Concepções e práticas avaliativas dos professores do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Belém-Pará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20778 |
Resumo: | O presente estudo investigativo buscou conhecer as concepções dos professores sobre avaliação das aprendizagens e de identificar as práticas avaliativas vividas em sala por professores e alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Secretaria Estadual de Educação do Município de Belém, Pará, Brasil. O entrecruzamento dos dados foi posteriormente feito de modo a refletir sobre o que foi falado nas entrevistas e o vivido realmente em sala de aula pelas 3 professoras participantes desta pesquisa. Entendemos que as concepções dos professores sobre avaliação da aprendizagem é um caminho que se liga às propostas metodológicas da prática pedagógica. Para ser realizado esse estudo optamos por uma pesquisa qualitativa considerada mista de estudo de caso com características etnográficas que utilizou como técnicas a entrevista e a observação não participante em sala de aula. Utilizamos o campo conceitual através dos autores que fazem abordagem para a proposta formativa da avaliação da aprendizagem, os quais compreendem que a avaliação faz parte do processo da aprendizagem dos alunos e que a partir das avaliações se construam intervenções, metodologias diferenciadas e estratégias didáticas para promover o desenvolvimento e a participação dos alunos. Verificamos a coexistência de concepções contraditórias relacionadas às concepções das professoras. Algumas professoras usam as avaliações somente como verificação do aprendizado dos alunos, em simultâneo outras professoras com discursos mais democráticos e inclusivos pautados em uma concepção mais formativa na forma de conceber a avaliação compreendendo o professor como mediador das aprendizagens dos alunos. Constatamos que as professoras colocam como desafios o ato de construir atividades diversificadas e se ressentem das turmas serem tão heterogêneas, o que resulta em dificuldade em desenvolver a prática pedagógica. Por fim, a reflexão a partir da investigação indica a necessidade da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC em promover formação continuada para as professoras que auxiliem na compreensão sobre avaliação das aprendizagens dos alunos que entram na escola aos seis anos no Ensino Fundamental tendo em vista a complexidade da sala de aula e os desafios inerentes à docência; ABSTRACT: Conceptions and evaluative practices of elementary school teachers of a state public school in Belém - Pará. This investigative study aimed to know the conceptions of teachers about learning assessment and identify experienced assessment practices in the classroom by teachers and students of the first year of elementary school in a public school of the State Department of Education of the City of Pará State Bethlehem . the crossing of the data was later to reflect on what was said in the interviews and actually lived in the classroom by teachers three participants of this research. We understand that teachers' conceptions of learning assessment is a path that connects the methodological proposals of pedagogical practice. To be carried out this study we chose a qualitative research considered case study mixed with ethnographic characteristics that used techniques like the interview and non participant observation in the classroom. We use the conceptual field by authors who do approach to the formative proposal of assessment of learning, by proposing that the assessment is part of the learning process of students and from evaluations to build intervention, different methodologies and teaching strategies to promote development and participation of students. We verify the coexistence of contradictory conceptions related to the conceptions of the teachers, some teachers use assessments only as verification of student learning at the same time other teachers with more democratic and inclusive discourses guided by a more evolved design in the form of conceiving the evaluation comprising the teacher as mediator of student learning. We found that teachers pose as challenges the act of building diversified activities, and resent the rooms are so heterogeneous, resulting in difficulty in developing the pedagogical practice. Finally, the reflection from the research indicates the need for SEDUC to promote continuing education for teachers to assist in the understanding of learning assessment of students who enter school at six years in elementary school in view of the complexity of the classroom and the challenges of teaching. |
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Entendemos que as concepções dos professores sobre avaliação da aprendizagem é um caminho que se liga às propostas metodológicas da prática pedagógica. Para ser realizado esse estudo optamos por uma pesquisa qualitativa considerada mista de estudo de caso com características etnográficas que utilizou como técnicas a entrevista e a observação não participante em sala de aula. Utilizamos o campo conceitual através dos autores que fazem abordagem para a proposta formativa da avaliação da aprendizagem, os quais compreendem que a avaliação faz parte do processo da aprendizagem dos alunos e que a partir das avaliações se construam intervenções, metodologias diferenciadas e estratégias didáticas para promover o desenvolvimento e a participação dos alunos. Verificamos a coexistência de concepções contraditórias relacionadas às concepções das professoras. 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Por fim, a reflexão a partir da investigação indica a necessidade da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC em promover formação continuada para as professoras que auxiliem na compreensão sobre avaliação das aprendizagens dos alunos que entram na escola aos seis anos no Ensino Fundamental tendo em vista a complexidade da sala de aula e os desafios inerentes à docência; ABSTRACT: Conceptions and evaluative practices of elementary school teachers of a state public school in Belém - Pará. This investigative study aimed to know the conceptions of teachers about learning assessment and identify experienced assessment practices in the classroom by teachers and students of the first year of elementary school in a public school of the State Department of Education of the City of Pará State Bethlehem . the crossing of the data was later to reflect on what was said in the interviews and actually lived in the classroom by teachers three participants of this research. 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We verify the coexistence of contradictory conceptions related to the conceptions of the teachers, some teachers use assessments only as verification of student learning at the same time other teachers with more democratic and inclusive discourses guided by a more evolved design in the form of conceiving the evaluation comprising the teacher as mediator of student learning. We found that teachers pose as challenges the act of building diversified activities, and resent the rooms are so heterogeneous, resulting in difficulty in developing the pedagogical practice. Finally, the reflection from the research indicates the need for SEDUC to promote continuing education for teachers to assist in the understanding of learning assessment of students who enter school at six years in elementary school in view of the complexity of the classroom and the challenges of teaching.Universidade de Évora2017-03-03T16:33:30Z2017-03-032017-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20778http://hdl.handle.net/10174/20778TID:201616033porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoivetebelem@folha.com.br229Silveira, Ivete Sousa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:10.041089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo investigativo buscou conhecer as concepções dos professores sobre avaliação das aprendizagens e de identificar as práticas avaliativas vividas em sala por professores e alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Secretaria Estadual de Educação do Município de Belém, Pará, Brasil. O entrecruzamento dos dados foi posteriormente feito de modo a refletir sobre o que foi falado nas entrevistas e o vivido realmente em sala de aula pelas 3 professoras participantes desta pesquisa. Entendemos que as concepções dos professores sobre avaliação da aprendizagem é um caminho que se liga às propostas metodológicas da prática pedagógica. Para ser realizado esse estudo optamos por uma pesquisa qualitativa considerada mista de estudo de caso com características etnográficas que utilizou como técnicas a entrevista e a observação não participante em sala de aula. Utilizamos o campo conceitual através dos autores que fazem abordagem para a proposta formativa da avaliação da aprendizagem, os quais compreendem que a avaliação faz parte do processo da aprendizagem dos alunos e que a partir das avaliações se construam intervenções, metodologias diferenciadas e estratégias didáticas para promover o desenvolvimento e a participação dos alunos. Verificamos a coexistência de concepções contraditórias relacionadas às concepções das professoras. Algumas professoras usam as avaliações somente como verificação do aprendizado dos alunos, em simultâneo outras professoras com discursos mais democráticos e inclusivos pautados em uma concepção mais formativa na forma de conceber a avaliação compreendendo o professor como mediador das aprendizagens dos alunos. Constatamos que as professoras colocam como desafios o ato de construir atividades diversificadas e se ressentem das turmas serem tão heterogêneas, o que resulta em dificuldade em desenvolver a prática pedagógica. Por fim, a reflexão a partir da investigação indica a necessidade da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC em promover formação continuada para as professoras que auxiliem na compreensão sobre avaliação das aprendizagens dos alunos que entram na escola aos seis anos no Ensino Fundamental tendo em vista a complexidade da sala de aula e os desafios inerentes à docência; ABSTRACT: Conceptions and evaluative practices of elementary school teachers of a state public school in Belém - Pará. This investigative study aimed to know the conceptions of teachers about learning assessment and identify experienced assessment practices in the classroom by teachers and students of the first year of elementary school in a public school of the State Department of Education of the City of Pará State Bethlehem . the crossing of the data was later to reflect on what was said in the interviews and actually lived in the classroom by teachers three participants of this research. We understand that teachers' conceptions of learning assessment is a path that connects the methodological proposals of pedagogical practice. To be carried out this study we chose a qualitative research considered case study mixed with ethnographic characteristics that used techniques like the interview and non participant observation in the classroom. We use the conceptual field by authors who do approach to the formative proposal of assessment of learning, by proposing that the assessment is part of the learning process of students and from evaluations to build intervention, different methodologies and teaching strategies to promote development and participation of students. We verify the coexistence of contradictory conceptions related to the conceptions of the teachers, some teachers use assessments only as verification of student learning at the same time other teachers with more democratic and inclusive discourses guided by a more evolved design in the form of conceiving the evaluation comprising the teacher as mediator of student learning. We found that teachers pose as challenges the act of building diversified activities, and resent the rooms are so heterogeneous, resulting in difficulty in developing the pedagogical practice. Finally, the reflection from the research indicates the need for SEDUC to promote continuing education for teachers to assist in the understanding of learning assessment of students who enter school at six years in elementary school in view of the complexity of the classroom and the challenges of teaching. |
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