interagem melhor com o tipo de padrões em estudo, para além de reconhecer uma das dificuldades associadas à estamparia, a reprodução das cores em relação às pré-estabelecidas e aos resultados nas fibras, e como entender esse problema, pode contribuir para os designers ultrapassarem essa barreira, no que toca ao seu trabalho como projetista em meio digitais.This dissertation is set in the context of textile surface design and the application of manual creation techniques, namely stamping and monoprinting, in order to promote the exploitation of these means, for the development of a collection of printed fabrics for vegan clothing brands through the process of digital Printing. With the advent of technologies and CAD programs associated with them, many designers have been losing the connection with creating manually, not seeing the creative possibilities that these means can bring innovative when associated with digital. For this reason, and the fact that there is a market opportunity in the new types of consumers that are emerging, in the search for products that match their ideals of life, as well as greater awareness and concern for animal and environmental rights, It became essential to explore the needs of this audience in order to respond to their wishes and ambitions from a creative point of view. In this way, a collection of twelve printed fabrics for SS20 women's clothing has been developed, that exploit a creative strand through the use of organic elements such as fruits and vegetables to create texture-based patterns using these elements and techniques mentioned above. To finalize this process, a selection of conscious and animal friendly materials and methods was made, the digital printing process was used, as it is the latest technology, ecological and less harmful to the environment, and allows the exploration of images with a multiplicity of colors. The project also contributes to an analysis of the interaction between substrate, color and pattern, allowing to identify which substrates interact best with the type of patterns under study, as well as recognizing some of the difficulties associated with stamping, the color reproduction in relation to the pre-established ones and the results in the fibers, and how understanding this problem can help designers overcome this barrier when it comes to designing in digital media.Souto, António Pedro Sousa Glória ValadaresCabral, Isabel Maria DiasUniversidade do MinhoTeixeira, Ana Filipa Pereira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/72430por202543978info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:28ZPortal AgregadorONG |
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