Gestão da Frota de viaturas administrativas do Exército: o período de vida económico-útil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7028 |
Resumo: | Devido à grave crise económica em que nos encontramos e à escassez dos recursos, o Exército, tal como as outras organizações, vê-se obrigado a uma criteriosa gestão das verbas disponibilizadas para o cumprimento da missão. Assim, o desenvolvimento de novas ferramentas, que o auxiliem na gestão dos recursos e que permitam uma redução dos custos existentes, tornou-se uma tarefa fulcral. É nesse contexto que este Trabalho de Investigação Aplicada é realizado, subordinado ao tema: “Gestão da frota de viaturas administrativas do Exército: o período de vida económico-útil”. A realização de este trabalho tem como objectivo determinar a idade a partir da qual é mais vantajoso adquirir novas viaturas em detrimento de manter as existentes e os inerentes custos de manutenção a elas associados. Este cálculo é deveras importante, uma vez que a maioria dos cadastros das viaturas apresenta custos de manutenção que ultrapassam o seu valor patrimonial. Este trabalho divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira parte efectuou-se um enquadramento teórico abordando: a Função Movimentos e Transporte, a Função Manutenção e o cálculo do ponto de ruptura. A segunda parte reporta-se ao trabalho de campo, análise e discussão dos resultados e, por fim, às conclusões e recomendações. A metodologia da parte teórica baseia-se na análise documental existente, enquanto na parte prática recorreu-se à realização de entrevistas, inquéritos e a alguma análise documental. Com a realização desta investigação, conclui-se que não é possível a implementação do critério de vida económico-útil apenas com base no cálculo do ponto de ruptura. Adicionalmente, será necessário dispor de outros dados que permitam ter um conhecimento preciso do estado das viaturas, uma vez que, dependendo do perfil de utilização, poderão apresentar diferentes graus de desgaste. Deste modo, propõe-se o desenvolvimento de uma aplicação de Gestão de Frotas, que considere os aspectos relativos à Manutenção, ao ciclo de vida das viaturas e à rotatividade das respectivas viaturas. |
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Gestão da Frota de viaturas administrativas do Exército: o período de vida económico-útilViaturas AdministrativasPonto de RupturaManutençãoCusto e Gestão de frotasDevido à grave crise económica em que nos encontramos e à escassez dos recursos, o Exército, tal como as outras organizações, vê-se obrigado a uma criteriosa gestão das verbas disponibilizadas para o cumprimento da missão. Assim, o desenvolvimento de novas ferramentas, que o auxiliem na gestão dos recursos e que permitam uma redução dos custos existentes, tornou-se uma tarefa fulcral. É nesse contexto que este Trabalho de Investigação Aplicada é realizado, subordinado ao tema: “Gestão da frota de viaturas administrativas do Exército: o período de vida económico-útil”. A realização de este trabalho tem como objectivo determinar a idade a partir da qual é mais vantajoso adquirir novas viaturas em detrimento de manter as existentes e os inerentes custos de manutenção a elas associados. Este cálculo é deveras importante, uma vez que a maioria dos cadastros das viaturas apresenta custos de manutenção que ultrapassam o seu valor patrimonial. Este trabalho divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira parte efectuou-se um enquadramento teórico abordando: a Função Movimentos e Transporte, a Função Manutenção e o cálculo do ponto de ruptura. A segunda parte reporta-se ao trabalho de campo, análise e discussão dos resultados e, por fim, às conclusões e recomendações. A metodologia da parte teórica baseia-se na análise documental existente, enquanto na parte prática recorreu-se à realização de entrevistas, inquéritos e a alguma análise documental. Com a realização desta investigação, conclui-se que não é possível a implementação do critério de vida económico-útil apenas com base no cálculo do ponto de ruptura. Adicionalmente, será necessário dispor de outros dados que permitam ter um conhecimento preciso do estado das viaturas, uma vez que, dependendo do perfil de utilização, poderão apresentar diferentes graus de desgaste. Deste modo, propõe-se o desenvolvimento de uma aplicação de Gestão de Frotas, que considere os aspectos relativos à Manutenção, ao ciclo de vida das viaturas e à rotatividade das respectivas viaturas.Abstract Due to the severe economic crisis we are in and thescarcity of resources, the Army, like any other organization, is forced to a careful management of funds available to accomplish its mission. Therefore, the development of new methods of resource management enabling a reduction of the existing costs has become a key task. It is in that context that this applied research is carried out and that is subordinated to the theme: “Management of the administrative vehicle fleet of the Army: the lifetime economic and useful period”. This work aims to determinate the age at which it is more advantageous to purchase new vehicles rather than maintaining the existing ones and the related maintenance costs associated with them. This calculation is very important since the majority of the vehicles’ registrations present maintenance costs that exceedthe value of assets. This work is divided in two fundamental parts. In the first part a theoretical framework was carried out addressing: the Transport Function, the Maintenance Function and the calculation of the break even point. The second part refers to field work, analysis and discussion of results and, finally the conclusions and recommendations. The methodology of the theoretical analysis is based on the existing document, while the field work consisted of conducting interviews, surveys and some documentary analysis. With the conclusion of this research, it was foundthat it is not possible to implement the criteria of lifetime economic and useful periodthrough the calculation of the break even point. Additionally, other data will be needed enabling a precise knowledge of the vehicles’ state, once it depends on the usage profile, the vehicles may have different degrees of wear. Thus, the development of a fleet management application is proposed that takes into account the maintenance, the vehicles’ life cycle and that allows for its rotation.Academia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumTorre, Sílvia2014-11-13T16:14:51Z2011-08-01T00:00:00Z2011-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:54:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:41.083998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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