Práticas de literacia familiar, competências linguísticas e desempenho em leitura no primeiro ano de escolaridade
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.1172 |
Resumo: | Pretendemos com este estudo não só analisar de que forma as práticas de literacia familiar e determinadas variáveis linguísticas podem estar relacionadas com o desempenho em leitura como também perceber quais as práticas e/ou variáveis que melhor predizem a sua aprendizagem. Participaram neste estudo 74 crianças a frequentar o 1º ano do Ensino Básico de várias escolas da região de Lisboa. Os dados foram recolhidos no final do 1º período (consciência fonológica, conhecimento das letras, leitura de palavras e Questionário de Práticas de Literacia Familiar) e no final do 3º período (leitura de palavras). Foram analisadas as diferentes práticas de literacia familiar – treino, rotinas e entretenimento – e a sua relação com os resultados de leitura no final do ano. A mesma análise foi realizada para as variáveis linguísticas. Posteriormente, foi realizada uma análise de regressão, tendo como variável dependente a leitura de palavras final e como variáveis independentes as variáveis linguísticas e as práticas de literacia familiar. Os resultados obtidos mostram que as práticas de literacia familiar estão moderadamente relacionadas com a leitura e fortemente relacionadas com as variáveis linguísticas. Os melhores preditores de leitura no final do ano são o conhecimento das letras e a leitura de palavras inicial. |
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Práticas de literacia familiar, competências linguísticas e desempenho em leitura no primeiro ano de escolaridadeLiteracia familiar, Leitura, Competências linguísticas, 1º anoPretendemos com este estudo não só analisar de que forma as práticas de literacia familiar e determinadas variáveis linguísticas podem estar relacionadas com o desempenho em leitura como também perceber quais as práticas e/ou variáveis que melhor predizem a sua aprendizagem. Participaram neste estudo 74 crianças a frequentar o 1º ano do Ensino Básico de várias escolas da região de Lisboa. Os dados foram recolhidos no final do 1º período (consciência fonológica, conhecimento das letras, leitura de palavras e Questionário de Práticas de Literacia Familiar) e no final do 3º período (leitura de palavras). Foram analisadas as diferentes práticas de literacia familiar – treino, rotinas e entretenimento – e a sua relação com os resultados de leitura no final do ano. A mesma análise foi realizada para as variáveis linguísticas. Posteriormente, foi realizada uma análise de regressão, tendo como variável dependente a leitura de palavras final e como variáveis independentes as variáveis linguísticas e as práticas de literacia familiar. Os resultados obtidos mostram que as práticas de literacia familiar estão moderadamente relacionadas com a leitura e fortemente relacionadas com as variáveis linguísticas. Os melhores preditores de leitura no final do ano são o conhecimento das letras e a leitura de palavras inicial.ISPA - Instituto Universitário2017-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1172https://doi.org/10.14417/ap.1172Análise Psicológica; Vol 35, No 1 (2017); 1-12Análise Psicológica; Vol 35, No 1 (2017); 1-121646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1172http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1172/pdfSalvador, LilianaMartins, Margarida Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:04Zoai:ojs.localhost:article/1172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:17.178752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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