O Domínio do Ensaio no Cinema: A cinescrita de Agnès Varda e a fala ao lado de Trinh T. Minh-ha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júlia Vilhena
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.894
Resumo: Este artigo procura fomentar uma reflexão acerca do formato do filme-ensaio, enfocando alguns de seus gestos, tais como o imbricamento de forma e conteúdo, imagem e pensamento, domínios pessoal e político, assim como a marca da autorreflexividade na tessitura dos filmes. Partindo da análise de L’Opéra-Mouffe (1958) e de Daguerréotypes (1975), da cineasta francesa Agnès Varda, discutiremos o gesto de uma escrita para além de si, presente em sua cinescrita. A partir do pensamento da cineasta vietnamita Trinh T. Minh-ha e de sua obra Reassemblage (1982), veremos como sua enunciação propõe um engajamento com a imagem através de um olhar descolonizado e um modo de representação relacional que ela define como uma fala “ao lado” (speak nearby). Através desses dois gestos propostos pelas cineastas, faremos uma aproximação do filme-ensaio ao campo do cinema etnográfico, enfocando as potencialidades estéticas e narrativas dessas duas escritas audiovisuais.
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spelling O Domínio do Ensaio no Cinema: A cinescrita de Agnès Varda e a fala ao lado de Trinh T. Minh-haGestures of the Essay Film: Agnès Varda’s Cinécriture and Trinh T. Minh-ha’s Speak NearbyFilm-essayethnographic cinemacinécriturespeak nearbynon-fictionFilme-ensaiocinema etnográficocinescritafalar ao ladonão-ficçãoEste artigo procura fomentar uma reflexão acerca do formato do filme-ensaio, enfocando alguns de seus gestos, tais como o imbricamento de forma e conteúdo, imagem e pensamento, domínios pessoal e político, assim como a marca da autorreflexividade na tessitura dos filmes. Partindo da análise de L’Opéra-Mouffe (1958) e de Daguerréotypes (1975), da cineasta francesa Agnès Varda, discutiremos o gesto de uma escrita para além de si, presente em sua cinescrita. A partir do pensamento da cineasta vietnamita Trinh T. Minh-ha e de sua obra Reassemblage (1982), veremos como sua enunciação propõe um engajamento com a imagem através de um olhar descolonizado e um modo de representação relacional que ela define como uma fala “ao lado” (speak nearby). Através desses dois gestos propostos pelas cineastas, faremos uma aproximação do filme-ensaio ao campo do cinema etnográfico, enfocando as potencialidades estéticas e narrativas dessas duas escritas audiovisuais.This article seeks to promote a reflection on the format of the essay-film, focusing on some of its gestures, such as the intertwining of form and content, image and thought, personal and political domains, as well as the traces of self-reflexivity in the fabric of the films. Starting from the analysis of L’Opéra-Mouffe (1958) and Daguerréotypes (1975) by French filmmaker Agnès Varda, we will discuss the gesture of a ‘writing beyond oneself’, present in her cinécriture. Based on the thinking of the Vietnamese filmmaker Trinh T. Minh-ha and her work Reassemblage (1982), we will see how her enunciation proposes an engagement with the image through a decolonized look and a way of relational representation, which she defines as ‘speak nearby’. Through these two gestures proposed by the filmmakers, we will bring the essay film closer to the ethnographic film, focusing on the aesthetic and narrative potential of these two audiovisual writings.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.894https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.894Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 2 (2022): Cinema and anthropology; 217-239Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 2 (2022): Cinema e antropologia; 217-2392183-175010.14591/aniki.v9n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/894http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/894/491Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúlia Vilhena2024-01-26T02:03:32Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:24.731048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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