Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7609 |
Resumo: | Esta comunicação apresenta alguns dos resultados preliminares de um questionário aplicado a estudantes do ensino superior português, a nível universitário e politécnico, com o objetivo de se investigar, neste caso, a forma como certas tipologias de ferramentas Web 2.0 são utilizadas em unidades curriculares de língua inglesa, para desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral e escrita. Tendo por base uma metodologia de teor quantitativo e cariz descritivo, os dados foram recolhidos através de um questionário online em dois períodos diferentes: no segundo semestre de 2016/2017 e no decorrer do primeiro semestre de 2017/2018. Foram inquiridos 341 estudantes, no total, provenientes de 17 instituições diferentes. Os resultados mostram que o índice mais elevado de utilização das ferramentas foi o correspondente à compreensão escrita, enquanto o mais reduzido foi atribuído à expressão oral. Além disso, especificamente em relação às tipologias de ferramentas web, o item ‘partilha de vídeo’ foi associado sobretudo às competências de compreensão e expressão oral, ao passo que, para o desenvolvimento das componentes de compreensão e expressão escrita, o item ‘apresentação e partilha de informação’ foi aquele que recolheu um índice mais elevado de utilização. |
id |
RCAP_c7dfebf4bc2e9870a862939d7bf40663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7609 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantesEstudantesEnsino SuperiorTICFerramentas web 2.0Competências de comunicaçãoStudentsHigher educationICTWeb toolsCommunication skillsEsta comunicação apresenta alguns dos resultados preliminares de um questionário aplicado a estudantes do ensino superior português, a nível universitário e politécnico, com o objetivo de se investigar, neste caso, a forma como certas tipologias de ferramentas Web 2.0 são utilizadas em unidades curriculares de língua inglesa, para desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral e escrita. Tendo por base uma metodologia de teor quantitativo e cariz descritivo, os dados foram recolhidos através de um questionário online em dois períodos diferentes: no segundo semestre de 2016/2017 e no decorrer do primeiro semestre de 2017/2018. Foram inquiridos 341 estudantes, no total, provenientes de 17 instituições diferentes. Os resultados mostram que o índice mais elevado de utilização das ferramentas foi o correspondente à compreensão escrita, enquanto o mais reduzido foi atribuído à expressão oral. Além disso, especificamente em relação às tipologias de ferramentas web, o item ‘partilha de vídeo’ foi associado sobretudo às competências de compreensão e expressão oral, ao passo que, para o desenvolvimento das componentes de compreensão e expressão escrita, o item ‘apresentação e partilha de informação’ foi aquele que recolheu um índice mais elevado de utilização.In this paper, we present some of the findings of a survey conducted on English language students from Portuguese university and polytechnic institutions in order to find out how certain types of Web 2.0 tools are used to develop written and oral communication skills. This is a quantitative and descriptive study and data was collected through an online survey in the second semester of 2016/2017 and the first semester of 2017/2018 school year. 341 students from 17 institutions responded to the survey. The results show that Web 2.0 tools are mainly used for developing reading skills and not so much for developing speaking skills. As far as web tool types are concerned, ‘video sharing’ tools are primarily associated to listening and speaking skills, whereas “presentation’ tools are mainly associated to reading and writing skills.Universidade de LisboaIC-OnlineChagas, LauraPedro, Neuza2022-09-06T08:41:43Z20182022-09-05T06:06:10Z2018-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7609porChagas, L. & Pedro, N. (2018, 6-8 set.). Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes [Conference paper]. Atas do V Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, Portugalcv-prod-2623658info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:23:24Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:23:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes |
title |
Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes |
spellingShingle |
Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes Chagas, Laura Estudantes Ensino Superior TIC Ferramentas web 2.0 Competências de comunicação Students Higher education ICT Web tools Communication skills |
title_short |
Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes |
title_full |
Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes |
title_fullStr |
Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes |
title_sort |
Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes |
author |
Chagas, Laura |
author_facet |
Chagas, Laura Pedro, Neuza |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Neuza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Laura Pedro, Neuza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes Ensino Superior TIC Ferramentas web 2.0 Competências de comunicação Students Higher education ICT Web tools Communication skills |
topic |
Estudantes Ensino Superior TIC Ferramentas web 2.0 Competências de comunicação Students Higher education ICT Web tools Communication skills |
description |
Esta comunicação apresenta alguns dos resultados preliminares de um questionário aplicado a estudantes do ensino superior português, a nível universitário e politécnico, com o objetivo de se investigar, neste caso, a forma como certas tipologias de ferramentas Web 2.0 são utilizadas em unidades curriculares de língua inglesa, para desenvolvimento de competências de compreensão e expressão oral e escrita. Tendo por base uma metodologia de teor quantitativo e cariz descritivo, os dados foram recolhidos através de um questionário online em dois períodos diferentes: no segundo semestre de 2016/2017 e no decorrer do primeiro semestre de 2017/2018. Foram inquiridos 341 estudantes, no total, provenientes de 17 instituições diferentes. Os resultados mostram que o índice mais elevado de utilização das ferramentas foi o correspondente à compreensão escrita, enquanto o mais reduzido foi atribuído à expressão oral. Além disso, especificamente em relação às tipologias de ferramentas web, o item ‘partilha de vídeo’ foi associado sobretudo às competências de compreensão e expressão oral, ao passo que, para o desenvolvimento das componentes de compreensão e expressão escrita, o item ‘apresentação e partilha de informação’ foi aquele que recolheu um índice mais elevado de utilização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2022-09-06T08:41:43Z 2022-09-05T06:06:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference object |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7609 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Chagas, L. & Pedro, N. (2018, 6-8 set.). Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no Ensino Superior: Perspetiva dos estudantes [Conference paper]. Atas do V Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, Portugal cv-prod-2623658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547283339673600 |