Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Laura
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pedro, Neuza
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7609
Resumo: Esta comunicação apresenta alguns dos resultados preliminares de um questionário aplicado a estudantes do ensino superior português, a nível universitário e politécnico, com o objetivo de se investigar, neste caso, a forma como certas tipologias de ferramentas Web 2.0 são utilizadas em unidades curriculares de língua inglesa, para desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral e escrita. Tendo por base uma metodologia de teor quantitativo e cariz descritivo, os dados foram recolhidos através de um questionário online em dois períodos diferentes: no segundo semestre de 2016/2017 e no decorrer do primeiro semestre de 2017/2018. Foram inquiridos 341 estudantes, no total, provenientes de 17 instituições diferentes. Os resultados mostram que o índice mais elevado de utilização das ferramentas foi o correspondente à compreensão escrita, enquanto o mais reduzido foi atribuído à expressão oral. Além disso, especificamente em relação às tipologias de ferramentas web, o item ‘partilha de vídeo’ foi associado sobretudo às competências de compreensão e expressão oral, ao passo que, para o desenvolvimento das componentes de compreensão e expressão escrita, o item ‘apresentação e partilha de informação’ foi aquele que recolheu um índice mais elevado de utilização.
id RCAP_c7dfebf4bc2e9870a862939d7bf40663
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantesEstudantesEnsino SuperiorTICFerramentas web 2.0Competências de comunicaçãoStudentsHigher educationICTWeb toolsCommunication skillsEsta comunicação apresenta alguns dos resultados preliminares de um questionário aplicado a estudantes do ensino superior português, a nível universitário e politécnico, com o objetivo de se investigar, neste caso, a forma como certas tipologias de ferramentas Web 2.0 são utilizadas em unidades curriculares de língua inglesa, para desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral e escrita. Tendo por base uma metodologia de teor quantitativo e cariz descritivo, os dados foram recolhidos através de um questionário online em dois períodos diferentes: no segundo semestre de 2016/2017 e no decorrer do primeiro semestre de 2017/2018. Foram inquiridos 341 estudantes, no total, provenientes de 17 instituições diferentes. Os resultados mostram que o índice mais elevado de utilização das ferramentas foi o correspondente à compreensão escrita, enquanto o mais reduzido foi atribuído à expressão oral. Além disso, especificamente em relação às tipologias de ferramentas web, o item ‘partilha de vídeo’ foi associado sobretudo às competências de compreensão e expressão oral, ao passo que, para o desenvolvimento das componentes de compreensão e expressão escrita, o item ‘apresentação e partilha de informação’ foi aquele que recolheu um índice mais elevado de utilização.In this paper, we present some of the findings of a survey conducted on English language students from Portuguese university and polytechnic institutions in order to find out how certain types of Web 2.0 tools are used to develop written and oral communication skills. This is a quantitative and descriptive study and data was collected through an online survey in the second semester of 2016/2017 and the first semester of 2017/2018 school year. 341 students from 17 institutions responded to the survey. The results show that Web 2.0 tools are mainly used for developing reading skills and not so much for developing speaking skills. As far as web tool types are concerned, ‘video sharing’ tools are primarily associated to listening and speaking skills, whereas “presentation’ tools are mainly associated to reading and writing skills.Universidade de LisboaIC-OnlineChagas, LauraPedro, Neuza2022-09-06T08:41:43Z20182022-09-05T06:06:10Z2018-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7609porChagas, L. & Pedro, N. (2018, 6-8 set.). Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes [Conference paper]. Atas do V Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, Portugalcv-prod-2623658info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:23:24Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:23:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes
title Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes
spellingShingle Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes
Chagas, Laura
Estudantes
Ensino Superior
TIC
Ferramentas web 2.0
Competências de comunicação
Students
Higher education
ICT
Web tools
Communication skills
title_short Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes
title_full Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes
title_fullStr Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes
title_full_unstemmed Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes
title_sort Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes
author Chagas, Laura
author_facet Chagas, Laura
Pedro, Neuza
author_role author
author2 Pedro, Neuza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Laura
Pedro, Neuza
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Ensino Superior
TIC
Ferramentas web 2.0
Competências de comunicação
Students
Higher education
ICT
Web tools
Communication skills
topic Estudantes
Ensino Superior
TIC
Ferramentas web 2.0
Competências de comunicação
Students
Higher education
ICT
Web tools
Communication skills
description Esta comunicação apresenta alguns dos resultados preliminares de um questionário aplicado a estudantes do ensino superior português, a nível universitário e politécnico, com o objetivo de se investigar, neste caso, a forma como certas tipologias de ferramentas Web 2.0 são utilizadas em unidades curriculares de língua inglesa, para desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral e escrita. Tendo por base uma metodologia de teor quantitativo e cariz descritivo, os dados foram recolhidos através de um questionário online em dois períodos diferentes: no segundo semestre de 2016/2017 e no decorrer do primeiro semestre de 2017/2018. Foram inquiridos 341 estudantes, no total, provenientes de 17 instituições diferentes. Os resultados mostram que o índice mais elevado de utilização das ferramentas foi o correspondente à compreensão escrita, enquanto o mais reduzido foi atribuído à expressão oral. Além disso, especificamente em relação às tipologias de ferramentas web, o item ‘partilha de vídeo’ foi associado sobretudo às competências de compreensão e expressão oral, ao passo que, para o desenvolvimento das componentes de compreensão e expressão escrita, o item ‘apresentação e partilha de informação’ foi aquele que recolheu um índice mais elevado de utilização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2022-09-06T08:41:43Z
2022-09-05T06:06:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7609
url http://hdl.handle.net/10400.8/7609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Chagas, L. & Pedro, N. (2018, 6-8 set.). Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes [Conference paper]. Atas do V Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, Portugal
cv-prod-2623658
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547283339673600