A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Lusifátima Maria Gadêlha de Oliveira Réquia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2428
Resumo: Esta dissertação trata de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar como ocorre a inserção profissional de egressos dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio em Secretariado e Secretaria Escolar do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília. A pesquisa teve abordagem qualitativa utilizando entrevistas estruturadas aplicadas a um grupo de alunos egressos dos cursos supracitados, que terminaram a formação técnica em 2016 e junto a agentes de inserção profissional e organizações que contratam estagiários, aprendizes e funcionários efetivos. A população amostral contou ainda com um representante do IFB. Os resultados mostraram que obter um diploma de curso técnico não é garantia de inserção profissional. A exigência de experiência nos processos seletivos é apontada como o maior obstáculo. Os casos exitosos de inserção profissional não ocorreram nas áreas de formação. A inteligência emocional foi apontada como requisito nos processos seletivos, além das competências técnicas adquiridas nos cursos concluídos pelos egressos.
id RCAP_c7ddd062d7e10e6c6cead1f65b4c8f0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2428
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFBeducação profissional e tecnológicainserção profissionalmundo do trabalhotrabalhoprofessional and technological educationprofessional insertionworld of workjobEsta dissertação trata de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar como ocorre a inserção profissional de egressos dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio em Secretariado e Secretaria Escolar do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília. A pesquisa teve abordagem qualitativa utilizando entrevistas estruturadas aplicadas a um grupo de alunos egressos dos cursos supracitados, que terminaram a formação técnica em 2016 e junto a agentes de inserção profissional e organizações que contratam estagiários, aprendizes e funcionários efetivos. A população amostral contou ainda com um representante do IFB. Os resultados mostraram que obter um diploma de curso técnico não é garantia de inserção profissional. A exigência de experiência nos processos seletivos é apontada como o maior obstáculo. Os casos exitosos de inserção profissional não ocorreram nas áreas de formação. A inteligência emocional foi apontada como requisito nos processos seletivos, além das competências técnicas adquiridas nos cursos concluídos pelos egressos.This dissertation deals with research whose general objective was to identify how the professional insertion of graduates of the technical courses subsequent to the High School in Secretariat and School Secretary of the São Sebastião Campus of the Federal Institute of Brasilia occurs. The research had a qualitative approach using structured interviews applied to a group of students who graduated from the courses mentioned above, who finished the technical training in 2016, along with professional recruitment agents and organizations that hire trainees, apprentices and effective employees. The sample population also had an IFB representative. The results showed that to obtain a diploma of technical course is not guarantee of professional insertion. The requirement of experience in the selective processes is pointed out as the biggest obstacle. Successful cases of professional insertion did not occur in the training areas. Emotional intelligence was indicated as a requirement in the selective processes, in addition to the technical skills acquired in the courses completed by the graduates.Delgado, LuísaFeres, Marcelo MachadoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRamos, Lusifátima Maria Gadêlha de Oliveira Réquia2019-01-31T11:44:04Z2019-01-182019-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2428TID:202152774por202152774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:24Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:28.907403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFB
title A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFB
spellingShingle A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFB
Ramos, Lusifátima Maria Gadêlha de Oliveira Réquia
educação profissional e tecnológica
inserção profissional
mundo do trabalho
trabalho
professional and technological education
professional insertion
world of work
job
title_short A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFB
title_full A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFB
title_fullStr A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFB
title_full_unstemmed A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFB
title_sort A inserção profissional de egressos de cursos técnicos subsequentes do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília - IFB
author Ramos, Lusifátima Maria Gadêlha de Oliveira Réquia
author_facet Ramos, Lusifátima Maria Gadêlha de Oliveira Réquia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Luísa
Feres, Marcelo Machado
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Lusifátima Maria Gadêlha de Oliveira Réquia
dc.subject.por.fl_str_mv educação profissional e tecnológica
inserção profissional
mundo do trabalho
trabalho
professional and technological education
professional insertion
world of work
job
topic educação profissional e tecnológica
inserção profissional
mundo do trabalho
trabalho
professional and technological education
professional insertion
world of work
job
description Esta dissertação trata de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar como ocorre a inserção profissional de egressos dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio em Secretariado e Secretaria Escolar do Campus São Sebastião do Instituto Federal de Brasília. A pesquisa teve abordagem qualitativa utilizando entrevistas estruturadas aplicadas a um grupo de alunos egressos dos cursos supracitados, que terminaram a formação técnica em 2016 e junto a agentes de inserção profissional e organizações que contratam estagiários, aprendizes e funcionários efetivos. A população amostral contou ainda com um representante do IFB. Os resultados mostraram que obter um diploma de curso técnico não é garantia de inserção profissional. A exigência de experiência nos processos seletivos é apontada como o maior obstáculo. Os casos exitosos de inserção profissional não ocorreram nas áreas de formação. A inteligência emocional foi apontada como requisito nos processos seletivos, além das competências técnicas adquiridas nos cursos concluídos pelos egressos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-31T11:44:04Z
2019-01-18
2019-01-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2428
TID:202152774
url http://hdl.handle.net/10400.15/2428
identifier_str_mv TID:202152774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202152774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137034430840832