A pedra e a madeira do tradicional ao contemporâneo: Centro de Formação em Lamas de Mouro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Mafalda Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3187
Resumo: Dissertação de mestrado em Arquitectura.
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spelling A pedra e a madeira do tradicional ao contemporâneo: Centro de Formação em Lamas de MouroArquitecturaArquitectura vernacularArquitectura contemporâneaMateriais de construçãoPedraMadeiraDissertação de mestrado em Arquitectura.Exame público realizado em 06 de Fevereiro de 2014.A descaracterização do mundo rural em geral e da região do Minho em particular, fez emergir a necessidade de investigar de que forma se pode projetar e materializar nestes territórios preservando a harmonia do lugar e o respeito pela paisagem. Entende-se que este equilíbrio deriva da combinação de vários fatores, nomeadamente do conjunto de cores e texturas resultante dos materiais escolhidos e utilizados na construção em cada região. No Minho, os materiais mais utilizados são a pedra e a madeira. Compreendeu-se o valor destes materiais na arquitetura tradicional, recuperando os ensinamentos vernaculares e populares, transportando-os para a contemporaneidade, permitindo assim ensaiar um Centro de Formação em Lamas de Mouro, Melgaço. Para tal, tornou-se necessário proceder a uma investigação sobre os materiais enquanto elementos orgânicos e possuidores de características técnicas e estéticas únicas, direcionando essa análise para a importância da identidade de cada local. Identificou-se a revolução industrial como um momento de mudança, de novos valores, de novos materiais, louvando os arquitetos, que no auge da euforia da modernidade, lutaram pelo respeito e preservação do lugar, baseando o seu trabalho na verdade dos materiais. Posteriormente, procurou-se expor o uso atual da pedra e da madeira na ruralidade através de um discurso teórico e prático, recorrendo a doutrinas e projetos de arquitetos contemporâneos. Os materiais locais são determinantes na caracterização e identificação do território. Percebeu-se então que o conhecimento ancestral aliado ao conhecimento contemporâneo é a solução para se intervir no meio de forma responsável, preservando o ambiente, a cultura e o lugar. A criação de um centro de formação surgiu nesse sentido, de formar a sensibilizar quem pretende intervir no meio rural.The mischaracterization of the rural world in general and of the Minho region in particular, gave rise to the need to investigate how we can design and materialize these territories preserving the harmony of the place and respect for the landscape. It is understood that this balance is derived from the combination of several factors, including the number of colors and textures resulting from the chosen materials used in construction and in each region. Minho, the most used materials are stone and wood. Understood the value of these materials in traditional architecture, retrieving the vernacular and popular teachings, transporting them to the contemporary world, thus testing a school for Lamas de Mouro, Melgaço. To this end, it became necessary to carry out an investigation on the materials as organic elements and possessing unique technical and aesthetic characteristics, directing this analysis to the importance of the identity of each location. Identified the industrial revolution as a mornent of change, new values, new materiaIs, praising the architects, who at the height of the euphoria of rnodernity, fought for respect and preservation of the place, basing his work on truth to materials. Subsequently, we tried to expose the current use of stone and wood in rurality through theoretical and practical discourse, drawing on doctrines and designs of contemporary architects. Local materiaIs are critical in the characterization and identification of the territory. Then realized that the ancient knowledge combined with contemporary knowledge is the solution to intervene in the middle responsibly, preserving the environrnent, culture and place. The creation of a school in this direction carne in the form sensitize who intends to intervene in the countryside.2017-04-12T09:54:24Z2017-04-122014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3187http://hdl.handle.net/11067/3187TID:201870355porMonteiro, Mafalda Santosinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:58Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:51.512758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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