Estudos de utilizador para a comunicação e divulgação do Arquivo de Ciência e Tecnologia da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Catarina Prazeres Serrano André
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18202
Resumo: O Arquivo de Ciência e Tecnologia (doravante designado ACT) está integrado na Fundação para a Ciência e a Tecnologia e assegura a conservação, consulta e comunicação da documentação ao órgão e serviços da instituição. Não obstante esta sua condição de prestação de serviço interno, tem também como atribuição: assegurar a inventariação, gestão e preservação do património científico e tecnológico nacional e disponibilizá-lo à comunidade científica e ao público em geral. A partir deste posicionamento, numa perspetiva de otimizar os seus serviços ao público, reconheceu-se a importância de identificar o público-alvo e as suas necessidades informacionais, bem como avaliar a relação que este público tem com o serviço e o que espera do mesmo. No presente trabalho foram revistos conceitos associados à comunicação e difusão de informação em arquivos, assim como conceitos de marketing e de comunicação de marketing. A análise destes princípios e técnicas demonstra que, quando aplicados aos serviços, possibilitam a concretização da função primordial dos arquivos, que é a comunicação. Ainda na esfera da revisão de conceitos, foram contemplados os estudos de utilizador e as suas diferentes metodologias e aplicações ao longo do tempo. Para aferir e demonstrar a sua aplicabilidade na melhoria do acesso aos arquivos – objetivo proposto neste estudo – realizou-se um estudo de utilizador, que abarcou os utilizadores do ACT que realizam consultas presenciais e/ou remotamente, ou seja, através do acesso ao inventário online. Decorridos quatro anos da sua abertura oficial ao público, considerou-se, pois, importante e vantajoso – nomeadamente numa visão de melhoria contínua - avaliar a prestação do Arquivo e, além disso, identificar lacunas que possam ser corrigidas no futuro. Neste contexto, importa sublinhar que o trabalho foi entendido e levado a cabo enquanto um exercício de diagnóstico, considerando-se o mesmo como essencial para o ACT – no caso em análise – ou para qualquer outro serviço ou instituição que se encontre em situação semelhante. Tal como espetável desde o início, os resultados obtidos a partir de um universo necessariamente limitado, tendo em conta a recente abertura do ACT ao público, refletem o trabalho de divulgação que tem sido desenvolvido. Todavia, possibilitou caracterizar os utilizadores, apurar algumas necessidades informacionais e avaliar o serviço a partir das respostas dadas no questionário.
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A partir deste posicionamento, numa perspetiva de otimizar os seus serviços ao público, reconheceu-se a importância de identificar o público-alvo e as suas necessidades informacionais, bem como avaliar a relação que este público tem com o serviço e o que espera do mesmo. No presente trabalho foram revistos conceitos associados à comunicação e difusão de informação em arquivos, assim como conceitos de marketing e de comunicação de marketing. A análise destes princípios e técnicas demonstra que, quando aplicados aos serviços, possibilitam a concretização da função primordial dos arquivos, que é a comunicação. Ainda na esfera da revisão de conceitos, foram contemplados os estudos de utilizador e as suas diferentes metodologias e aplicações ao longo do tempo. Para aferir e demonstrar a sua aplicabilidade na melhoria do acesso aos arquivos – objetivo proposto neste estudo – realizou-se um estudo de utilizador, que abarcou os utilizadores do ACT que realizam consultas presenciais e/ou remotamente, ou seja, através do acesso ao inventário online. Decorridos quatro anos da sua abertura oficial ao público, considerou-se, pois, importante e vantajoso – nomeadamente numa visão de melhoria contínua - avaliar a prestação do Arquivo e, além disso, identificar lacunas que possam ser corrigidas no futuro. Neste contexto, importa sublinhar que o trabalho foi entendido e levado a cabo enquanto um exercício de diagnóstico, considerando-se o mesmo como essencial para o ACT – no caso em análise – ou para qualquer outro serviço ou instituição que se encontre em situação semelhante. Tal como espetável desde o início, os resultados obtidos a partir de um universo necessariamente limitado, tendo em conta a recente abertura do ACT ao público, refletem o trabalho de divulgação que tem sido desenvolvido. Todavia, possibilitou caracterizar os utilizadores, apurar algumas necessidades informacionais e avaliar o serviço a partir das respostas dadas no questionário.The Science and Technology Archives (STA) ensure the conservation, queries and relay of all documentation to all service departments of its parent institution, the Science and Technology Foundation. Despite the duty to provide information within the institution, it also ensures and provides inventory, management and preservation services of the entire scientific and technological national heritage to the scientific community and the public in general. From a perspective of optimizing the services to the public, it was important to identify the target users and their informational needs, in addition to assessing these users relation and expectations with the service provided. In the following work archival communication and diffused information concepts were reviewed, as well as marketing and communication concepts. The analysis and application of these concepts when applied can foster the archive’s fundamental function, which is to communicate. Still within the scope of reviewing concepts, user studies and its different methodologies and applications over time were also addressed. In order to assess and demonstrate its applicability in improving the access to the archives, a user study was made using STA in person and at a distance/online users. Since its official inauguration four years ago, it was considered important and convenient, from a continuing improvement approach, to evaluate the Archive’s customer service, as well as identify flaws that could be fixed in the future. In this context, it is important to highlight that this work was understood to be an exercise of diagnosis, considering it essential for STA, as well as for other similar institutions. The results obtained from a limited population, taking into account the recent opening of the STA to the public, illustrates the promotional work that has been developed. Nevertheless, it allowed for user profile identification, needs and assessment of the service through a survey.Fernandes, Paulo JorgeCanas, AnaRUNCândido, Catarina Prazeres Serrano André2019-01-25T01:30:15Z2016-01-252016-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18202TID:201023164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:00Zoai:run.unl.pt:10362/18202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:34.381305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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